[Dicas da Tec Toy] Astro Warrior – Master System


Astro Warrior para o Master System foi lançado pela Sega em 1986. É um shoot’em up vertical com power ups que podem ser coletados para aumentar a velocidade e o poder de fogo.

O jogo tem 1 Mega e me recordo que na época ele era um tanto desdenhado por não ter final, algo que remete aos tempos do Atari 2600, cuja maioria dos jogos era “infinitos”, voltando à primeira fase após a última, apenas com mais dificuldade, se repetindo indefinidamente. O Astro Warrior tem 3 fases, e após completa-las o jogo começa novamente, com uma dificuldade maior.

Hoje vejo que esse desdém era um tanto injusto, uma vez que o Astro Warrior tem gráficos bonitos, música decente e é um jogo divertido.

Astro Warrior é um dos jogos que estavam disponíveis na locadora que eu frequentava. Me recordo de te-lo alugado pelo menos duas vezes. Ele foi lançado no Brasil pela Tec Toy em 1991, e sua capa  pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa do Astro Warrior da Tec Toy.

Capa do Astro Warrior da Tec Toy.

A história do jogo aparece na traseira da caixinha, como segue:

Astro Warrior leva você à imensidão do universo, numa batalha emocionante contra poderosas estações e naves inimigas.

Atire rápido. Atire na hora certa. A precisão será sua maior aliada.

Neste jogo de aventura espacial, as chances estão contra você, e a única saída é tornar sua nave mais forte e com mais armas. Mas para isso você precisa ser um verdadeiro campeão.

Prepare-se para muita ação, pois qualquer descuido pode levá-lo ao fim do jogo.

Cinco anos mais tarde a Tec Toy modificou o Astro Warrior, transformando-o no Sapo Xulé S.O.S. Lagoa Poluída, que foi lançado em 1996. Trocaram a abertura, os sprites do jogo e transformaram o preto do espaço no verde da lagoa poluída.

Certamente foi uma forma que a Tec Toy encontrou de se aproveitar do sucesso do personagem e dar uma sobrevida ao console de terceira geração, em uma época em que os consoles da quinta geração já despontavam.

A capa de Sapo Xulé S.O.S. Lagoa Poluída pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa do Sapo Xulé S.O.S. Lagoa Poluída da Tec Toy.

Capa do Sapo Xulé S.O.S. Lagoa Poluída da Tec Toy.

A nova historinha na traseira de caixinha ficou assim:

Três ganaciosos cientistas uniram-se num projeto ambicioso: construir um complexo secreto de usinas submarinas processadoras de lixo, que poderiam gerar energia barata, porém, com grande prejuízo para a natureza. Resolveram instalar as usinas no brejo e, a bordo de três submarinos ultramodernos, colocaram o projeto em andamento.

Em pouco tempo, o fundo da lagoa já estava repleto de lixo: eram pneus, garrafas, latas, tambores, botas e mais uma infinidade de outros detritos utilizados como matéria-prima pelas usinas. A vida dos animais da região já estava ameaçada!

Os seres do brejo, desesperados, foram consultar o velho sábio Cágado Adão que, sem demora, encontrou uma forma de eliminar o lixo do fundo da lagoa, destruir as usinas e ainda expulsar os invasores: construiu uma poderosa nave submarina munida com uma metralhadora laser e duas armas com grande poder de fogo, que funcionavam sincronizadas com o movimento da nave.

O Sapo Xulé foi escolhido para realizar a missão e, pilotando o submarino especial, partiu rumo ao fundo da lagoa onde estavam instaladas as usinas.

Pelo rada, os cientistas detectaram o perigo e imediatamente refugiaram-se em seus poderosos submarinos. Utilizando-se do lixo submerso, os bandidos construíram armas terríveis para enfrentar o Sapo Xulé. Eram garrafas-torpedos, pneus-bombas, naves-parafusos, cascas de bananas giratórias e muitas outras engenhocas letais comandadas à distância e que deveriam proteger as usinas, os submarinos e ainda destruir o Sapo Xulé.

Numa guerra submarina com forças tão equilibradas, a vitória só poderá pertencer aos mais inteligente e hábil dos guerreiros.

E agora a minha principal contribuição para a comunidade: o folheto que a Tec Toy me enviou com as dicas do Astro Warrior lá nos anos 90, época do saudoso Master Club. A versão com o Sapo Xulé ainda não existia na época, mas as dicas naturalmente valem para ela também.

O folheto segue o formato tradicional, com uma única folha de formulário contínuo, com impressão matricial. Ele contém o enredo, o objetivo e uma única dica para passar pelos chefes (as naves mães), que na verdade é até um tanto óbvia.

Confira o folheto com as dicas do Astro Warrior digitalizado:

Dicas Tec Toy - Astro Warrior - Master System

Dicas Tec Toy – Astro Warrior – Master System

Para completar, fiz dois videozinhos, um demonstrando o Astro Warrior, e outro demonstrando o Sapo Xulé S.O.S. Lagoa Poluída, ambos feitos com o hardware original e nada de emulação, como de costume. Confira:


Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 19 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/07/23/dicas-da-tec-toy-astro-warrior-master-system/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Iuri Fiedoruk

Este jogo me lembra Star Force do Famicom, que eu joguei muito. E morri muito, eheheh.

Polter

Então quando a Tec Toy lancou o Sapo Xulé, o Astro Warrior já havia sido lançado há 10 anos e ainda nao estava obsoleto.

Rafael Lima

Joguei muito esse joguinho do Sapo Xule.

Victor Hugo Arruda Sipoli

Em casa fazíamos competição de quem ganhava mais pontos no Astro Warrior

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox