Esquema de Cores dos Fios de Som – Gol G3 e Gol G5 e Som Automotivo Pioneer


Um dos serviços que resolvi não pagar mais para outras pessoas fazerem é instalar som em carro. Até porque já vi algumas instalações feitas de maneira errada. Mas para isso precisei descobrir qual é o esquema das cores dos fios nos chicotes que vem nos carros.

No caso da Volkswagen, este é o esquema que descobri nos fios dos Gol G3 e G5, conforme testes que fiz com o multímetro.

  • 12V constante: vermelho/azul (Gol G3), ou branco/vermelho (Gol G5)
  • Terra: marrom
  • 12V pós-chave: azul/cinza (Gol G3), ou preto/amarelo (Gol G5)
  • 12V pós-farol: branco/verde (Gol G3), ou cinza/branco (Gol G5)

No caso do Gol G5, ambos os fios vermelho/azul parecem ser 12V constante. Um é grosso e outro é fino. Não sei porque tem dois…

Nos chicotes que vem com os rádios da Pioneer, há conectores que permitem inverter os fios vermelho e amarelo de acordo com o carro onde vão ser instalados. Nos carros da Volkswagen é necessário fazer essa inversão, pois o fio amarelo é o de 12V pós-ignição e o vermelho é o de 12V constante.

Para quem não sabe, o fio pós-chave serve para o rádio ligar apenas quando a chave está no contato, e desligar automaticamente quando a chave é removida. Isso é útil para evitar que o rádio seja esquecido ligado e acabe com a bateria do carro, além de poupar tempo. Quem não quer usar esse recurso precisa ligar o fio do pós-chave junto com o fio de 12V constante.

O pós-farol é usado em alguns rádios para reduzir o brilho do display quando os faróis estão ligados. Isto também faz bastante sentido, uma vez que ligamos os faróis quando está escuro, e nesses casos o display pode ficar mais fraco para não atrapalhar. Durante o dia, com os faróis apagados, o display fica mais claro para ser visualizado facilmente. Infelizmente nossos políticos mataram esse recurso com a lei imbecil em que somos obrigados a andar com os faróis acesos no sol do meio dia.

Note que os chicotes da Pioneer tem um fio azul que envia 12V apenas quando o rádio está ligado, normalmente indicado como “Remoto”. Esse fio serve para alimentar uma antena amplicada e/ou indicar a um módulo de potência que o rádio está ligado, para que ele ligue também. Nos carros da Volkswagen (pelo menos os que tive contato) esse cabo deve ser desconectado no chicote da Pioneer, do contrário ele vai ser conectado em um fio que também envia 12V e pode causar problemas.

4.5 2 votos
Article Rating
(Visitado 2.045 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/05/25/esquema-de-cores-dos-fios-de-som-gol-g3-e-gol-g5-e-som-automotivo-pioneer/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
GEORGE OLIVEIRA PINHEIRO

Isso me ajudou bastante. Obrigado!

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox