Wonder Boy – Master System – Dicas da Tec Toy


Dando continuidade aos artigos sobre o Master Club, hoje mostro as dicas da Tec Toy para o jogo Wonder Boy do Master System.

Wonder Boy foi lançado pela Sega originalmente para Arcades em 1986, e foi portado para o Master System em 1987, em uma conversão muito boa, por sinal, com gráficos e som bem parecidos. A versão do Master System também é superior a do NES, chamada Adventure Island, pois o nome e o personagem Wonder Boy são propriedade da Sega, mas o jogo em si é propriedade da desenvolvedora original, a Westone Bit Entertainment, que pôde lança-lo para outras plataformas, mas com outro nome.

Wonder Boy foi trazido para o Brasil pela Tec Toy. A capa dele pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa da Tec Toy para o Wonder Boy

Capa da Tec Toy para o Wonder Boy

Wonder Boy é um dos melhores jogos do Master System, na boa e velha categoria de jogos de plataforma, que ficou um tanto de lado com o surgimento dos consoles voltados para jogos 3D. É um jogo simples, mas bastante desafiador. Belos cenários e boa música. Note, porém, que as fases não variam muito, cada área tem 4 rounds e cada round tem 4 partes. O jogo vai variando de parte para parte e de round para round, mas de uma área para outra não há tanta diferença, com elementos sendo reaproveitados. Mas isso provavelmente é o que permitiu que fosse criado um jogo relativamente longo em um cartucho com apenas 1 mega.

Wonder Boy - Master System

Wonder Boy – Master System

As músicas também se repetem, a maior parte do jogo se passa com o tema principal tocando, mas também há um tema na abertura, um para a conclusão de fase, um para as fases de chefes, dois temas diferentes para lutas com chefes, um tema de invencibilidade, um tema para as fases de bônus, além de outros jingles mais curtinhos. Curiosamente, no cartucho também há uma música que não foi usada no jogo.

Wonder Boy - Master System

Wonder Boy – Master System

Os controles do jogo são um pouco chatinhos no início, leva um tempinho para se acostumar. Não dá para controlar o personagem durante o pulo, e há dois tipos de pulo, um baixo/curto e um alto/longo. O primeiro é obtido pressionando o botão de pulo normalmente, o segundo requer que ambos os botões sejam pressionados juntos. Isso funciona bem na maior parte do tempo, mas já perdi muitas vidas errando o pulo em algum momento.

Wonder Boy - Master System

Wonder Boy – Master System

Eu nunca tive o cartucho do Wonder Boy, mas ele estava disponível na locadora que eu frequentava, então pude aluga-lo algumas vezes.

Wonder Boy - Master System

Wonder Boy – Master System

O folheto com as dicas do Wonder Boy que a Tec Toy me enviou segue o formato tradicional: uma única folha de formulário contínuo com impressão matricial. O folheto contém o enredo do jogo de forma bem resumida: você precisa ajudar nosso amiguinho a salvar a namorada que foi raptada. Super original! 🙂

Em seguida, vêm os controles do jogo, em que só são mencionados o direcional e os botões 1 e 2 estão indicados como pulo, sem menção ao fato de que há dois tipos de pulos diferentes (um botão e dois botões) e que um dos botões serve para lançar machadinhos (quando estamos com esse item, o que é o mais frequente).

O mais interessante é o truque para selecionar áreas e rounds que vem logo abaixo, que pode ser acessado com uma sequência de botões na abertura.

Eis o folheto digitalizado:

Dicas Tec Toy - Wonder Boy - Master System

Dicas Tec Toy – Wonder Boy – Master System

E aqui vai uma transcrição:

Wonder Boy
Enredo : Você precisa ajudar o nosso amiguinho a salvar a namorada que foi raptada.
Controlando o Jogo :
– Botão Direcional – leva o Wonder Boy para os sentidos em que ele precisa .
– Botão 1 e 2 – Pulo.
Dicas :
– Para começar numa área mais adiantada : Aperte 2 x o botão 1, 2 x o botão 2, mantenha os dois pressionados e mova o boto direcional para cima e para até o número da área que você deseja.
– Para começar numa rodada de número mais alto , siga as mesmas instruções acima, mas , mova o botão D. para a direita e para a esquerda.
Tec Toy/Promoções

Para completar, fiz um videozinho demonstrando o Wonder Boy, todo feito com o hardware original e nada de emulação, como de costume:

Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 24 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/02/11/wonder-boy-master-system-dicas-da-tec-toy/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox