Garantia da Motorola: Moto X Play XT1563 32GB


Neste artigo relato minha experiência com a garantia da Motorola, especificamente com o Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB. Quer saber como foi? Então continue a leitura. 🙂

Em dezembro do ano passado falei aqui no Skooter Blog sobre a aquisição do Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, que funcionou perfeitamente por pouco mais de 5 meses.

No dia 03/05/2016, porém, ele resolveu apresentar um problema. Saí para ir trabalhar e ele deveria começar a tocar música no carro, através do Bluetooth, mas não tocou.

Chegando no trabalho fui conferir o que havia acontecido e notei que ele não estava mais vendo o cartão microSD, um Cartão de Memória Sandisk Genuíno Micro SDXC / TF c/ Adaptador SD 64GB Classe 10, do qual também já falei aqui no Skooter Blog.

Achei que fosse problema do cartão, mas chegando em casa fiz mais alguns testes e percebi que não era. O cartão funcionava perfeitamente em outros leitores, e outros cartões não funcionavam mais no Moto X Play.

Restaurei configurações de fábrica na esperança de ser algum problema de software, mas não era. Liguei então para o suporte da Motorola, pois não há assistência técnica autorizada em minha cidade.

No suporte da Motorola a atendente fez algumas perguntas básicas e tentou se livrar de mim perguntando a classe do cartão, dizendo que se não estava funcionando era porque a Classe era maior que 10 e o Moto X Play só aceita até Classe 10. Mas consegui convencê-la de que esse não era o problema pois o mesmo cartão funcionou perfeitamente por 5 meses, então ela iniciou o processo de garantia.

Uma ordem de serviço foi gerada, ela me deu algumas instruções e logo recebi um e-mail com mais algumas instruções. Uma autorização de postagem foi gerada para que eu enviasse o aparelho para a assistência técnica sem custos com os Correios. É preciso enviar somente o aparelho e o carregador, além de cópia da nota fiscal, do CPF e do e-mail que eles enviaram.

O e-mail de instruções diz explicitamente: “NÃO enviar os acessórios como película, capa traseira (se for removível), fone, caixa original, chave de abertura do slot do chip e manual. Se forem enviados NÃO retornarão”. No caso da película, resolvi arriscar enviar com ela mesmo, pois se removesse seria praticamente impossível reaplicá-la. Perdido por perdido… Mas felizmente ela retornou intacta após o reparo. 🙂

Fiz a postagem nos Correios no dia seguinte. A página de acompanhamento da Motorola mostra o processo todo em 10 passos, dando a impressão de que você acompanhará cada etapa com precisão. Mas não se iluda, eles não atualizam a página a cada passo. O Moto X Play já havia chegado na assistência técnica em 06/05, como vi pelo rastreamento dos Correios, mas a página ainda nem mostrava a postagem.

Página de Acompanhamento de Reparo no site da Motorola

Página de Acompanhamento de Reparo no site da Motorola

Estas são as informações de rastreamento do envio do Moto X Play para a assistência técnica em Sorocaba, via PAC pago pela Motorola:

DataLocalSituação
06/05/2016 18:45CEE SOROCABA – SOROCABA/SPEntrega Efetuada
05/05/2016 13:52CTE CAMPINAS – Valinhos/SPEncaminhado
Encaminhado para CEE SOROCABA – SOROCABA/SP
04/05/2016 17:52AGF [Removido]Encaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – Valinhos/SP
04/05/2016 12:23AGF [Removido]Postado

Em nenhum momento a Motorola me passou o nome e endereço da assistência técnica, pois com a autorização de postagem os Correios já imprimem uma etiqueta com todos os dados de remetente e destinatário, mas pelo recibo dos Correios eu vi que se tratava da Center Cell em Sorocaba, e com essa informação consegui localizar o site deles e uma página de acompanhamento da própria assistência, que é atualizada com maior frequência que a página de acompanhamento da Motorola:

Página de Acompanhamento de Reparos da Center Cell

Página de Acompanhamento de Reparos da Center Cell

De início não gostei da Center Cell, pois o celular chegou pra eles na sexta-feira (06/05) e só deram a entrada no sistema na segunda-feira (09/05). Pareceu tudo meio vagaroso no início com mais dois dias sem atualização, mas depois o negócio agilizou, na quarta-feira (11/05) enviaram a OS para análise, no dia seguinte (12/05) já apareceu no sistema que haviam feito a troca da placa de rádio e colocaram o novo número de IMEI. No mesmo dia a OS foi aprovada no controle de qualidade. No dia seguinte já postaram o  Moto X Play de volta para mim por Sedex. No sábado (14/05), já estava com ele em mãos como mostra o rastreamento dos Correios:

DataLocalSituação
14/05/2016 11:57CDD [Removido]Entrega Efetuada
14/05/2016 09:51[Removido]Saiu para entrega ao destinatário
14/05/2016 02:00CTE CAMPINAS – Valinhos/SPEncaminhado
Encaminhado para CDD [Removido]
13/05/2016 12:24CEE SOROCABA – SOROCABA/SPEncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – Valinhos/SP
13/05/2016 12:24CEE SOROCABA – SOROCABA/SPPostado

De início minha decepção com a Motorola foi grande, pois eu nunca tinha precisado enviar um celular para assistência técnica. Dos poucos celulares que tive, apenas o Nokia 6131 precisou de um reparo, a troca do flex cable, mas comprei o cabo pela Internet e fiz a troca eu mesmo. O Samsung Galaxy Grand Duos precisou de nova bateria, mas como ela é removível também fiz a troca eu mesmo.

Por alguns dias me arrependi de não ter comprado um Asus Zenfone 2 e até cogitei comprá-lo agora em maio e vender o Moto X Play após o reparo, afinal o Zenfone 2 tem mais poder de processamento e mais memória, o que viria a calhar em algumas ocasiões em que o Moto X Play engasga.

Mas depois comecei a pesar os contra do Zenfone 2: apenas um slot com suporte a 4G, auto-falante na traseira, bloatware, Android “impuro”, bateria que dura pouco, botões mal localizados. Enfim, basicamente os mesmos contras que me fizeram optar pelo Moto X Play em novembro do ano passado, quando ambos tinham preços bem semelhantes. Agora o Moto X Play ficou bem mais caro enquanto o Zenfone 2 se manteve mais barato.

Por fim, a Motorola me surpreendeu positivamente com o reparo rápido e retorno rápido do aparelho. Não sei exatamente o que é a placa de rádio, mas se ela precisou ser trocada por conta do leitor de cartões, imagino que seja a placa principal onde a maioria dos componentes estão soldados. Espero que tenha sido um caso isolado, pois só vi um único relato de defeito semelhante na Internet com esse mesmo aparelho, e foi em outro país.

Somei a isso os relatos de pessoas que tiveram problemas com a Asus e a troca foi demorada (1 mês), o lançamento iminente do Zenfone 3, e a decisão da Asus de abandonar a Intel nos seus novos smartphones, e resolvi que vou continuar com o Moto X Play mesmo. Voto de confiança para a Motorola e espero que ela não me decepcione. Ainda tenho mais 6 meses de garantia e não tenho planos de trocar de celular neste ano, ainda que o Zenfone 3 pareça bem atraente.

Confira as fotos que fiz do retorno do Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB:

Caixa com o Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, retornando da Center Cell

Caixa com o Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, retornando da Center Cell

Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, retornando da Center Cell

Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, retornando da Center Cell

Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, retornando da Center Cell

Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, retornando da Center Cell

Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, retornando da Center Cell

Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB, retornando da Center Cell

Na parte traseira do aparelho colaram uma etiqueta com o novo IMEI, apenas o do primeiro slot, o do segundo eu tive que descobrir verificando no próprio aparelho. Fiz um print da tela com os dois novos IMEI e guardei para o caso de precisar deles.

Já estou com o Smartphone Motorola Moto X Play XT1563 32GB há 20 dias desde que ele foi reparado, e até o momento está tudo perfeito com ele. Espero que continue assim.

Atualização (08/06/2016): Havia esquecido de dizer: com a ida do Moto X Play para o reparo, fiquei sem possibilidade de sincronizar os dados da minha Mi Band 1S. Já estava dando como certo que perderia pelo menos alguns dias de log, pois sei que a memória dela é suficiente para “apenas” uns 10 dias. Mas continuei usando a pulseira assim mesmo. Para a minha surpresa, e graças à rapidez da Motorola no reparo, não perdi nenhum dado. Quando finalmente recebi o Moto X Play de volta, instalei novamente o Mi Fit e fiz a sincronização, todos os meus dados foram recuperados, tanto os antigos quanto os que ficaram na pulseira sem sincronização por vários dias, como pode ser visto nas screenshots abaixo.

Meus dados de sono coletados pela Mi Band 1S durante a ausência do Moto X Play

Meus dados de sono coletados pela Mi Band 1S durante a ausência do Moto X Play

Meus dados de atividade coletados pela Mi Band 1S durante a ausência do Moto X Play

Meus dados de atividade coletados pela Mi Band 1S durante a ausência do Moto X Play

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/06/04/garantia-motorola-moto-x-play-xt1563-32gb/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] garantia da Lenovo também pesou favoravelmente. Meu Moto X Play foi consertado rapidamente quando precisei da garantia. No caso da Asus os relatos que vi não costumam ser muito […]

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox