Sessão Retrogamer de Sábado com Limpeza dos Contatos dos Cartuchos e Slot


Fazer faxina de sexta-feira após o trabalho é cansativo, mas uma vantagem é que libera o sábado para uma sessão retrogamer, que dessa vez foi na TV CRT.

Comecei com o Master System II, e já levei logo o frasco de álcool isopropílico e um cotonete porque da última vez que joguei percebi que as vezes colocava o cartucho, mas o console carregava o Alex Kidd in Miracle World da memória. Precisava desencaixar um pouco o cartucho para pegar. Isso é sintoma de contato do cartucho ou slot do console sujos.

Passando um cotonete com álcool isopropílico nos contatos do cartucho foi bem fácil resolver esse problema. Colocando e retirando o cartucho com os contatos ainda úmidos no console algumas vezes também limpou o slot, pelo menos o suficiente para adiar uma abertura e limpeza completa.

Após essa limpeza rápida o Master System II passou a funcionar perfeitamente com todos os meus poucos cartuchos, pegando de primeira e sem malabarismos.

Infelizmente ainda não tenho uma forma de fazer transmissões ou capturas de vídeo na TV CRT. Então confira algumas fotos:

As labels dos cartuchos estão ruinzinhas, pois infelizmente já os comprei assim. Mas vou mante-los com as labels originais, pois não vejo necessidade de trocar enquanto elas ainda estão legíveis.

Muitos dos problemas dos videogames nos anos 80/90 poderiam ser resolvidos com álcool isopropílico, muito mais eficaz que ficar soprando cartuchos. É uma pena que na época quase ninguém sabia o que é álcool isopropílico.

Ainda não perdi a habilidade no Jogos de Verão e consigo superar o conjunto de recordes de cada modalidade que vem no jogo por padrão. Quando era criança fiquei feliz quando consegui colocar meu nome na tabela de recordes pela primeira vez, e me decepcionei quando desliguei o console e os recordes sumiram. 🙁

Depois de passar pelos cartuchos do Master System II, parti para o Atari 2600. Nele joguei uma partida de Condor Attack, jogo que só funcionar nas TVs CRT, pois usa taxas de atualização um tanto bagunçadas e oscilantes que causam instabilidade nas TVs LCD, seja com o Framemeister, seja com o OSSC. Até mesmo na TV CRT ele eventualmente rola a tela ao alterar a taxa de atualização.

E consegui uma pontuação boa (24484 pontos) para quem não jogava há tanto tempo. Meu pai nunca gostou muito de videogames, mas quando eu era criança insistia tanto para ele jogar que de vez em quando ele concordava. E quando pedia para escolher o jogo ele quase sempre escolhia o Condor Attack.

É um jogo que muitas vezes é considerado uma versão piorada de Demon Attack ou Phoenix, mas eu gosto dele. Tenho ele desde os anos 80 até hoje em um cartucho da Dactar, junto com Damas, Star Master, e Frogger.

Cartucho de 4 Jogos Dactar com Condor Attack, Damas, Star Master, e Frogger; e Caixa de Cartucho de 4 Jogos Apple Vision com Ursinho Esperto, Tron, Pinball, e Volley

Cartucho de 4 Jogos Dactar com Condor Attack, Damas, Star Master, e Frogger; e Caixa de Cartucho de 4 Jogos Apple Vision com Ursinho Esperto, Tron, Pinball, e Volley

E junto com o último Atari 2600 que comprei, veio também um outro cartucho da Dactar que inclui o Condor Attack, mas dessa vez junto com Amidar, Astro Blast, e Bobby is Going Home.

Cartucho Dactar com 4 jogos

Cartucho Dactar com 4 jogos

E a sessão de sábado acabou assim. No domingo eu fiz mais uma sessãozinha, mas dessa vez no Analogue Mega Sg, tudo com transmissão ao vivo no canal do Skooter Blog no Youtube.

Os jogos da vez foram Aztec Adventure, Super Cross, Fantasy Zone II, Mônica no Castelo do Dragão, Wonder Boy in Monster Land e Forgotten Worlds e já estão todos na minha Playlist do Master System, atualmente com 85 vídeos.

Até a próxima.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 13 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/08/05/sessao-retrogamer-de-sabado-com-limpeza-dos-contatos-dos-cartuchos-e-slot/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox