Ghostbusters – Master System – Dicas da Tec Toy


Ghostbusters foi lançado originalmente pela Activision em 1984 para os sistemas Atari 800 e Commodore 64, aproveitando o sucesso do filme de mesmo nome, que confesso que não assisti até hoje. Era muito pequeno na época de seu lançamento e devo ter perdido todas as 452 reprises que passaram na sessão da tarde e afins dos últimos 22 anos.

Nem mesmo o desenho animado (The Real Ghostbusters, ou Os Caça-Fantasmas no Brasil) eu assisti, pois passava na Globo e eu não suportava a Xuxa. Mas “Os Fantasmas” (Ghostbusters da Filmation) que passava no SBT eu assisti bastante e fiz excelente uso (eu acho) das lições de moral que vem no final de cada episódio :). Note, porém, que este desenho animado é continuação de uma série mais antiga e não tem relação com o filme ou o jogo.

Após o lançamento original para computadores pessoais, o jogo foi portado para vários consoles, incluindo Atari 2600, Nintendo, e Master System. Infelizmente, Ghostbusters do Master System não estava disponível na locadora que eu frequentava, de modo que só fui conhecer esse jogo com o uso de emuladores e no hardware real apenas com o Mega Everdrive.

Mas eu me recordo de ter jogado alguma versão, e acho que não foi a de Atari 2600, mas sim a de Nintendo. Não era uma boa versão, me recordo que não conseguimos entender direito como funcionava, achamos o jogo muito ruim e logo descartamos. A versão de Nintendo ganhou um episódio no Angry Video Game Nerd que mostra o quão ruim ela é.

A versão de Ghostbusters para Master System foi lançada em 1987 e parece ser a melhor de todas, com os melhores gráficos e a melhor adaptação da música tema, mesmo tendo sido lançada antes da versão de Nintendo, lançada apenas em 1988. A versão de Nintendo tem um elemento a mais na jogabilidade que é o combustível do carro, mas os gráficos são bem piores e a música não é tão bem adaptada. Para fechar, o texto que aparece no final do jogo é repleto de erros. O Master System definitivamente levou a melhor nesse jogo.

Mas o fato da versão de Master System ser a melhor não implica necessariamente que o jogo é bom. Eu pouco joguei e o vídeo que vocês verão no final deste artigo foi apenas a minha segunda partida, ainda tentando entender o que tinha que fazer. Talvez fique mais divertido quando se entende exatamente tudo que é preciso fazer, mas não tive paciência para aprender.

A música tema de Ghostbusters está completa no jogo. Na tela de abertura é possível ouvi-la enquanto lemos a letra no estilo karaoke. É uma bela adaptação. Diferente do que acontece na versão de Nintendo, a música tema não é a única música do jogo. Há uma música diferente para a sequência de final e para o Game Over, mas é só. Em todo o restante do tempo a música tema toca o tempo todo, o que pode se tornar irritante após algum tempo de jogo.

Ghostbusters - Master System

Ghostbusters – Master System

No início do jogo temos uma certa quantidade de dinheiro que deve ser usada para comprar um veículo e algumas armas e armadilhas. Na tela principal do jogo aparece um mapa onde navegamos com o logotipo dos Ghostbusters até o prédio para onde nos deslocaremos. Dentre os prédios há a sede do Ghostbusters (GHQ) e uma loja onde é possível comprar mais itens.

O mapa de Ghostbusters - Master System

O mapa de Ghostbusters – Master System

Comprando itens em Ghostbusters - Master System

Comprando itens em Ghostbusters – Master System

Ao clicar para ir até algum prédio aparece uma visão de cima das ruas por onde temos de dirigir até chegar ao local desejado, desviando de motoristas malucos que ficam mudando de faixa e capturando fantasmas que aparecem pelo caminho.

Dirigindo nas ruas de Ghostbusters - Master System

Dirigindo nas ruas de Ghostbusters – Master System

Quando vamos à algum prédio que está sendo atacado por fantasmas, aparece uma visão da frente do prédio e controlamos dois caça-fantasmas na tentativa de capturar os fantasmas. Depois de capturar alguns fantasmas é preciso voltar à sede para esvaziar as armadilhas. Capturando fantasmas ganhamos dinheiro que pode ser usado para comprar outros itens.

Capturando fantasmas no Ghostbusters - Master System

Capturando fantasmas no Ghostbusters – Master System

Há um nível de energia que vai se enchendo conforme os fantasmas vão atacando a cidade, quando ele se enche na cor amarela, aparece o Monstro de Marshmallow destruindo prédios. Se o nível se encher na cor vermelha o jogo termina.

Em algum momento do jogo é possível entrar no prédio chamado Zull, onde os caça-fantasmas devem subir uma esada, enfrentar um chefe chamado Gozer e aí o jogo termina, mas não cheguei nessa parte. Mais detalhes podem ser vistos nessa ótima FAQ.

As dicas da Tec Toy para Ghostbusters são bem econômicas. É uma única página de formulário contínuo, onde aparece um curto enredo e algumas dicas, que incluem dois passwords para começar com uma grande quantidade de dinheiro e facilitar o jogo. Também há recomendações sobre dois itens que devem ser comprados. Por fim, há uma dica de quanto voltar à sede e sobre o uso da isca de fantasmas.

Confira o folheto digitalizado:

Dicas Tec Toy - Ghostbusters - Master System

Dicas Tec Toy – Ghostbusters – Master System

E aqui vai uma transcrição:

Ghostbusters
Enredo : Você precisa ajudar os caça-fantasmas e capturarem os fantasmas que andar espalhados pela cidade. Boa sorte!
Dicas :
Acessar código : A A 117 346 87 23 – crédito – 1.975.800, (dólares)
Códido – 29.900, – A A 66 224 132 87
Recomendações nas compras :
Ghost Bailt – 4000 – atrai fantasmas
High capacit trap – 2500 – suga 3 x + fantasmas
Volte ao Q.G. quando :
– Seu ion Bean estiver esgotado
– Suas ghost traps estiverem repletas – Você dispuser de um único caçador
Você comprou o Ghost bait ?
– Quando os fantasminhas ficarem verdes, aperte o botâo 2 para paralisá-los, evitando que eles se transformem no Homem de Marshmallow.

Para completar, o videozinho demonstrando o Ghostbusters, todo feito com o hardware original e nada de emulação, como de costume:

Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 14 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/04/13/ghostbusters-master-system-dicas-da-tec-toy/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox