Primeira Carta da Tec Toy – 22 de Outubro de 1991


Dando continuidade aos artigos sobre o Master Club, trago aqui digitalizada a resposta da primeira carta que enviei à Tec Toy. Note que não tenho mais a carta que enviei à eles para receber tal resposta, pois em 1991 eu ainda não tinha computador nem máquina de escrever, então essa carta que enviei deve ter sido redigida a mão. Portanto, não tenho mais cópia dela. Mas pela resposta da Tec Toy podemos deduzir que eu pedi as dicas e truques do jogo Alex Kidd in Miracle World, jogo que veio na memória do meu Master System II, e também pedi para enviarem dicas e truques de outros jogos, sem especificar quais, afinal de contas eu não tinha outros jogos, além do Jogos de Verão (California Games), e poderia direcionar minhas locações conforme as dicas que recebia.

A Tec Toy me respondeu em 22 de outubro de 1991 e anexou as dicas e truques do jogo Alex Kidd in Miracle World, os quais eu mostrarei em outra ocasião.

Carta da Tec Toy redigida em 22 de Outubro de 1991 em resposta à minha primeira carta à eles

Carta da Tec Toy redigida em 22 de Outubro de 1991 em resposta à minha primeira carta à eles

Na dúvida em como preservar os jornaizinhos, cartas e demais documentos fiz um primeiro experimento com o Adobe Acrobat DC, digitalizando em 600 dpi a partir do scanner da Multifuncional HP Officejet Pro 8600 Plus. O Acrobat DC me permite usar o driver TWAIN para digitalizar, ao contrário do que acontece no Adobe Photoshop CC 2015.

O Adobe Acrobat DC já faz o OCR do conteúdo, o que pode me ajudar a indexá-lo para pesquisar e encontrar facilmente no futuro. Além disso, o PDF já é um formato bastante consolidado que tende a não desparecer tão facilmente no futuro. O arquivo desta primeira carta ficou com 6,61MB no PDF, então não será possível disponibilizar tais arquivos aqui por conta do limite de espaço no servidor do Skooter Blog. Não pretendo hospedar arquivos externamente pois isso sempre acaba terminando em serviços que são descontinuados e links quebrados. Também exportei para um JPEG em boa qualidade e acabei com um arquivo de 3,38MB, também inviável para o blog, mas cuja versão reduzida, com apenas 67KB, é a que estou colocando neste artigo, visto que arquivos JPG costumam ser preferíveis em navegadores, já que podem ser colocados diretamente na página do artigo, sem grandes firulas. Muita gente odeia abrir um link e descobrir que é um pesado PDF, o que até originou os avisos de “Cuidado, PDF” nos artigos do Cardoso.

O formato PDF também vai ser útil para os jornaizinhos, que tem várias páginas, pois assim fica tudo organizado em um único arquivo, o que não aconteceria com o JPEG, a menos que eu utilizasse formatos como o CDZ e o CDR, que nada mais são do que uma série de arquivos JPEG dentro de um único arquivo ZIP ou RAR, respectivamente. Porém leitores CDZ e CDR não costumam ser nativos, e PDF já tem leitor nativo no Windows 10 e vários outros sistemas operacionais.

Assim sendo, pretendo continuar fazendo esse esquema, digitalizando para PDF em 600 dpi e exportando para um JPG menor aqui para o Skooter Blog. Mas aceito sugestões de formas melhores de proceder. Deixe nos comentários.

Para finalizar, o conteúdo da carta em texto (graças ao OCR) para facilitar a indexação do Google, do Bing, do Baidu, e do restante da turminha do barulho, permitindo que outras pessoas eventualmente encontrem esses conteúdos.

São Paulo, 22 de outubro de 1991.
[Removido]
Estamos lhe enviando conforme solicitado, as dicas do jogo Alex Kidd in Miracle Word.
Para enviarmos “truques” de outros jogos, precisamos saber de quais você necessita.
Um abraço
Centro de Atendimento ao Consumidor
TEC-TOY INDÚSTRIA DE BRINQUEDOS LTDA.
Avenida Ermano Marchetti, 576 – 1º Andar – CEP 05038 – PABX 260-8311 – Fax (011) 260-4314 – Telex (11 ) 25773 – Lapa • São Paulo • SP • Brasil

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 8 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/12/12/primeira-carta-da-tec-toy-22-de-outubro-de-1991/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Polter

Eu chegava na parte final do Alex Kidd e não sabia que precisava de uma sequencia para passar. É numa parte que pisasse no lugar errado saia o fantasminha, algo assim. Então eu liguei para um telefone (acho que é era Hot Line) e eles passaram essas dicas por telefone e eu conseguir chegar ao final. Depois descobri que essa sequencia era obtida num castelo anterior, por meio de uma passagem secreta.

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox