Decathlon – Atari 2600


Decathlon do Atari 2600 é frequentemente lembrado como o jogo que mais quebrou joysticks na história desse console :). O jogo, lançado pela Activision em 1983, foi um dos mais populares jogos de esportes no Atari 2600. Em todas as modalidades a mecânica do jogo consiste em movimentar o joystick repetidamente para esquerda e para a direita para movimentar o personagem o mais rápido possível, e em várias delas é preciso pressionar o botão no momento mais adequado para saltar um obstáculo, lançar um disco, soltar a vara, etc.

A competição acontece com 1 até 8 jogadores, que vão se alternando em um único controle. São dez esportes olímpicos: 100 metros rasos, salto em comprimento, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, e por fim uma corrida de 1500 metros.

Decathlon - Atari 2600

Decathlon – Atari 2600

Nos EUA a Activision dava patches bacanas representando bronze, prata e ouro para quem conseguia fazer 8.000, 9.000 ou 10.000 pontos, respectivamente. Estes eram os equivalentes dos troféus digitais de hoje, mas convenhamos que era muito mais bacana. Era preciso tirar uma foto da tela mostrando o feito e enviá-la para a Activision, por correio claro, e-mail apesar de já existir não era algo ao alcance de todos. A Activision então enviava o patch para o jogador, também por correio naturalmente, junto com uma carta de reconhecimento, às vezes personalizada. A maioria dos jogos da Activision tiveram esses patches. Na foto abaixo temos os três do Decathlon, que peguei na AtariAge:

Batch de "Bronze" do Decathlon da Activision

Batch de “Bronze” do Decathlon da Activision

Batch de "Prata" do Decathlon da Activision

Batch de “Prata” do Decathlon da Activision

Batch de "Ouro" do Decathlon da Activision

Batch de “Ouro” do Decathlon da Activision

No Brasil infelizmente não tivemos patches. Na verdade só conheci o Decathlon em 1987 quando ganhei meu Atari 2600. Foi um dos primeiros jogos que joguei, emprestado nem me lembro mais de quem. Só lembro que o cartucho era da Polyvox. Levou um tempinho até eu deduzir o que precisava ser feito para o jogador se movimentar na tela sem manual. Mas depois a diversão foi garantida por um bom tempo, na competição com os colegas. Pelo que me lembro, nunca cheguei a ter o cartucho, mas sempre foi um de meus preferidos.

Gravei um videozinho mostrando o Decathlon, jogando no console original com o joystick original (mas não quebrei ele não!), exatamente como era na minha infância. Cheguei nos 7.648 pontos. Nada mal para uma primeira partida depois de tantos anos. Não me lembro de quantos pontos eu cheguei a fazer na infância, mas desconfio que pelo menos um desses patchezinhos eu merecia. Talvez os três. Algum leitor camarada poderia comprar um desses lá no eBay e me enviar. 🙂

Para fechar, eis alguns dos itens que foram utilizados para fazer a gravação do gameplay do Decathlon, e que já foram mostrados aqui no Skooter Blog:

  1. Elgato – Game Capture HD60
  2. Atari 2600 VCS dos EUA com S-Video, Vídeo Composto, Áudio Estéreo e Pausa
  3. Framemeister XRGB Mini
  4. Harmony Cartridge
  5. Joystick CX40
0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/06/30/decathlon-atari-2600/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox