Álbum de Figurinhas do Campeonato Brasileiro 2016


Colecionei vários álbuns de figurinhas na minha infância e adolescência. Os mais memoráveis eram aqueles do finado chocolate Surpresa, da Nestlé. Enviava-se quatro embalagens do chocolate pelos Correios e eles enviavam um álbum gratuitamente. Cada chocolate vinha com uma figurinha.

Ainda devo ter todos os meus álbuns do Surpresa guardados em algum lugar: Animais de todo o mundoAnimais do PantanalMaravilhas do MarAnimais da AmazôniaA Fantástica Mata AtlânticaLitoral e Ilhas Oceânicas. Estes foram os álbuns lançados de 1983 a 1988. Depois disso acho que dei uma pausa nas coleções, pois não me recordo dos outros álbuns. Acabei voltando com o Cães de Raça em 1992. Acho que esse foi o meu último. Ou talvez tenha sido o dos Dinossauros, realmente não me lembro…

No início as figurinhas vinham com informações na parte traseira, as mesmas presentes no álbum, de modo que até quem não colecionava podia ler algumas curiosidades ali. A barra de chocolate também vinha com um desenho moldado em relevo, do mesmo animal que estava na figurinha. Isso foi nos tempos em que o chocolate vinha embalado em papel alumínio e com outro papel por fora e tanto chocolate quanto figurinha ficavam bem protegidos. Nos últimos tempos a Nestlé relaxou e passou a enviar a figurinha junto ao chocolate, dentro da embalagem plástica, de modo que era comum a gordura do chocolate passar para a figurinha. E algum tempo depois o Surpresa acabou de vez. 🙁

Também colecionei álbuns de figurinha de futebol. Não lembro exatamente quais, mas foram álbuns do Campeonatos Brasileiros do início dos anos 90, da Copa do Mundo de 1994 e também tive o álbum do São Paulo da série Grandes Clubes Brasileiros.

Colecionei tanto álbuns de figurinhas decentes que eram vendidos nas bancas, quanto aqueles de boteco que provavelmente eram ilegais e tinham uma impressão horrorosa, figurinhas mal cortadas, pacotes com quantidades variáveis de figurinhas, e as vezes até vazios.

Com os álbuns oficiais, me lembro de ter achado um vale-brinde em uma ocasião. Campeonato Brasileiro de 1993 ou 1994. Ganhei uma bola de futebol. Minha primeira e única bola de capotão, a qual tenho até hoje porque só jogava bola na rua, onde eventualmente elas acabavam furadas em alguma cerca de arame farpado ou lança de portão, então no máximo usávamos alguma dente de leite de borracha mais grossa, e muitas vezes era alguma bola de plástico tão vagabundo que o bico pesava e ela fazia alguns efeitos cabulosos que tornavam a partida um verdadeiro desafio. Aqueles pernas de pau da Copa de 2010 reclamavam da Jabulani não viram nada 🙂

Nos álbuns de boteco acho que nunca ganhei nada. Ou pelo menos nada memorável, talvez um vale outro pacote de figurinhas. Eram um tanto chatos porque eram impossíveis de completar. Teoricamente era preciso completar uma página ou parte de uma página para banhar um brinde. O maior brinde geralmente era uma TV preto-e-branco. Na prática sempre havia uma figurinha no grupo que não existia. O pessoal mais antigo chamava aquela figurinha de “chave”, e ela realmente existia em quantidades bem pequenas, em quantidade inversamente proporcional ao valor do prêmio. Mas no meu tempo já haviam abolido a chave em favor dos vale-brindes. Quem achava o vale-brinde podia troca-lo sempre precisar do álbum ou das demais figurinhas da página. Dessa forma as figurinhas faltantes eram inexistentes ou ainda que fossem encontradas seriam trocadas pelo prêmio, ou seja, o álbum sempre ficava incompleto.

O Álbum de Figurinhas do Campeonato Brasileiro 2016 da Panini

Ao contrário dos álbuns promocionais e dos de boteco, que eram dados gratuitamente. Os álbuns oficiais de campeonatos em geral eram vendidos nas bancas. Mas esse ano a Panini distribuiu promocionalmente alguns álbuns e figurinhas gratuitamente. Bastava preencher um formulário no site e esperar o álbum e as figurinhas chegarem pelos Correios. Eu me inscrevi e algum tempo depois recebi o meu, junto com 48 figurinhas. Confira na foto e no vídeo abaixo:

Álbum de Figurinhas do Campeonato Brasileiro 2016

Álbum de Figurinhas do Campeonato Brasileiro 2016

Achei bacana, tem todos os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. No meu tempo era só a série A. Se não me engano, as figurinhas também não eram auto-adesivas naquela época, precisavam de cola e as páginas ficavam todas engruvinhadas. Agora dá para colar bem mais facilmente. Mas acho que não será dessa vez que voltarei a colecionar figurinhas. É até um hobby bacana, mas custoso. Em tempos de crise e corte de gastos, fica difícil… 🙁

Para quem vai colecionar há uma versão capa dura do álbum que valem a pena. Ela pode ser adquirida nas seguintes lojas (clique nos links para comprar):

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/07/06/album-de-figurinhas-do-campeonato-brasileiro-2016/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox