Lacre Rompido, Selinhos Intrusos e Adaptadores: Smartphone Lenovo Vibe B 8GB


Este Smartphone Lenovo Vibe B 8GB foi adquirido no Submarino, de uma loja parceira chamada Eletro Best. Nunca fui um apreciador dessa ideia de marketplace, onde lojas diversas colocam seus produtos no site de uma loja grande, como é o caso do Submarino. Infelizmente isso tem se espalhado por todas as grandes lojas online do Brasil. Eu sempre procuro evitar, pois já tive problemas com uma loja parceira do Walmart, que enviou o produto com uma nota fiscal emitida por CNPJ que estava irregular no Cadesp, e deu bastante trabalho até substitui-la por uma nota fiscal válida, emitida por outra empresa.

Mas não consegui encontrar o Smartphone Lenovo Vibe B 8GB em nenhuma loja que não fosse através de parceiros. Então resolvi arriscar, infelizmente.

Quando o produto chegou, vi que fiz um péssimo negócio. Logo que abri a caixa já vi algo estranho, um adaptador do tipo universal, mas cujo próprio plug não encaixa nas tomadas brasileiras.

Smartphone Lenovo Vibe B 8GB e o adaptador.

Smartphone Lenovo Vibe B 8GB e o adaptador.

Por que esse adaptador teria vindo na caixa?

Por que esse adaptador teria vindo na caixa?

E com uma tomada que nem é compatível com o padrão brasileiro?

E com uma tomada que nem é compatível com o padrão brasileiro?

Ao conferir de perto a caixa do Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, mais uma surpresa: o lacre de fábrica estava rompido!

A caixa do Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, com o lacre de fábrica rompido.

A caixa do Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, com o lacre de fábrica rompido.

Peguei o celular de dentro da caixinha e vi que a tampa traseira estava mal encaixada.

O Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, com a tampa mal encaixada.

O Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, com a tampa mal encaixada.

Abrindo a tampa do Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, outra surpresa: um daqueles selinhos de garantia, típico de lojas vagabundas que não são capazes de controlar os produtos que vendem pelo número de série.

Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, com selinho tosco de garantia.

Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, com selinho tosco de garantia.

Eu sempre comento aqui no blog sobre essas lojas que violam a embalagem para colar selinhos de garantia em produtos que tem número de série. É bastante comum em produtos que vem do Paraguai.

Certa vez comprei um computador e percebi que o processador estava esquentando demais. Resolvi tirar o dissipador para ver se havia algo errado na interface térmica e eis que acho ali um selinho de uma loja paraguaia colado no processador, entre dissipador e processador, todo lambuzado de pasta térmica…

Ao tirar os demais itens do Smartphone Lenovo Vibe B 8GB de dentro da caixa achei mais uma surpresa: o carregador veio com plug no padrão da Irlanda e do Reino Unido.

Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, e seus acessórios.

Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, e seus acessórios.

Carregador do Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, no padrão da Irlanda e do Reino Unido.

Carregador do Smartphone Lenovo Vibe B 8GB, no padrão da Irlanda e do Reino Unido.

Neste momento já estava bem claro o que aconteceu. O produto não foi feito pela Lenovo para ser comercializado no Brasil, mas sim na Irlanda, Reino Unido ou algum outro país que usa esse tipo de plug.

Nem quis saber de testar o celular, já embalei tudo de volta. Se for pra comprar celular importado e mexido eu compro direto da China ou de qualquer outro canto.

Tentei reclamar com o Submarino mas simplesmente não há um canal pelo sistema deles para fazer isso. Qualquer reclamação vai direto para o parceiro. Então acabei tendo de apelar para o Consumidor.gov.br.

Com intermédio do Submarino fiz a devolução do produto para o parceiro e recebi o reembolso. Mas o processo todo foi um tanto demorado. Demoraram para autorizar a devolução, o próprio envio via PAC foi demorado e, por fim, mesmo após a loja receber o produto de volta o reembolso demorou para sair.

Lição aprendida de não comprar mais com esse parceiro chamado Eletro Best a todo custo. Hoje em dia eu prefiro comprar no Mercado Livre do que comprar em marketplace, pois o Mercado Livre ao menos tem o sistema de reputação, ainda que ele tenha piorado muito ultimamente, ao esconder o sistema de avaliações em favor de contar apenas a taxa de devoluções e atrasos nas postagens.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 18 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2018/01/14/lacre-rompido-selinhos-intrusos-e-adaptadores-smartphone-lenovo-vibe-b-8gb/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
FERNANDO NASSAR

No final de 2017 comprei um ar condicionado no Walmart (marketplace) e a tal loja simplesmente vendeu mais do que tinham disponível. Não recebi.
Imagino que logo haverá uma lei contra este tipo de venda.

[…] um unboxing e conferi o aparelho para ter certeza que ele não teria os mesmos problemas que o Smartphone Lenovo Vibe B 8GB. Mas dessa vez comprei da própria loja mesmo, nada de parceiro. Então não tive problemas. Veio […]

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox