Carta da Tec Toy – 17 de Janeiro de 1992


Dando continuidade aos artigos sobre o Master Club, está aqui mais uma carta que recebi da Tec Toy. Esta é a terceira e é resposta ao que também foi, provavelmente, a terceira carta que enviei à eles.

Novamente não tenho o conteúdo da minha carta. Em 1992 eu ainda não tinha computador nem máquina de escrever, então a minha carta certamente foi escrita à mão e não guardei cópias. Vou comentar cada resposta e tentar deduzir a pergunta quando for o caso. A resposta veio datilografada, naquelas máquinas sofisticadas que tinham até backspace. 🙂 Se ficou curioso, o backspace provavelmente era implementado através de uma memória das últimas letras datilografadas e uma fita branca que fazia o papel de corretivo.

Minha primeira pergunta deve ter sido quanto ao jogo Sonic, the Hedgehog para o Master System. O jogo foi lançado em 1991 pela Sega. Deve ter saído em algumas revistas nacionais no final de 1991, mas a Tec Toy ainda levou mais um tempinho para lança-lo no Brasil. Eu devo ter perguntado se a Tec Toy iria lança-lo aqui no Brasil e a resposta foi que ele estava sendo distribuído em Janeiro de 1992. Se algo melhorou no cenário brasileiro de videogames é que hoje temos lançamentos no Brasil simultâneos com os lançamentos feitos na civilização. Só os preços é que continuam sendo muito mais elevados para nós.

Eventualmente o Sonic, the Hedgehog chegou na locadora que eu frequentava, e acabei alugando-o umas três vezes. É muito interessante ver como a Sega contornou as limitações do Master System para fazer um jogo bem diferente do que temos no Mega Drive. O jogo tem outra dinâmica, mas também é muito bom. Se a memória não me falha, acho que cheguei no final apenas na segunda vez que aluguei. Nessa época eu já estava querendo um Mega Drive, mas um lançamento de peso como o Sonic, the Hedgehog deu uma boa sobrevida ao Master System.

A minha segunda pergunta certamente foi sobre o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, lançado para o Master System em meados de 1992. Eles responderam que não tinham informações para me passar. Novamente, eu devo ter ficado sabendo que o jogo estava sendo desenvolvido através da TV ou por alguma revista. Os primeiros anúncios devem ter sido feitos ainda em 1991, quando o Ayrton Senna foi tri-campeão de Formula 1. Em Janeiro de 1992 a Tec Toy certamente não tinha informações mesmo, afinal o jogo só foi lançado pela Sega na segunda metade de 1992.

Quando o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II foi lançado no Brasil eu provavelmente já tinha o meu primeiro Sega Genesis, pois na minha infância só joguei o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II do Mega Drive. Ainda lembro que este foi o primeiro jogo que aluguei e tinha trava regional. Fiquei muito chateado ao chegar em casa, colocar o cartucho japonês no console americano e ver aquela mensagem:  “This cartridge was developed for use outside North and South America (except Argentina, Paraguay, Uruguay). It cannot be used with hardware units for sale within these areas”. Felizmente meu primo tinha um Mega Drive japonês em que o cartucho funcionava perfeitamente. Trocamos de console durante aquele final de semana, desfazendo a troca na segunda-feira. Mais tarde, após passar pelo Super Nintendo e ter novamente um Mega Drive, dessa vez o Mega Drive III, eu acabei ganhando o cartucho do Ayrton Senna’s Super Monaco GP II do Mega Drive, versão nacional da Tec Toy. Mas o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II do Master System eu acabei jogando só nos emuladores no final dos anos 90, e no hardware real apenas depois da aquisição do Mega Everdrive.

A terceira pergunta foi para confirmar minhas suspeitas de que as sequências para ganhar no Janken-Po no Alex Kidd in Miracle World nas dicas da Tec Toy só valem para a primeira partida após ligar o console. Se reiniciar ou se levar Game Over e começar uma segunda partida, a sequência muda toda. A Tec Toy confirmou isso, apesar da resposta não deixar claro se eles estão falando de perder uma partida de Janken-Po ou de perder o jogo e reiniciar.

A quarta pergunta deve ter sido quanto à existência do Safari Hunt em cartucho, pois não tinha na locadora e era um jogo que eu queria muito, pois gostava de jogar o Duck Hunt do Nintendo, que meu primo (o mesmo que já citei acima) tinha (acho que vinha com a pistola do Top Game da CCE). Como o Safari Hunt vinha na memória do primeiro Master System, a Tec Toy infelizmente nunca lançou o cartucho, de modo que os donos de Master System II não tinham como jogá-lo. Só recentemente, com a aquisição do Master Everdrive, é que finalmente pude conhecer o Safari Hunt e até fazer um videozinho.

Na época em que eu tinha o Master System II, meu primo tinha Nintendo, primeiro um Top Game e depois um Dynavision II. Eu gostava muito de jogar a trilogia Ninja Gaiden, principalmente o Ninja Gaiden II que ele tinha e os jogos do Mega Man (ele tinha o Mega Man 2). Lamentava que não existisse Ninja Gaiden e Mega Man para o Master System. Na época a Tec Toy lançou no Brasil alguns Mini Games com versões de jogos de videogame, incluindo vários da Sega. Ela chamou esses Mini Games de “Série Master”. Eu não lembro se chegaram a fazer propaganda fazendo referência ao fato de serem jogos do Master System ou se eu apenas deduzi isso pelo “Série Master”. Só sei que muito me intrigava a existência de um Ninja Gaiden e um Mega Man nos “Mini Games Série Master”, sendo que o Master System não tinha tais jogos.

A Tec Toy confirmou que existem jogos do Master System para os Mini Games Série Master, mas que não existiam os jogos Mega ManNinja Gaiden no Master System. Vale lembrar que o Ninja Gaiden foi lançado posteriormente para o Master System, em 1992, quando acabou o contrato de exclusividade da Nintendo com a Tecmo. Acabou sendo lançado pela Tec Toy também, mas à esta altura eu acho que eu já estava com o Sega Genesis. O Ninja Gaiden do Master System é outro jogo que só fui jogar com os emuladores e no hardware real após a aquisição do Mega Everdrive. O Dossiê Old!gamer. Master Systemir?t=skooblog08 20&l=as2&o=33&a=8579603145 coloca a data de lançamento do Ninja Gaiden do Master System como sendo 1990, mas acho que eles erraram nessa.

Por fim, perguntei à Tec Toy sobre o Giga Drive. Este seria um protótipo de novo console em que a Sega estaria trabalhando. Quem soltou a notícia pela primeira vez parece ter sido a revista americana Electronic Gaming Monthly (EGM). Essa revista costumava aparecer no Brasil em algumas bancas, com algum atraso naturalmente. Eram famosas por serem bem grossas (muitas páginas), ao contrário das nacionais que eram fininhas. Ainda que a maioria das páginas da EGM fossem de propaganda, ela ainda tinha muito mais conteúdo que as revistas nacionais. Além disso, era conhecida por ser a fonte de notícias das várias revistas brasileiras, então quem sabia inglês poderia ler em primeira mão na EGM. Não sei exatamente onde li sobre o Giga Drive, pode ter sido na EGM, pode ter sido em alguma revista nacional como Ação Games, Supergame, Videogame. O fato é que não se sabe exatamente que fim deu o tal Giga Drive. Há quem diga que ele foi protótipo do Sega Saturn, mas em 1990 era muito cedo para isso, afinal de contas o Sega Saturn foi lançado apenas em 1994. Poderia ser um protótipo de um novo console que depois acabou virando um ou dois acessórios do Mega Drive (32X e Sega CD, estou falando de vocês)? Talvez, é bastante possível. Poderia ser um protótipo baseado no System 32, placa de arcade da Sega lançada em 1990? Esta hipótese talvez seja mais provável.

Independentemente do que foi e que fim teve o Giga Drive, é fato que nenhum console com esse nome foi lançado. Porém a Tec Toy me respondeu que o Giga Drive era um lançamento da Sega japonesa, que não havia sido lançado no Brasil mas que no futuro poderia ser lançado. Aí acho que foi um vacilo da Tec Toy, pois o Giga Drive não era um lançamento da Sega japonesa, era apenas um suposto protótipo. Mas uma parte pode ser verdade, caso o Giga Drive tenha se tornado o Sega CD, o 32X ou o Sega Saturn, pois os três foram lançados pela Tec Toy no Brasil.

Por fim a Tec Toy disse que estava me enviando as dicas que solicitei e o Mapa do Alex Kidd in Miracle World. De fato, como na primeira carta eles disseram que para enviar outras dicas eles precisavam saber de quais eu precisava, eu acabei enviando uma listona de jogos para eles, praticamente tudo que tinha na locadora e alguns do folhetinho que vinha com o Master System II. E eles enviaram as dicas de praticamente todos os jogos que pedi e até de alguns que não pedi. Por fim enviaram esse mapa do Alex Kidd in Miracle World, que na verdade foi uma edição especial da revista Videogame. Essa edição era realmente um mapa, que desdobrado ficava bem grande, tinha screenshots colados e montados em sequência, mostrando o jogo completo. Esta revista foi vendida nas bancas, mas a Tec Toy me enviou sem custo algum e sem que eu pedisse. Obrigado Tec Toy. 🙂

Não estou com o Mapa do Alex Kidd in Miracle World no momento para mostrar aqui. Sei que ainda tenho uma caixa com revistas de games guardada em algum canto na casa de meus pais. Ela provavelmente também está nessa caixa. No dia em que eu encontrar, mostrarei-a aqui.

As dicas dos jogos que a Tec Toy me enviou junto com essa carta estão todas aqui em uma pastinha. Vou digitaliza-las e publica-las nos próximos artigos.

Confira a carta da Tec Toy:

Carta da Tec Toy – 17 de Janeiro de 1992

Carta da Tec Toy – 17 de Janeiro de 1992

E a transcrição:

São Paulo, 17 de Janeiro de 1992.
Recebemos sua carta e ai vao suas respostas.
Sim, o Sonic já foi lançado para o Master System, ele está sendo distribuído nas lojas nesse mês de Janeiro.
Quanto ao jogo do Ayrton Senna, ainda não temos informações para poder mos lhe passar.
No Alex Kidd in Miracle World, no Janken-Pô, caso voce perca uma vez, a sequência muda totalmente.
o Safari Hunt não existe em cartucho. Sim, existem jogos do Master para os Minigames Série Master. Os Minigames Mega Man e Ninja Gaidem não existem para o Master System.
O Giga Drive é um lançamento da Sega Japonesa, não foi lançado no Brasil, mas aguarde, pode ser que no futuro nós o lancemos.
Estamos lhe enviando as dicas solicitadas e o Mapa do Alex Kidd in Miracle World
Abraços
Centro Atendimento ao Consumidor
TEC-TOY INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
Avenida Ermano Marchetti, 576 — Térreo — CEP 05038 — PA BX 260-8311 — Fax (011) 260-4314 — Telex (11) 83730 — Lapa — São Paulo — SP — Brasil
REF T.T. 0009

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 7 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/12/28/carta-da-tec-toy-17-de-janeiro-de-1992/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox