Ajuste automático de data e hora nos Telefones Sem Fio Panasonic KX-TGF574S – Problemas e Soluções


Recentemente mostrei aqui no Skooter Blog o review do Sistema de Telefones Sem Fio Panasonic KX-TGF574S. Na ocasião eu mencionei que instalei no celular o aplicativo  “Link p/ Cell” (“Link to Cell”) para que ele ajustasse data e hora do sistema de telefones automaticamente. Como o celular mantém o horário sempre correto através das informações da operadora, eu não preciso me preocupar em ajustar o telefone periodicamente.

Mas eu comecei a notar que eventualmente os telefones apresentavam data e hora incorreta. Se eu não interferisse, voltava ao normal após algum tempo. Logo percebi o que estava acontecendo.

Por padrão, o Sistema de Telefones Sem Fio Panasonic KX-TGF574S também ajusta data e hora de acordo com as informações fornecidas pela operadora de telefonia fixa. Essas informações vem pelo protocolo FSK, junto com a identificação da chamada. Então o desajuste acontecia sempre que alguém ligava para o meu telefone fixo.

No caso do Vivo Fibra, a data e o horário que vem são os que estão ajustados no ONT da Vivo, que no meu caso é o Askey RTF3505VW-N1. Com a versão do firmware que está instalada (BR_SV_g000_R3505VWN1001_s26) ele simplesmente não permite ajustar data e hora de jeito nenhum. Nem pela interface personalizada da operadora, nem pela interface padrão. Em versões anteriores do firmware até havia opção no menu para isso, mas simplesmente removeram. Coisas da Vivo…

Quando o ONT está em modo roteador (router) ele sincroniza o horário com algum servidor via Internet, então fica sempre com a hora certa. Mas eu uso o  Askey RTF3505VW-N1 em modo bridge (ponte), pois prefiro manter o meu ASUS RT-AC86U como roteador. Dessa forma o Askey RTF3505VW-N1 não ajusta o horário. Inicia em 01/01/1970 quando é ligado e conta a partir daí. No momento em que escrevo este artigo ele está em 06/02/1970 e não há nada que eu possa fazer.

Eu até poderia deixar dois roteadores, NAT 1:1, aquela gambiarra toda, mas o Askey RTF3505VW-N1  com o firmware BR_SV_g000_R3505VWN1001_s26 da Vivo também não permite o uso de NAT Loopback, que é essencial para mim.

Não tenho solução para o Askey RTF3505VW-N1, mas no Sistema de Telefones Sem Fio Panasonic KX-TGF574S a solução é fácil. Basta configura-lo para não ajustar data e hora a partir dos dados enviados pela operadora. Apesar de escondida, há uma opção para isso documentada no manual: em um dos fones, basta pressionar MENU + #226. Vai aparecer a opção “Time adjust”, cujo valor padrão é “Caller ID auto”. Basta trocar para “Manual” e salvar.

Agora o meu Sistema de Telefones Sem Fio Panasonic KX-TGF574S ajusta a hora apenas a partir do meu celular, que está com o aplicativo “Link p/ Cell” (“Link to Cell”). O ajuste costuma ocorrer sempre que o celular se conecta ao telefone via Bluetooth. Desde então, data e hora no KX-TGF574S estão sempre corretas.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 37 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/07/01/ajuste-automatico-de-data-e-hora-nos-telefones-sem-fio-panasonic-kx-tgf574s-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
rubens ricardo padial

Excelente dica, resolveu.
Obrigado.
Bom dia…

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox