Super Futebol / Great Soccer / World Soccer – Master System


Sempre gostei de esportes e jogos de esportes nos videogames, dentre eles o futebol. Se por um lado, jogos clássicos de plataforma como Sonic e Mario são e sempre serão lembrados, o mesmo não se pode dizer dos jogos de esporte. Cada nova versão de Fifa ou PES deixa a versão anterior imediatamente obsoleta. Todos querem jogar com a última versão, ainda que os avanços não sejam muitos. E é assim que os jogos de esportes dos consoles antigos acabam sendo esquecidos e raramente figuram nas listas dos “Top 10” e afins que estão sempre aparecendo.

Mas eu farei a minha parte para manter viva a memória dos antigos jogos de esporte! 🙂 Começarei com o primeiro jogo de futebol que joguei em consoles de terceira geração, mais precisamente no  Master System: o Super Futebol, como foi lançado no Brasil pela Tec Toy. Não, não é um grande jogo, era bem limitado até mesmo para o Master System, mas me diverti bastante com eles. As partidas com os amigos eram sempre bem disputadas, tal qual são as de Fifa hoje em dia. E considere que antes disso a gente se divertia com o Pele’s Soccer no Atari 2600, então o avanço até que era bem grande.

Como mencionei, a Tec Toy lançou o jogo como Super Futebol, cuja capa eu acabei de encontrar neste artigo do Game Sênior e reproduzo abaixo. Sempre achei bacana esse estilo único de capa da Sega no Master System. Muito antes de ter um Master System eu me lembro de ficar admirando as caixinhas na vitrine fechada quando ia nas Lojas Americanas.

Encarte do Super Futebol - Master System

Encarte do Super Futebol – Master System

Na tela inicial do jogo o nome que aparecia, com o console da Tec Toy, era Great Soccer, que é o nome do jogo nos EUA. Hoje sei que em consoles europeus e japoneses ele se apresentava como World Soccer, que é como ele foi chamado na Europa e no Japão. Parece confuso? Realmente é :). Mas tentarei explicar. O fato é que no Japão e na Europa a Sega já havia lançado um jogo com o nome de Great Soccer anteriormente. O Master System tinha uma série de jogos de esporte iniciando com “Great”. Como a série Great já tinha um futebol, a Sega acabou chamando o novo jogo de World Soccer no Japão e na Europa. Mas nos EUA o Great Soccer japonês/europeu nem chegou a ser lançado. Ficariam os americanos sem um futebol na série Great? Ah não, vamos chamar o World Soccer de Great Soccer nos EUA e fica tudo resolvido. E foi isso que a Sega fez.

Note que a mesma ROM foi lançada nos três continentes, o que o jogo faz é verificar se está em um console americano, japonês ou europeu e então mostrar o título apropriado. O Master System da Tec Toy identifica-se tal qual um Master System americano e, portanto, o nome na tela aparece como Great Soccer. A Tec Toy também nunca lançou o Great Soccer europeu/japonês, portanto não houve nenhuma confusão à época.

Super Futebol - Master System

Super Futebol – Master System

O Super Futebol / Great Soccer / World Soccer tinha apenas 8 seleções: Argentina, Alemanha Ocidental, França, Brasil, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos e Japão. Ao selecionar um time ouvimos uma boa parte de seu hino. Não há campeonatos nem nada parecido, só mesmo o equivalente ao “amistoso” nos jogos de hoje. Mesmo jogando contra a CPU o que fazemos é apenas selecionar o nosso time e o adversário. Poderiam ter colocado pelo menos um modo campeonato onde pudêssemos jogar com os 7 adversários em sequência e terminar o jogo. Uma pena.

As seleções no Super Futebol - Master System

As seleções no Super Futebol – Master System

A mecânica do jogo não é das melhores, os jogadores andam aos tranquinhos, dão carrinho automaticamente quando chegam perto do adversário com a bola. O jogador com uma setinha é o que estamos controlando. Quando de posse da bola, um botão serve para passar a bola para um companheiro, que é sempre o que estiver com a seta gorda apontando para ele, não há como escolher. O outro botão chuta para o gol, ou para a frente. Chutes de bicicleta são constantes. Também controlamos o goleiro, então quando estamos na defesa as vezes temos de escolher entre tentar roubar a bola com o zagueiro ou se preparar para defender um chute com o goleiro. O goleiro não pula e não se movimenta muito rápido, então é bom se posicionar bem. Na hora do chute ao gol também aparece uma setinha que indica onde vamos chutar a bola.

Super Futebol - Master System

Super Futebol – Master System

A disputa de pênaltis acontece quando o jogo termina empatado, mas também pode ser selecionada para uma disputa isolada. Para o cobrador, basta escolher uma posição no direcional e chutar, o outro botão define se o chute é mais para o centro ou para os cantos. Nos pênaltis o goleiro pula. É possível já segurar o direcional e botões para pular junto com o chute tentando adivinhar o canto, ou esperar o chute e pular depois. Esperando para pular fica impossível pegar as bolas nos cantos e ângulo, mas se o jogador chutar próximo do meio dá para pular depois e pegar. Adivinhando exatamente a posição é possível pegar qualquer bola. Com dois jogadores, esconder o controle do adversário na hora das cobranças é fundamental.

super-futebol-penaltis

E para fechar, como de costume, deixo aqui o meu video de retorno ao Super Futebol, já sem minhas habilidades de infância, só perdi. 🙁 Também como de costume, o vídeo é gravado com hardware real (sem emulação) e os screenshots desse artigo também foram tirados dele.

Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 43 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/10/22/super-futebol-great-soccer-world-soccer-master-system/

Inscrever
Notificar sobre
guest

5 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Thailon

Lembrei do Sega Soccer do mega drive. O único jogo de futebol que realmente joguei. Pois, era um dos games do cartucho de 10 jogos que acompanhava o aparelho.

[…] Super Futebol / Great Soccer / World Soccer – Master System […]

Hian

Muito legal!!!! Nossa esse jogo até hoje é especial pra mim, eu queria que existisse tipo um club, ou qualquer coisa que reunisse outras pessoas como eu para poder compartilhar a mesma ideia.

Hian Reis

[…] Eu digo que o mais importante é ser divertido. Se não fosse pela diversão, o que seria do Super Futebol no Master System? Ou do Super Formation Soccer no Super Nintendo? Eles estão longe de serem simuladores de futebol, […]

5
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox