[Review] Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL – AliExpress


O Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL foi adquirido na AliExpress, loja Shenzhen HuaiYu Technology Ltd., para uso em meu Playstation One.

Com este adaptador é possível usar controladores de Playstation 3 (Dualshock 3) e Playstation 4 (Dualshock 4) no primeiro Playstation, no Playstation 2, Playstation Classic e PCs. Ele também é compatível com uma série de  controladores de terceiros do Playstation 3 e Playstation 4.

Motivação e Compra

Para muita gente, incluindo eu, jogar videogame nos consoles antigos continua sendo uma grande diversão, tão grande ou as vezes até maior que nos consoles modernos. Mas usar controles com fios, geralmente curtos, é algo de que não tenho muita saudade.

Lá nos tempos de criança eu puxava o console para perto de mim, jogava sentado no chão, ligava e desligava fios o tempo todo. Mas hoje eu prefiro o conforto do sofá, preferencialmente sem fios no caminho. Já adquiri inclusive extensores para não ficar com fios esticados e limitados.

O lançamento dos controladores sem fio da 8BitDo para o Super Nintendo, junto com os Retro Receivers SNES, começaram a mudar a esse cenário. O Super Nintendo foi meu primeiro console clássico a ganhar controladores sem fio.

Depois vieram os Joyzz do Krikz e os M30 da 8BitDo para o Mega Drive. Mas ainda faltavam controladores sem fio para o meu Playstation One e para o meu Atari 2600.

Ainda não tenho solução para o Atari 2600, continuo utilizando-o com os bons e velhos joysticks originais CX40 com extensores. Mas para o Playstation One descobri há algum tempo que existe uma solução perfeita: o Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL.

Com o Magic Box P2-BL posso usar um Dualshock 4 no Playstation One, com todos os recursos funcionais, todos os botões, D-Pad, analógicos e até a vibração.

Esta é uma solução ainda melhor que a dos demais consoles, pois não é um controlador de terceiros, o Dualshock 4 é a evolução natural do primeiro Dualshock. O Dualshock é praticamente o bisavô do Dualshock 4, trazendo melhorias e sendo sem fio.

O Magic Box P2-BL não é necessariamente barato, então ficou na minha wishlist por algum tempo. Mas mês passado eu resolvi finalmente compra-lo. Optei pela compra na AliExpress porque foi o melhor valor que encontrei.

Unboxing e Testes

O Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL veio com sua embalagem original dentro de uma caixinha de papelão, de modo que não sofreu avarias no transporte.

Na frente da embalagem destacam o uso de controladores de PS3 e PS4 no PS2, sem menções ao PS1 ou ao PS Classic. Destacam também a funcionalidade de Turbo e de personalizar as funções dos botões.

Na parte traseira falam novamente do uso de controladores do PS3 e do PS4 no PS2, e dessa vez mencionam também os PCs. Novamente não há menção ao PS1 ou ao PS Classic.

Até entendo a falta do PS Classic, pois o suporte à ele foi adicionado recentemente, e é preciso inclusive atualizar o firmware para que funcione. Mas por que omitir o PS1?

Há um diagrama mostrando como usar o Magic Box P2-BL em cada caso. No caso do PS2, conecta-se o Magic Box P2-BL no console e os controladores são conectados no Magic Box P2-BL. Note que, no caso dos dispositivos sem fio, a conexão com fio é feita para registrar o dispositivo no primeiro uso, tal qual fazemos também no Playstation 3 e Playstation 4. Depois disso o cabo pode ser removido e joga-se sem fio. O registro não é perdido quando os dispositivos são desligados.

No caso do PC, um cabo USB (não incluso) precisa ser usado para conectar a porta microUSB do Magic Box P2-BL em uma porta USB do PC. E a conexão dos controladores ocorre da mesma forma que no Playstation 2.

A embalagem ainda destaca a interface USB que permite a troca a quente, o firmware atualizável, o suporte a vibração e ao padrão XInput.

A fabricante do produto é a Brook Design, LLC. que fabrica uma série de outros produtos, inclusive outros tipos de adaptadores que permitem a interoperabilidade de diversos controladores e consoles.

Dentro da embalagem temos, além do adaptador, um manual de instruções em chinês e inglês, que explica como registrar os controladores e usar as funções de turbo e personalizações de botões. Dois adesivos com o logotipo da Brook também estão na embalagem.

O Magic Box P2-BL tem um fio com um plug de controlador de PS1/PS2, uma chave para selecionar entre PS2 e PC, um botão, um LED, uma porta microUSB para conectar no PC, e uma porta USB para conectar o controlador.

Note que cada Magic Box P2-BL suporta um único controlador. Para ligar dois controladores em um console é necessário usar dois Magic Box P2-BL.

Esta é uma lista de controladores compatíveis, que estão no anúncio do Magic Box P2-BL na AliExpress e no  site da Brook:

  1. HORI PRO V4
  2. HORI Dead or Alive 5 Last Round
  3. HORI Real Arcade Pro.3
  4. HORI Real Arcade Pro.4 Premium VLX
  5. HORI Fighting Edge 刃
  6. HORI PS3 Hori Fighting Min3
  7. HORI REAL ARCADE PRO.V SILENT HAYABUSA
  8. HORI Pad 3 Pro Contoller
  9. HORI Real Arcade pro V HAYABUSA silent 2017 version
  10. QANBA Drone
  11. QANBA Q1
  12. QANBA Q4
  13. Venom Arcade Stich PS4/PS3
  14. KDiT 2013 Snake
  15. MadCatz TE2
  16. MadCatz Street Fighter Tournament Edition S
  17. MadCatz Street Fighter®V Arcade FightStick™ Tournament Edition 2+ for PS4 & PS3
  18. MadCatz Street Fighter®V Arcade FightStick™ Alpha for PS4 & PS3
  19. MadCatz Street Fighter®V FightPad PRO™ for PS4 & PS3
  20. SEGA Virtua Stich High Garde PS3
  21. Etokki Omni Arcade Stick -Sanwa Edition
  22. Activision 吉他英雄Live
  23. Nacon nacon revolution
  24. Razer Raiju Gaming Controller
  25. Razer Panthera Arcade Stick
  26. Etokki: Omni Arcade Stick -Sanwa Edition
  27. ToToTEK PS2 to SNES Adapter
  28. Mayflash: Arcade Fighting Stick MF002 for Xbox360 / PS3 / PC
  29. Mayflash: Arcade Fighting Stick PC042 PS2 / PS3 / PC
  30. Natec: Genesis P65 Gamepad for PS3&PC
  31. PS3 HKS racing controller

Nos site também há uma tabelinha que indica qual botão corresponde a qual em cada sistema. O mapeamento é o mais trivial possível. Note que a tabela inclui PS1 e PS Classic:

Mapeamento de botões do Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL.

Mapeamento de botões do Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL.

Confira as fotos do unboxing do Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL:

Veja também o vídeo do unboxing e teste do Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL:

Apesar da embalagem do Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL não fazer menção ao primeiro Playstation, os controladores do Playtation 2 são compatíveis com os do Playstation 1, então não tive qualquer problema em fazer o Magic Box P2-BL funcionar no meu Playstation One.

Jogar com o Dualshock 4 no Playstation One é ótimo. Testei vários tipos de jogos e tudo funcionou perfeitamente: botões, d-pad, joysticks analógicos, vibração, etc. Não notei nenhuma latência. Confira os meus últimos vídeos de gameplay do Playstation One em que já joguei com o Dualshock 4:

Conectei recentemente o Magic Box P2-BL para fazer a atualização de firmware e a atualização foi bem tranquila. Basta colocar a chave na posição XID, e conectar o dispositivo no PC com o botão pressionado para entrar no modo de atualização. Com o software disponibilizado pela Brook fiz a atualização em poucos segundos.

Aproveitei para verificar como fica o mapeamento de botões no PC. No teste do Windows com o Dualshock 4 notei que ambos D-Pad e direcional analógico são mapeados como direcional analógico. Quadrado, Triãngulo, X, Círculo, L1, L2, R1, R2, Share e Options se comportam como 10 botões digitais. O segundo analógico, L3 e R3  ficam sem função. É estranho, pois conectando o Dualshock 4 diretamente no Windows tudo é identificado separadamente e corretamente. Talvez em jogos que suportem o XInput o Magic Box P2-BL identifique todos os recursos.

Note que não fiz testes com o Playstation 2 nem com o Playstation Classic porque não os tenho. Também não fiz testes com o Dualshock 3, pois não pretendo utiliza-los com o Magic Box P2-BL. Deixei também de fazer mais testes com PCs, pois o Dualshock 4 se conecta via Bluetooth diretamente nos PCs com Windows, e o Dualshock 3 eu também não tenho interesse de usar no PC. Por fim, também não fiz testes com controles alternativos, como o Volante Logitech G29.

Antigamente eu costumava fazer todos os tipos de testes com este tipo de produto para deixar o artigo bem completo. Mas tenho notado que não venho obtendo retorno nesses meus artigos sobre consoles clássicos e acessórios. Minha impressão é que ninguém lê, então tenho limitado meus testes às funcionalidades que me interessam.

Rastreamento

Estas são as informações de rastreamento do pacote obtidas no sistema da AliExpress:

2019.06.04 18:22 (GMT-7): Delivery successful
2019.05.30 21:31 (GMT-7): Cleared customs
2019.05.30 13:34 (GMT-7): Started customs clearance process
2019.05.30 13:31 (GMT-7): Accepted by Last Mile Carrier
2019.05.24 09:13 (GMT-7): Departed country of origin
2019.05.22 09:11 (GMT-7): Shipment accepted by airline
2019.05.21 09:13 (GMT-7): Shipment left country of origin warehouse
2019.05.20 18:41 (GMT-7): Shipment at country of origin warehouse
2019.05.20 18:11 (GMT-7): Shipment dispatched

Através do código LP + 15 dígitos, que aparece no sistema da AliExpress, é possível obter o código do ePacket postado na Suécia (LB + 9 dígitos + SE), usando o sistema do site Cainiao, que apresenta as seguintes informações:

Delivered
2019-06-04 18:22:00

Import clearance success
2019-05-30 21:31:00

Import clearance start
2019-05-30 13:34:00

Arrive at destination country
2019-05-30 13:31:00

Hand over to airline
2019-05-24 09:13:00

Depart from transit country or district
2019-05-23 19:40:00

Arrive at transit country or district
2019-05-23 17:49:00

Received by line-haul
2019-05-22 09:11:00

Outbound in sorting center
2019-05-21 09:13:06

Inbound in sorting center
2019-05-20 18:41:29

Accepted by carrier
2019-05-20 18:11:29

E estas são as informações obtidas no site do Correios:

04/06/2019
18:22
Objeto entregue ao destinatário
04/06/2019
10:28
Objeto saiu para entrega ao destinatário
03/06/2019
03:47
INDAIATUBA / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP para Unidade de Distribuição em REMOVIDO / SP
31/05/2019
05:44
CAJAMAR / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP
30/05/2019
21:32
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP
30/05/2019
21:30
Fiscalização Aduaneira finalizada
30/05/2019
13:33
Objeto recebido pelos Correios do Brasil

Tabela-Resumo

Esta é a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL
Nome Original:Brook Super Converter Adapter for PS3 PS4 to PS2 Controller Adapter use PS3/PS4 Fightstick Gamepad Play on PS2 Console
Loja:AliExpress | Loja: Shenzhen HuaiYu Technology Ltd.
Valor:R$ 176,57
Valor atual:R$ 166,88 (US$ 40,78)
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Visa Internacional
Tipo de Frete:AliExpress Standard Shipping
Valor do Frete:Gratuito
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:17/05/2019
Data de Envio:20/05/2019
Data de Entrega:04/06/2019
Tempo em Trânsito:15 dias
Conteúdo Declarado:Mini USB Cont
Tipo de Conteúdo Assinalado:Others
Valor Declarado:USD 13.50
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

Considerações Finais

O Adaptador de Controle Playstation PS3/PS4 para PS2/PS1/PC Brook Game Controller Super Converters Magic Box P2-BL cumpre o que promete. Aliás, cumpre até mais do que promete se considerarmos que ele funciona com o Playstation One, sendo que este sistema não é mencionado na embalagem.

Meus Dualshock originais terão descanso a partir de agora, pois tenho usado apenas os Dualshock 4 para jogar no Playstation One. Até o momento não encontrei nenhum problema e nenhuma falha. Até coloquei um segundo Magic Box P2-BL na minha wishlist, para que o segundo jogador também possa jogar sem fio. Porém essa é uma aquisição de baixa prioridade e provavelmente esperarei alguma promoção.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . Se você também quiser fazer suas compras na AliExpress, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (08/05/2023):  Os vídeos de gameplay foram removidos pois foram excluídos pelo Youtube com a exclusão do nosso antigo canal. Inscreva-se no novo canal para ver os novos vídeos.

5 1 voto
Article Rating
(Visitado 90 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/06/22/review-adaptador-de-controle-playstation-ps3-ps4-para-ps2-ps1-pc-brook-game-controller-super-converters-magic-box-p2-bl-aliexpress/

Inscrever
Notificar sobre
guest

8 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
ToGrogue

Eu leio! 😀
Mas concordo que é um “nicho” bem específico de leitores… De qualquer forma, independentemente das análises, a qualidade dos textos não cai… Parabéns!

Rafael

Eu leio, mas recebo por e-mail as postagens, então não deve contar nas pageviews.

Ariel

Também lendo aqui! Parabéns pela postagem mestre!

Fernando Bersotti

Opa eu leio sempre. Sou fá de retrogames e leitor fiel aqui!

Rafael Lima

Produto bem interessante. Jogar PS1 com o DS4 deve ficar muito bom.

Bismarck

Comprei um modelo desse adaptador mais recente que adiciona outros controles bluetooth na compatibilidade, mas eu tenho controles de PS3 e nenhum funcionou via wireless, somente pelo cabo. Não sei se é um defeito do produto ou se realmente não há mais essa compatibilidade. Com o DualShock 4 funcionou perfeitamente.

Oliney Fernandes

Nossa cara! Eu adoro reviews e análises e comentários excelentes como o seu. Deveria ter mais leitores. Parabéns. Perfeito.
Tenho PS2 e PS3. Deu até vontade comprar pra testar. mesmo sendo o preço de um controle paralelo de PS4.

Editado pela última vez em 3 anos atrás por Oliney Fernandes
Tulio

Eu comprei esta semana baseado nesta review! Não sei se é um modelo mais atualizado que virá. Comprei um psone com a tela LCD da Sony para relembrar os velhos tempos mas esta difícil acostumar com fios.

8
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox