[Unboxing] Cartão Múltiplo ContactLess NuBank #sounu


Unboxing de cartão de crédito é algo que nunca fiz, mas o NuBank pediu para filmar a abertura do envelope e postar com a hashtag #sounu. Então vamos lá… 🙂

O novo cartão foi enviado após oferecerem o uso da função débito. Acabei aceitando para ter mais uma opção, apesar de raramente usar cartão de débito.

O Cartão Múltiplo ContactLess NuBank é o primeiro cartão que tenho que não tem os números na frente em auto relevo. O número vem apenas atrás, serigrafado, junto com as datas e código de segurança.

Confira as fotos e o vídeo do unboxing do Cartão Múltiplo ContactLess NuBank:

Cartão Múltiplo ContactLess NuBank, e adesivo.

Cartão Múltiplo ContactLess NuBank, e adesivo.

Muita gente não sabe, mas os números em auto relevo existem porque lá nos anos 80 as maquinhas eram manuais, sem conectividade, como essa que encontrei no site Disk-Tem:

Máquina de Cartões Manual

Máquina de Cartões Manual

Neste tipo de máquina, coloca-se o cartão em um compartimento, um papel carbonado em cima e puxa-se a parte de cima que pressiona o papel sobre o cartão, de modo que os números do cartão em auto-relevo ficam impressos no papel. Os dados do comerciante também são impressos, os valores são preenchidos manualmente e o cliente assina uma via que fica com o comerciante, para ser entregue ao banco e compensada. Não havia checagem de limites, nem mesmo sabia-se se o cartão ainda estava ativo.  Não sei quem ficava com o prejuízo das eventuais fraudes…

Não cheguei a usar esse tipo de máquina no Brasil. Quando tive meu primeiro cartão as máquinas já eram eletrônicas e discavam para a central usando uma linha telefônica convencional. Mas quando morei no Canadá em 2009 os taxistas ainda usavam esse tipo de máquina manual. Nada de maquinhas 3G. Compreensível, lá a quantidade de vagabundos tentando fraudar o sistema deve ser consideravelmente menor que no Brasil. No Canadá também encontrei lugares onde apenas se preenchia os dados do cartão manualmente em um pequeno formulário que o cliente assinava.

O Cartão Múltiplo ContactLess NuBank não deve funcionar nessas máquinas manuais, se é que hoje elas ainda estejam ativas em algum lugar do mundo. Mas em compensação, ele faz pagamentos sem precisar ser inserido na máquina, que é a nova tendência. Basta aproxima-lo da máquina para pagar. Provavelmente usa RFID. O chip convencional e a tarja magnética também estão presentes para uso em sistemas mais antigos. A função contactless é ativada ao usar o cartão com o chip pela primeira vez.

Ainda nem usei o novo cartão, pois o cartão do NuBank não é o meu principal. O sistema de pontos deles ainda não me convenceu. Imagino que por enquanto ainda é necessário pedir para os comerciantes para usar a função contactless, pois muitos nem devem saber que a máquina tem essa função.

No futuro os cartões contactless devem virar padrão e aumentar a segurança, uma vez que o cartão não sairá mais da mão do cliente nem por um segundo, evitando que um funcionário desonesto copie ou fotografe os dados, enquanto está com o cartão em mãos.

Por outro lado, prevejo que isso vai aumentar a paranoia do pessoal com carteiras anti-RFID e cartões embrulhados em papel alumínio. Existe o temor de que os gatunos poderiam sair por aí com leitores RFID lendo os cartões diretamente das carteiras das pessoas. Na prática isso não vai acontecer porque a geração atual de cartões com RFID usa criptografia nas transações e não dá para simplesmente extrair os dados do cartão assim. É muito mais fácil cometer fraudes onlines ou simplesmente surrupiar a carteira inteira. Ladrão é vagabundo, sempre vai escolher o método mais fácil.

E você, já está usando um cartão ContactLess? Deixe seu comentário…

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 67 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/06/16/unboxing-cartao-multiplo-contactless-nubank-sounu/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Polter

Uso desde 2016 com o lancamento do Samsung Pay. Na epoca o uso era bem restrito, poucos cartoes aceitos, e tinha que praticamente brigar com os comerciantes pq a maioria por ignorância achava que iria fraudar a maquininha, até mesmo nos EUA. Valia a pena pq a Samsung oferecia bons premios para incentivar o uso e era engraçado ver a cara dos comerciantes depois que a transacao era aprovada mesmo ele jurando que não funcionava. Atualmente o uso já se popularizou.

Sobre a fraude do RFID, nao é clonar o cartao, mas alguém aproximar uma maquininha de cartao perto do seu bolso onde tá a carteira com o cartao. Tecnicamente o golpe dá certo, pq para transacoes de baixos valores não se pede senha nos pagamentos por aproximacao.

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox