[Review] Envios Diretos – Redirecionamento de Encomendas – Compre nos EUA e receba no Brasil


Neste artigo vamos falar sobre a Envios Diretos, a empresa de redirecionamento de encomendas que venho usando nos últimos 2 anos para receber no Brasil as compras que faço nos EUA.

Depois de algumas experiências não muito boas com outras empresas, a Envios Diretos passou a ser minha escolha na hora de redirecionar as compras que faço na Amazon, no eBay, na loja da Analogue, e em qualquer outra loja dos EUA que eu decida comprar.

Ao se cadastrar gratuitamente na Envios Diretos, você recebe um endereço nos EUA, para o qual pode enviar os pacotes adquiridos nos EUA ou qualquer outro lugar do mundo que envie para os EUA. Quando o pacote chega, eles recebem, fotografam e te avisam por e-mail. Você pode entrar no sistema, ver as fotos, e escolher um tipo de frete para envia-lo para o Brasil.

Se preferir, também pode aguardar a chegada de outro(s) pacote(s) para enviar os produtos juntos (consolidar), dividir o conteúdo de um pacote em dois ou mais pacote menores, ou mesmo enviar instruções personalizadas do que deseja que seja ser feito.

Site da Envios Diretos.

Site da Envios Diretos.

Por que usar um serviço de redirecionamento de encomendas?

E por que não enviar diretamente para o Brasil? São vários os motivos:

  1. Muitas lojas dos EUA, como a loja da Analogue, não enviam para o Brasil por motivos diversos. Com um endereço nos EUA contornamos essa limitação.
  2. Muitas lojas, como a Amazon, enviam alguns produtos para o Brasil, mas cobram todos os impostos de importação antecipadamente, seja qual for o valor do produto. Usando o serviço da Envios Diretos, dependendo do tamanho do pacote, valor do produto, valor declarado, tipo de frete, etc. podemos nem ser tributados. Eu mesmo só paguei imposto em um pacote dos sete que eles já me enviaram.
  3. Algumas lojas enviam apenas usando serviços de courier, em que os impostos de importação são sempre cobrados, incluindo ICMS, e taxas da transportadora, chegando a 100% ou mais. A Envios Diretos envia pelo USPS, de modo que dependendo do conteúdo, valor declarado, modalidade de frete, tamanho do pacote, etc. o pacote pode não ser tributado. E mesmo quando há tributos, vários estados no Brasil (incluindo São Paulo) não cobram o ICMS quando o envio foi feito pelo USPS.
  4. As vezes queremos comprar vários itens pequenos, leves, e baratos em lojas diversas, e o frete para o Brasil acaba saindo muito mais caro que os produtos. A Envios Diretos pode receber vários pacotes pequenos e consolida-los em um único pacote maior, inclusive descartando embalagens se o cliente desejar. Com isso é possível economizar bastante no frete. O armazenamento dos pacotes por até 90 dias é grátis.
  5. O contrário também é possível. Podemos dividir o conteúdo de um pacote maior em dois ou mais pacotes menores para poder usar uma modalidade de frete mais barato, e chamar menos a atenção na alfândega, possivelmente escapando dos impostos. Eu fiz isso com um pacote do qual falarei no próximo artigo: dividi o conteúdo em dois ePackets, paguei mais barato do que pagaria por um único pacote grande, e ainda escapei dos impostos de importação.

Por que escolher a Envios Diretos?

Como eu disse anteriormente, tive algumas experiências ruins com outras empresas, até que encontrei na Envios Diretos um atendimento e serviço bem acima das minhas expectativas.

Eis algumas das vantagens que posso destacar:

  • Não há taxa de cadastro. O cadastro é gratuito e só pagamos quando queremos encaminhar um pacote, após ele ter sido recebido e fotografado.
  • Não há taxas mensais ou anuais. Pagamos somente pelo que usamos, e os preços são bons.
  • O agrupamento de caixas é gratuito. Muitas empresas cobram serviços de consolidação.
  • Quando um pacote é entregue logo já recebemos as fotos. Algumas empresas demoram para processar os pacotes e deixam os clientes agoniados na espera.
  • Não há custo adicional por pacote recebido. Muitas empresas cobram por cada pacote recebido, inviabilizando as compras pequenas para consolidar. A Envios Diretos cobra apenas por pacotes enviados.
  • Otimização de pacotes para caixas menores sem custo adicional. Algumas lojas, como a Amazon costumam exagerar no tamanho das caixas. Tem casos em que mais da metade do volume da caixa é preenchido com almofadas de ar. Caixas grandes tendem a pesar mais (frete mais caro) e chamam mais a atenção na alfândega (possíveis impostos). Algumas empresas de redirecionamento cobram para reduzir o tamanho da caixa. A Envios Diretos faz isso gratuitamente.
  • Sem cobrança de taxas alfandegárias antecipadamente. Caso um pacote seja tributado, pagamos o imposto diretamente através do sistema do Correios. Se o pacote não for tributado não há cobrança.  Algumas lojas e até alguns serviços de redirecionamento cobram impostos antecipados.
  • Valor do frete não declarado. Algumas empresas de redirecionamento colocam obrigatoriamente o valor do frete no formulário da alfândega. No Brasil, quando um pacote é tributado o valor do imposto é calculado sobre o valor do produto e mais o frete. A Envios Diretos não declara o valor do frete, de modo que se formos tributados normalmente pagaremos o imposto apenas sobre o valor do produto.
  • Remente pessoa física.  Os pacotes da Envios Diretos vem com o remetente como pessoa física, de modo que o pacote pode se enquadrar na instrução normativa da Receita Federal que isenta de impostos pacotes enviados por pessoa física cujo valor seja de até 50 dólares americanos. Algumas outras empresas de redirecionamento enviam como pessoa jurídica.
  • Sem taxas ocultas. No site existe uma calculadora que pode ser usada para estimar quanto gastaremos para enviar um pacote, incluindo as taxas do USPS e as da Envios Diretos. O valor que aparece ali é o que vamos realmente pagar. Em muitas empresas há taxas ocultas de todo tipo: taxa de embalagem, taxa para usar cartão, taxa para enviar como presente, valor de seguro que não aparece na calculadora, etc. Na Envios Diretos não tem nada disso. Não há taxas ocultas.
  • Formulário da alfândega preenchido como o cliente desejar. É o cliente quem escolhe o conteúdo e os valores que serão declarados. Já usei empresa que mudou a descrição de conteúdo que eu coloquei, me fazendo correr o risco de ser multado por declarar um conteúdo falso. A Envios Diretos sempre colocou exatamente o que eu pedi.
  • Pagamento via PayPal e Bitcoin. O pagamento pode ser feito via PayPal cobrando diretamente no cartão de crédito internacional, em dólares ou reais, à escolha do cliente. Quem preferir ainda pode pagar em Bitcoin e ficar isento do IOF.
  • Caixas sem logotipos. A Envios Diretos tira os logotipos de lojas das caixas. Logotipos chamam a atenção na alfândega e aumentam o risco de um pacote ser tributado.
  • Eliminação de invoices e etiquetas. Etiquetas de preço e invoices podem ser removidos a pedido do cliente, sem custo adicional, minimizando o risco de tributação caso o cliente esteja declarando um valor mais baixo. Algumas outras empresas não fazem isso, e outras até forçam a declaração do valor que está na invoice, sem deixar a escolha para o cliente.
  • Comunicação 100% em português. Muita gente não usa serviços de redirecionamento por não dominar o inglês e ter medo de fazer alguma bobagem. Às vezes a empresa até tem um site em português, mas os atendentes não dominam o idioma completamente e dificultam alguns tipos de pedidos. A Envios Diretos fala português do Brasil. Tanto o site quanto o atendimento são em português. É uma empresa familiar fundada por brasileiros, que entendem as particularidades, burocracias e dificuldades que nos são impostas por Receita Federal, Correios, etc.

Tutorial

Usar os serviços da Envios Diretos é bastante simples. Confira aqui algumas dicas.

Criação de Conta

Parar criar a conta basta clicar no link “Cadastre-se” no canto superior direito do site. Aparece então o formulário em que você deve preencher com seu e-mail, dados pessoais e endereço. Em “Como ficou sabendo da Envios Diretos?”, selecione “Blog” e escreva “Skooter Blog”.

Criação de Conta na Envios Diretos.

Criação de Conta na Envios Diretos.

Seu endereço nos EUA

Após fazer o login no site, na tela principal você vê alguns de seus dados, incluindo o seu endereço nos EUA. É para ele que você deve enviar seus pacotes.

Envios Diretos - Seu endereço nos EUA.

Envios Diretos – Seu endereço nos EUA.

Calculadora de Envios

Ainda na tela principal, é possível visualizar um link “Calcular Frete”. Clicando nele você pode colocar o peso de seu pacote e o valor que será declarado. Clique então em “Estimar o valor” para ver uma estimativa de quando custará para enviar seu pacote, em cada uma das três modalidades que o site oferece.

Calculadora de Frete na Envios Diretos.

Calculadora de Frete na Envios Diretos.

O ePacket não tem seguro, mas é a modalidade mais barata e a que tem menos chances de o pacote ser tributado. O desembaraço aduaneiro é feito em Curitiba. Tem um limite de 4 libras (1,81 Kg).

Priority e Express tem opção de seguro, mas também tem mais chances de serem tributados. O desembaraço aduaneiro é feito no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente. O limite é de 66 libras (29,93 Kg).

Lojas como a Amazon costumam indicar o peso do produto. Lembre-se que o peso será um tanto maior com a embalagem, então deixe alguma folga na hora de fazer o cálculo.

Pacotes Recebidos

No menu da esquerda temos um item “Pacotes Recebidos”, onde aparecem os pacotes que chegaram para você no endereço oferecido pela Envios Diretos. Ali aparece peso e código de rastreamento do pacote.

As fotos dos pacotes também aparecem nessa seção. Veja algumas das fotos que a Envios Diretos tirou dos pacotes que eu recebi.

Envios Pendentes

Ainda no menu da esquerda temos o item “Envios Pendentes”, onde aparece o status de todos os pedidos, tanto em andamento quanto concluídos, incluindo quantidade de caixas, peso, valor, etc. Clicando em cada um deles aparecem detalhes sobre os valores cobrados, destinatário, e declaração alfandegária.

Envios Pendentes na Envios Diretos.

Envios Pendentes na Envios Diretos.

Preparar Envios

Neste item, que fica no canto superior direito do site, é possível pedir o envio de pacotes que tenham chegado. É ali que se escolhe o método de envio, se preenche o documento alfandegário, e eventuais instruções. Fico devendo um screenshot pois no momento não tenho nenhum pacote pendente. Após pedir o envio um pedido de cotação será feito e em pouco tempo a Envios Diretos passa o valor, de acordo com os serviços solicitados.

Meus Envios

No item “Checar Meus Envios”, que fica também no menu superior, é possível verificar todos os pacotes que foram enviados pela Envios Diretos para você, com data, hora, código de rastreamento, peso, e método utilizado.

Meus Envios na Envios Diretos.

Meus Envios na Envios Diretos.

Minhas Experiências com a Envios Diretos

Como já comentei anteriormente, no momento em que escrevo esse artigo já utilizei os serviços da Envios Diretos por seis vezes, sendo que na última delas dividi o conteúdo em dois pacotes, então foram sete pacotes no total.

Já escrevi artigos de reviews dos produtos adquiridos nas cinco primeiras experiências, onde também mostro os detalhes de rastreamento, datas, e unboxing. Confira os artigos:

  1. [Review] HD Externo Seagate Expansion 8TB USB 3.0 (STEB8000100) – Amazon
  2. [Review] Analogue Super Nt – Super Nintendo em FPGA c/ saída HDMI
  3. [Review] Sistema de Telefones Sem Fio Panasonic KX-TGF574S – Amazon
  4. [Review] Analogue Mega Sg – Mega Drive em FPGA c/ saída HDMI Full HD
  5. [Review] Super Nintendo Original NTSC PCB SHVC-CPU-01 CPU/PPU1/PPU2 2/1/3

A sexta experiência será mostrada no próximo artigo aqui no Skooter Blog, e trata-se de mais um Super Nintendo. Os componentes foram divididos em dois pacotes para serem enviados ePacket, assim ficou mais barato que um único pacote na modalidade Priority. E o melhor: não foi tributado!

Ao todo foram quatro pacotes enviados na modalidade First Class (que agora foi substituída pelo ePacket, que oferece os mesmos serviços mas é mais barato), dois enviados na categoria ePacket, e um enviado na categoria Priority. Todos chegaram em perfeitas condições, com as descrições e valores exatamente como pedi. Apenas um deles foi tributado, justamente o da categoria Priority, que tem mais chances de ser tributado que a categoria ePacket, onde o risco é mais baixo.

Considerações Finais

Estou bastante satisfeito com os serviços da Envios Diretos. Se continuarem trabalhando assim não devo procurar por outro serviço de redirecionamento tão cedo.

Este é o tipo de serviço em que não dá para arriscar, pois uma vez que a empresa está com o seu pacote, não dá mais para voltar atrás. Já passei por isso com outra empresa e acabei tendo de pagar por uma série de taxas ocultas para que enviassem meu pacote. Então ainda que apareça algum serviço mais barato, eu devo continuar com a Envios Diretos que eu já conheço e confio.

Se você também quiser fazer suas compras nos EUA ou em outros países com redirecionamento pela Envios Diretos, clique no link e faça seu cadastro. Não se esqueça de dizer que você conheceu a empresa através do Skooter Blog.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda para continuar existindo.

Atualização (08/01/2020): Quer ganhar 10% de desconto no envio do seu primeiro pacote? Basta informar o código ED5062 na hora de fechar o seu primeiro envio.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 53 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/10/17/review-envios-diretos-redirecionamento-de-encomendas-compre-nos-eua-e-receba-no-brasil/

8 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] [Review] Envios Diretos – Redirecionamento de Encomendas – Compre nos EUA e receba no Br… […]

[…] respectivamente. Eles foram enviados inicialmente para meu endereço nos EUA, que é fornecido pela Envios Diretos. A empresa então consolidou ambos em um único pacote e os redirecionou para meu endereço no […]

[…] Armani 100 ml EDT Spray (Tester) foi adquirido na Scented Monkey e redirecionado para o Brasil pela Envios Diretos. Essa foi a décima vez que usei os serviços da Envios Diretos, e todos os […]

[…] 2 Receptores e Estojo foi adquirido na Amazon dos EUA, e redirecionado para o Brasil através da Envios Diretos, nesta que é a décima-segunda vez que uso os serviços da empresa. O pacote chegou sem […]

[…] o In-Line Power Switch foram adquiridos na MiSTer Addons e redirecionados para o Brasil através da Envios Diretos, nesta que é a décima-terceira vez que uso os serviços da empresa. O pacote chegou sem […]

[…] (CMW64GX4M2E3200C16) foi adquirido na Amazon dos EUA, e redirecionado para o Brasil através da Envios Diretos, nesta que é a décima-quarta vez que uso os serviços da empresa. O pacote chegou sem […]

[…] 2060 Super Gaming X) foi adquirida na Amazon dos EUA, e redirecionada para o Brasil através da Envios Diretos, para uso em meu PC, em especial para fazer experimentos com aprendizado profundo (deep learning), […]

[…] parte desta série. A compra foi feita na MiSTer Add-ons, e redirecionado para o Brasil pela Envios Diretos, nesta que é a décima-primeira vez que uso os serviços da empresa. O pacote chegou sem […]