Goal! / Super Cup Soccer / Super Goal! – Super Nintendo


Goal!

Goal! foi o segundo jogo de futebol que eu vi no Super Nintendo, provavelmente em meados de 1993, o primeiro foi o Super Soccer Champ. Goal! foi desenvolvido pela Jaleco e lançado em 1992. É um dos jogos de futebol da primeira geração no Super Nintendo e, portanto, menos refinado que títulos como Striker e Super Formation Soccer, que vieram depois, e menos ainda quando comparado aos títulos da fase mais madura do Super Nintendo. Mas isso não me impediu de me divertir bastante com ele na época, principalmente no modo de dois jogadores.

O gráfico é razoável, os movimentos não são muito realistas. A música durante as partidas é sempre a mesma, o que pode ficar um tanto repetitivo, mas pelo menos é uma boa música. Também podem ser ouvidos os gritos da torcida durante jogadas importantes. Os gritos da torcida eventualmente se sobrepõem à música e/ou a música fica com menos canais, o que não sei se foi proposital ou efeito colateral, mas dá uma dinâmica bem interessante. No final de cada tempo a música acelera, o que também serve para aumentar a emoção dos último segundos. Os efeitos sonoros não são muito realistas, principalmente o som de um chute forte na bola ou uma bolada na trave.

Goal! - Super Nintendo

Goal! – Super Nintendo

A jogabilidade básica está lá, passes e chutes no ataque. Em vez de pequenos passes, neste jogo eu acho mais fácil simplesmente dar um chutão pra frente quando a bola está atrás e ir conduzindo a bola até próximo do gol quando ela está no campo de ataque. Na defesa há carrinhos e roubadas de bola. O jogo tem faltas, pênaltis, impedimentos, escanteios e laterais, mas apesar de seguir as regras, é um jogo bem mais para arcade que para simulação.

Goal! - Super Nintendo - Faltas e Impedimentos

Goal! – Super Nintendo – Faltas e Impedimentos

Sem manual de instruções, demorei um pouco para aprender que nos chutes de fora da área em determinadas posições, a câmera muda para uma visão por trás do gol. A primeira vez que aconteceu levei um susto. Depois aprendi as posições (perto da meia lua) e o botão a ser pressionado. Dá até para colocar um efeito na bola na hora do chute. Nesse tipo de chute, cabe ao adversário controlar o goleiro para tentar defender. Ironicamente essa é uma das maneiras mais fáceis de fazer gol. Adversários humanos precisam ter habilidade com o goleiro manual para defender essas bolas. Se não tiverem, o chute de fora da área já é meio gol. E a CPU deixa o goleiro bastante frangueiro nesse tipo de chute, de modo que boa parte deles acabam em gol.

Goal! - Super Nintendo - A câmera atrás do gol em alguns chutes de fora da área

Goal! – Super Nintendo – A câmera atrás do gol em alguns chutes de fora da área

Quando um gol é marcado com um chute normal de dentro ou fora da área, a música pára, ouvimos um efeito sonoro, os jogadores correm para o centro comemorando ao som dos gritos da torcida. Mas se o gol for marcado de fora da área com a mudança de câmera, vemos uma animação dos jogadores correndo comemorando, com a câmera posicionada na lateral, ou vemos o jogador correndo comemorando com a câmera posicionada de frente para ele, com um belo efeito de zoom out no estádio, aproveitando o efeito Mode 7 do Super Nintendo.

Goal! - Super Nintendo - Uma das comemorações após um gol de fora da área - já que tem Mode 7, por que não usar né?

Goal! – Super Nintendo – Uma das comemorações após um gol de fora da área – já que tem Mode 7, por que não usar né?

A abertura do jogo tem o logotipo da Jaleco com voz digitalizada (no estilo Sega nos jogos do Sonic) e em seguida aparece o estádio em zoom out, a câmera vai lá em cima e fica rotacionando em cima do estádio. Ao pressionar START e escolher uma das opções, há um zoom in para dentro do estádio. Exibir os efeitos Mode 7 do Super Nintendo era quase regra na época, ainda que durante o jogo eles pouco fossem usados, exceto pelas animações de comemoração de gol e no final do jogo, com o time comemorando após a vitória ou indo embora cabisbaixo após a derrota.

Goal! - Super Nintendo - A tela de título

Goal! – Super Nintendo – A tela de título

Há dois modos de jogo apenas: Exhibition, que é o amistoso que pode ser jogado por um ou dois jogadores; e Super Cup, que é a Copa do Mundo, com 3 jogos na fase de grupos e 4 jogos na fase eliminatória. No menu de opções é possível ligar ou desligar faltas e impedimentos, individualmente. Estranhamente o padrão é desligado para ambos. Também é possível ligar um radar no canto superior direito em que é possível ver onde estão todos os jogadores em campo. O goleiro por padrão é automático, mas pode ser passado para manual (nos chutes com a câmera por trás do gol ele é sempre manual). O som pode ser ajustado em Estéreo ou Mono. O tempo de jogo por padrão é 5 minutos por tempo, mas também pode ser ajustado.

Goal! - Super Nintendo - A tela de opções

Goal! – Super Nintendo – A tela de opções

Goal! traz as 24 seleções: Inglaterra, Holanda, Argentina, Itália, Alemanha, Brasil, Suíça, Bélgica, França, Colômbia, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Romênia, Canadá, Uruguai, México, Venezuela, Dinamarca, Irlanda, Escócia, Áustria, Japão e Suécia.

Goal! - Super Nintendo - A tela de seleção de times

Goal! – Super Nintendo – A tela de seleção de times

Antes de cada tempo de jogo é possível escolher o posicionamento dos jogadores: 4-3-3, 4-4-2, Sweeper (Líbero), ou 3-5-2. No início de cada jogo o juiz joga a moeda e quem ganhar no cara ou coroa pode escolher a bola ou um dos lados do campo. Não há substituições, não há nomes de jogadores.

Goal! - Super Nintendo - Cara ou Coroa para escolher Bola ou Campo

Goal! – Super Nintendo – Cara ou Coroa para escolher Bola ou Campo

Consegui ganhar a Copa na primeira vez que aluguei o Goal!, momento em que ele passou a ocupar a posição 22 na listinha de jogos terminados lá da minha infância.

A listinha de jogos terminados da minha infância, com o Goal! na posição 22

A listinha de jogos terminados da minha infância, com o Goal! na posição 22

E na minha primeira partida após mais de 20 anos eu consegui repetir a “façanha”. Eis aí o meu longplay do Goal! levando o Brasil ao título, gravado no Super Nintendo de verdade e com imagem RGB com upscale para 1080p (Full HD) feito pelo Framemeister XRGB Mini e capturado pelo Elgato – Game Capture HD60 como de costume:

Super Cup Soccer

Em outra ocasião, alguns meses depois da primeira locação do Goal!, estava eu lá na locadora escolhendo os cartuchos que iria locar para o final de semana e vejo o Super Cup Soccer. Não lembro exatamente como era a caixinha, mas lembro que muitas caixinhas da época eram um tanto enigmáticas, sem informações ou screenshots que pudessem ajudar na escolha, até porque a maioria dos cartuchos eram piratas.

Sei que o Super Cup Soccer foi para a minha casa e ao colocar o cartucho no console e ligar devo ter soltado um: “Peraí, esse é o Goal! com outro nome”. De fato, o Super Cup Soccer é a versão japonesa do Goal!, que é a versão americana. Mas o Super Cup Soccer tem suas diferenças. Não sei se foi lançado antes ou depois. Como a Jaleco é uma empresa japonesa, provavelmente foi lançado antes. Listo a seguir algumas das principais diferenças que encontrei.

Para começar, a tela de título é diferente, mostrando Super Cup Soccer em vez de Goal!, naturalmente. E o logotipo da Jaleco aparece no lugar do “Licensed by Nintendo”.

Super Cup Soccer - A tela de título

Super Cup Soccer – A tela de título

Super Cup Soccer não tem menu de opções. A opção de estéreo ou mono está na tela inicial, logo após escolher entre amistoso ou copa. Faltas, impedimentos e radar ficam sempre ligados. Goleiro é sempre automático e o tempo é sempre de 5 minutos por tempo, totalizando 10 por partida.

Super Cup Soccer - Estéreo ou Mono

Super Cup Soccer – Estéreo ou Mono

Ao iniciar a partida, já nota-se que os jogadores correm mais no Super Cup Soccer. No Goal! o ritmo parece ser menos acelerado. Os goleiros também são mais hábeis nos chutes de fora da área, de modo que, ao menos contra a CPU, não é uma boa estratégia ficar chutando apenas de fora da área. Acabei encontrando uma outra maneira de fazer gols com relativa facilidade que é entrando na área por um lado e e chutando no canto oposto do gol.

Super Cup Soccer

Super Cup Soccer

O cronômetro que marca o tempo também é diferente, no Super Cup Soccer ele é analógico com uma barra que vai de 0 a 270º, o que deve representar 45 minutos em um relógio de ponteiros tradicional. No centro do reloginho contam-se os segundos, e um número em azul no canto superior esquerdo conta os minutos. Ao chegar no quarto minuto o marcador de minutos some e a contagem progressiva passa a ser regressiva. No Goal! não há um cronômetro analógico, mas apenas um cronômetro digital regressivo. Por que mudaram? Talvez porque o reloginho fosse um pouco confuso (pelo menos para os ocidentais) ou porque a versão americana permite selecionar a duração de cada partida, o que exigiria ajustes na programação do reloginho analógico.

Cronômetro do Goal! à esquerda e do Super Cup Soccer, à direita

Cronômetro do Goal! à esquerda e do Super Cup Soccer, à direita

Por fim, uma diferença que me fez quebrar a cabeça é que no Super Cup Soccer, as animações do final do jogo são mais longas. No Goal! aparece o time campeão tirando foto, as líderes de torcida fazendo uma coreografia na tela com as estatísticas finais, um jogador levantando o troféu e acabou. Aparece então um troféu (muito similar ao da Fifa) grande na tela, com o logotipo da Jaleco sobre ele. Não há créditos.

Goal! - Foto do Time Campeão

Goal! – Foto do Time Campeão

Goal! - Cheerleaders com as estatísticas finais

Goal! – Cheerleaders com as estatísticas finais

Goal! - Capitão levantando o troféu

Goal! – Capitão levantando o troféu

Goal! - No final, o troféu da Copa e o logotipo da Jaleco

Goal! – No final, o troféu da Copa e o logotipo da Jaleco

Quando terminei de gravar o vídeo do Goal! ali em cima fiquei um tanto decepcionado, pois minha memória de infância jurava que havia um desfile no final. Me lembrava claramente da cena com uma mulher em primeiro plano, com o rosto voltado para trás, assistindo o desfile em segundo plano. Não ver essa sequência deu um nó no meu cérebro. Comecei a achar que tinha me confundido, que a tal cena era em outro jogo. Mas não conseguia encontrar qual jogo. Pesquisei no Google, joguei outros jogos de futebol até o final, assisti longplays no Youtube. Estava achando até que poderia ser algum jogo de outro esporte.

Até que resolvi que jogaria o Super Cup Soccer também de início ao fim. Ao completá-lo finalmente resolvi o mistério. A sequência de final tem tudo o que tem na do Goal! e mais: após o jogador levantar o troféu, tem a sequência do desfile, onde aparecem os créditos do jogo em uma janela na parte superior. A mulher está lá no primeiro plano, debruçada em um muro, com o rosto voltado para trás vendo o desfile. A multidão comemorando e os carros alegóricos (!?) passando. O desfile é um tanto bizarro, com um dragão, uma estátua da liberdade com um arco-íris, um avião passando com uma faixa escrito “Congratulation!”, assim mesmo sem o S no final, e até um carro alegórico com uma sereia balançando o rabo (?!). Enquanto o desfile passa, vai entardecendo e o céu e a cidade começam a escurecer. É uma sequência bonita, apesar de bizarra e diferente de qualquer comemoração que eu já tenha visto no futebol de verdade. Talvez seja essa a forma como japoneses comemorariam o título em uma Copa do Mundo, vai saber…

Super Cup Soccer - O desfile do final: dragão com bola na ponta do rabo

Super Cup Soccer – O desfile do final: dragão com bola na ponta do rabo

Super Cup Soccer - O desfile do final: Estátua da Liberdade com arco-íris

Super Cup Soccer – O desfile do final: Estátua da Liberdade com arco-íris

Super Cup Soccer - O desfile do final: Avião com a faixa "Congratulation"

Super Cup Soccer – O desfile do final: Avião com a faixa “Congratulation”

Super Cup Soccer - O desfile do final: Sereia balançando o rabo

Super Cup Soccer – O desfile do final: Sereia balançando o rabo

E por que limaram a sequência do desfile na versão americana? Difícil de entender. E deixar o jogo sem os créditos? Seria alguma restrição da Nintendo norte-americana? Vale lembrar que no Super Formation Soccer, a versão americana também teve várias referências à desenvolvedora, Human, trocadas para Nintendo.

E eis o vídeo de minha primeira partida após mais de 20 anos no Super Cup Soccer. Também acabou virando um longplay pois levei o Brasil ao título novamente. Assim como no Goal!, o vídeo foi gravado no Super Nintendo de verdade, com a imagem RGB passando pelo Framemeister XRGB Mini para o upscale para 1080p (Full HD) e a captura sendo feita pela Elgato – Game Capture HD60 como de costume:

Super Cup Soccer entrou na posição 35 da listinha de jogos terminados do Super Nintendo da minha infância. O que? Não posso contar duas vezes por que é o mesmo jogo? Claro que posso. É outro título e há diferenças consideráveis. Meu caderninho, minha infância, minhas regras! 😛

A listinha de jogos terminados da minha infância, com o Super Cup Soccer na posição 35

A listinha de jogos terminados da minha infância, com o Super Cup Soccer na posição 35

Super Goal!

Este eu não conheci durante a minha infância. Fui conhecer apenas com as imagens das ROMs e o SD2SNES. Parece que ter um título na América e outro no Japão não estava confuso o suficiente para a Jaleco, então eles resolveram lançar o jogo na Europa com um terceiro título, que é Super Goal!. O “Super” deve ser para manter a tradição dos jogos de Super Nintendo de ter um “Super” no título. Pra completar a confusão, vale lembrar que o Goal! do Super Nintendo foi lançado como Goal! Two no NES (Nintendinho 8 bits), que por sua vez foi lançado como Eric Cantona Football Challenge: Goal! 2 na França. A França também recebeu o Eric Cantona Football Challenge, no Super Nintendo, mas esse era uma versão do Striker. Posteriormente também foi lançado um Super Goal! 2 para o Super Nintendo. Mas vou deixar esse para outra ocasião.

Joguei pouco o  Super Goal!, mas aparentemente não há nenhuma diferença com relação a versão americana, exceto pela tela de título. O restante é aparentemente todo igual ao Goal!.

Para encerrar, segue a lista dos itens que foram utilizados para fazer a gravação dos longplay de Goal! e Super Cup Soccer, e que já foram mostrados aqui no Skooter Blog:

  1. Elgato – Game Capture HD60 – para a captura do vídeo em formato digital em Full HD e 60fps.
  2. Super Nintendo – modelo norte-americano
  3. Framemeister XRGB Mini – fazendo o upscale da imagem do Super Nintendo para 1080p Full HD.
  4. SD2SNES – o cartucho “mágico” que lê meus jogos a partir de um simples cartão SD e funciona tal qual os cartuchos originais.
  5. Cabo SCART RGB para Super Nintendo (CSYNC) com upgrade para Multicore Coax – levando a imagem RGB, melhor imagem possível de se extrair de um Super Nintendo com hardware original, para o Framemeister.

Atualização (19/07/2019): Jogando ontem descobri mais uma diferença entre o Goal! (americano) e o Super Goal! (europeu), além dos títulos que eu já havia mencionado. A diferença é que no Super Goal! as cheerleaders foram removidas do intervalo dos jogos. Confira:

E a dúvida é: por que as cheerleaders foram removidas da versão europeia?

Confira o vídeo da live que eu fazia com o Analogue Super Nt quando fiz essa descoberta:

Atualização (06/08/2019): Removida a informação de que as 24 seleções são as da Copa de 1990. Não são exatamente as mesmas, como observado pelo Filipe Gomes Barreto nos comentários.

5 1 voto
Article Rating
(Visitado 36 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/12/24/goal-super-cup-soccer-super-goal-super-nintendo/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leandro Muniz

Cara, existe um mistério neste jogo que até hoje não consegui desvendar: existe um chute especial no estilo desse (mas é outro!) de chegar perto da meia-lua e apertar o y ou b, que a tela muda e aparece o jogador chutando de uma outra câmera. Pois bem: na época que eu aluguei (idos de 1994), fiz algo sem querer de forma que a câmera do jogo mudou e apareceu o atacante e o goleiro lateralmente como se pudesse driblá-lo (diferente daquele chute que quase sempre termina em gol)! Só consegui fazer isso uma vez, sem saber como! Isso é um mistério p/mim!

nintendintop

Ótima matéria mano …. esse jogo é realmente muito bom, pena que é impossível de fazer gol na versão japonesa (a que eu tenho) …. um jogo muito bom também é excite stage, que tem um modo fifa street junto kk (vale conferir)

Filipe Gomes Barreto

Só uma correção: os países do jogo não são exatamente os mesmos da Copa do Mundo de 1990…

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox