[Review] Xiaomi Mi Camera Home Security Camera 360 1080p WiFi Night Vision- AliExpress

A Xiaomi Mi Camera Home Security Camera 360 1080p WiFi Night Vision was acquired in AliExpress, shop GTopbuy Store. She's a smart camera, with motion detection, that can record images in the cloud, microSD memory card, and a NAS in the local network.

Motivation and Choice

Got the Xiaomi Mi Home Security Camera para ficar de olho no meu cachorro enquanto não estou em casa. A ideia surgiu no último dia de 2018. Eu não estaria em casa no momento da virada para 2019, quando um bando de imbecis certamente soltaria fogos, o que assusta cães e outros animais, de audição muito mais sensível do que a nossa.

Peguei então um celular antigo e instalei nele o app Alfred Camera, disponível para Android e o iOS, que acabou cumprindo seu papel naquele dia. Mas com o uso contínuo eu percebi muitos problemas, sendo o principal deles que o app eventualmente parava de funcionar e ficava inacessível, não funcionando quando eu precisava dele. Outro problema é a falta de visão noturna. Até dá para ligar o flash do celular para ver algo no escuro, mas isso acaba incomodando o animal.

Cheguei a pensar que o problema era com o celular sendo usado, um Samsung Galaxy Grand Duos. Quando adquiri o meu Xiaomi Mi 9, passei o meu antigo Motorola Moto Z Play para fazer a função de câmera. Mas os problemas persistiram.

So, resolvi que já era hora de comprar uma câmera decente para monitorar o cachorro. Passei alguns meses amadurecendo a ideia e em novembro finalmente comprei. Os requisitos para a câmera eram:

  • Ter WiFi para não ter que passar cabos;
  • Ser facilmente acessível pelo celular;
  • Gravar as imagens, de preferência no My in;
  • Night vision;
  • Possibilidade de enviar áudio (conversar com o cachorro).

Com esses requisitos em mente descartei câmeras comuns que precisam de DVR. In AliExpress há muitas câmeras que poderiam atender os requisitos, mas muitas delas são de marcas desconhecidas, e fico com um pé atrás quanto ao seu perfeito funcionamento e qualidade. No Brasil também se acha algumas, mas com preços mais elevados.

On the other hand, a Xiaomi já é uma marca que conheço e confio. Estou satisfeito com vários outros produtos da marca que tenho e já mostrei aqui no Skooter Blog. Confira alguns deles:

A Xiaomi Mi Home Security Camera 360º então me pareceu a escolha ideal. Não só tinha tudo que eu queria como mais alguns bônus, como o motor para movimentá-la em 360º na horizontal e em 96º na vertical, me permitindo ver não só o cantinho onde o cachorro costuma ficar, como também parte do quintal.

Purchase

Fiz a compra da Câmera Xiaomi Mi Home Security Camera 360º the store GTopbuy of AliExpress. Note que a versão chinesa da câmera leva o nome Mijia, que é uma das marcas da Xiaomi, enquanto que a versão voltada para exportação leva a marca da própria Xiaomi. Mas o produto é essencialmente o mesmo, muda apenas o logotipo e a linguagem que a câmera fala as instruções no momento da configuração.

Mesmo com a câmera falando em chinês, é fácil configura-la, e o app é em português, de modo que após a instalação não faz diferença se a versão é a chinesa ou a de exportação. Investiguei tudo isso antes de fazer a compra, para não ter surpresas.

Unboxing

The box Xiaomi Mi Home Security Camera 360º sofreu alguns amassados no transporte, but the product was intact. A tomada está no padrão americano (Type A), mas um adaptador para funcionar nas tomadas brasileiras foi incluído pelo vendedor, without additional cost.

Dentro do pacote vem a câmera, USB cable, power supply, que é bivolt (100~240V 50/60Hz) e oferece tensão de saída de 5V e corrente de 1A, alguns folhetos e um suporte com parafusos que permite prender a câmera em paredes ou teto, com encaixe para coloca-la e remove-la facilmente.

Check out the photos and the video of the unboxing of Xiaomi Mi Home Security Camera 360º:

Installation, Configuração e Testes

Logo que liguei a câmera ela começou a se movimentar e falar instruções em chinês. Instalei o software my Home no celular, loguei na minha conta da Xiaomi com ele, e através dele selecionei a instalação da Xiaomi Mi Home Security Camera 360º.

Note that o my Home serve para vários dispositivos inteligentes da Xiaomi, como câmeras, tomadas inteligentes, lâmpadas inteligentes, purificadores, umidificadores, fogões de indução, robôs aspiradores, sensores de presença, temperature, moisture, de abertura de portas e janelas, de vazamento de água, and many others. Dá para automatizar a casa toda com ele, mas por enquanto eu tenho só a câmera.

O aplicativo então mostra um QR Code no celular, basta mostra-lo para a câmera que ela automaticamente o percebe, foca e lê as informações do usuário para configurar a câmera na conta dele.

Configurar e controlar a câmera pelo aplicativo é bem fácil e intuitivo. É possível visualiza-la em uma janela ou em tela cheia. É possível controlar a movimentação na vertical e na horizontal. É possível ajustar a orientação da imagem para instala-la de cabeça para baixo, as I did, sem que os vídeos fiquem na orientação errada.

Prendi a câmera sob a pedra de granito de um balcão, mais especificamente na mão francesa (na França a mão francesa é conhecida apenas como mão?) que segura a pedra e tinha um pequeno vão por onde eu consegui passar uma abraçadeira de nylon e prender o suporte, sem precisar usar os parafusos. Check out:

De início eu não comprei um cartão microSD, pois pretendia fazer as gravações diretamente no NAS. But, isto não é possível. É necessário ter um cartão microSD na câmera, pois ela grava primeiro no cartão e depois transfere para o NAS. No modo contínuo ela faz um arquivo de vídeo por minuto, e a transferência do cartão para a pasta escolhida do NAS é feita em seguida, about 1 a 5 minutes, usando o protocolo samba. Felizmente eu tinha aqui o cartão microSD de 64GB que eu usava no meu Motorola Moto Z Play, então ele está quebrando o galho até chegar outro cartão que comprei exclusivamente para a câmera.

No NAS, a Xiaomi Mi Home Security Camera 360º cria um diretório por hora, no formato ANO + MÊS + DAY + TIME (Example: ‘2019122017’). Dentro de cada diretório ficam, therefore, to 60 arquivos de vídeo, um para cada minuto.

Os arquivos são gravados em 1080p e tem entre 10fps e 20fps, no formato MPEG-4 HEVC, com áudio ADPCM. O vídeo tem na faixa de 800 kbps (variável), e o áudio 128 kbps (fixed). Eis um exemplo das características de um arquivo gerado pela Xiaomi Mi Home Security Camera 360º, capturadas pelo MediaInfo:

General
Complete name                            : \\ds918\Camera\xiaomi_camera_videos\[removed]\2019122017\06M21S_1576872381.mp4
Format                                   : MPEG-4
Format profile                           : Base Media / Version 2
Codec ID                                 : mp42 (mp42/isom)
File size                                : 6.71 MiB
Duration                                 : 59 s 600 ms
Overall bit rate                         : 944 kb/s
Encoded date                             : UTC 2019-12-20 20:05:23
Tagged date                              : UTC 2019-12-20 20:06:22

Video
ID                                       : 2
Format                                   : HEVC
Format/Info                              : High Efficiency Video Coding
Format profile                           : [email protected]@Main
Codec ID                                 : hvc1
Codec ID/Info                            : High Efficiency Video Coding
Duration                                 : 59 s 576 ms
Bit rate                                 : 814 kb/s
Width                                    : 1 920 pixels
Height                                   : 1 080 pixels
Display aspect ratio                     : 16:9
Frame rate mode                          : Variable
Frame rate                               : 20.008 FPS
Minimum frame rate                       : 19.982 FPS
Maximum frame rate                       : 20.040 FPS
Color space                              : YUV
Chroma subsampling                       : 4:2:0
Bit depth                                : 8 bits
Bits/(Pixel*Frame)                       : 0.020
Stream size                              : 5.78 MiB (86%)
Encoded date                             : UTC 2019-12-20 20:06:22
Tagged date                              : UTC 2019-12-20 20:06:22
Codec configuration box                  : hvcC

Audio
ID                                       : 1
Format                                   : ADPCM
Format profile                           : A-Law
Codec ID                                 : alaw
Duration                                 : 59 s 600 ms
Bit rate mode                            : Constant
Bit rate                                 : 128 kb/s
Stream size                              : 931 KiB (14%)
Encoded date                             : UTC 2019-12-20 20:05:23
Tagged date                              : UTC 2019-12-20 20:06:22

Na nuvem da Xiaomi a câmera grava apenas trechos em que foram detectadas movimentações, não é possível fazer gravação contínua na nuvem. A câmera detecta e registra movimentos de modo que é fácil acessar apenas os vídeos dos momentos em que houve alguma movimentação pelo aplicativo. Também é possível acessar qualquer vídeo de qualquer horário, seja diretamente nos arquivos do NAS, seja pelo aplicativo. É possível definir os horários em que a detecção fica ativa, intervalo entre alarmes sucessivos, notifications push para o telefone, etc. É possível salvar qualquer vídeo em definitivo pelo aplicativo.

No aplicativo também dá para ouvir o áudio em tempo real, ou mesmo abrir o microfone e falar com quem está próximo da câmera, pois ela tem um alto-falante, além do microfone. Também é possível capturar fotos e trechos de vídeo.

Confira algumas telas capturadas do aplicativo my Home, mostrando algumas funcionalidades:

Infelizmente não há uma versão do Mi Home para Windows, então a única forma de acessar a câmera em tempo real no PC é usando um emulador de Android. Para isso tenho usado o Nox Player, que é bem fácil de usar.

Na primeira vez que usei o motor da câmera meu cachorro assustou e se afastou. Uns 3 or 4 minutos depois voltou, mas ficava toda hora olhando para a câmera desconfiado, e ficou assim por algum um tempo. Guardei os vídeos desses minutos em definitivo. 🙂 Agora ele já acostumou com ela e não se preocupa mais.

Tracing

These are the package tracking information obtained in the AliExpress:

2019.12.09 19:33 (GMT-7): Delivery successful
2019.12.05 16:44 (GMT-7): Cleared customs
2019.12.05 15:18 (GMT-7): Accepted by Last Mile Carrier
2019.11.09 09:45 (GMT-7): Departed country of origin
2019.11.07 14:08 (GMT-7): Shipment accepted by airline
2019.11.06 14:06 (GMT-7): Shipment left country of origin warehouse
2019.11.06 12:42 (GMT-7): Shipment at country of origin warehouse
2019.11.06 12:12 (GMT-7): Shipment dispatched

Through the code LP + 15 digits, that appears in the system AliExpress, you can get the code ePacket posted in Sweden (LB + 9 digits + SE), by using the site system Cainiao, that displays the following information:

Delivered
2019-12-09 19:33:00

Import clearance success
2019-12-05 16:44:00

Arrive at destination country
2019-12-05 15:18:00

Hand over to airline
2019-11-09 09:45:00

Depart from transit country or district
2019-11-08 12:27:00

Arrive at transit country or district
2019-11-08 11:54:00

Received by line-haul
2019-11-07 14:08:00

Outbound in sorting center
2019-11-06 14:06:48

Inbound in sorting center
2019-11-06 12:42:25

Accepted by carrier
2019-11-06 12:12:25

These are the package tracking information obtained on the site of the station:

09/12/2019
18:32
Delivered to the addressee object
09/12/2019
10:43
/ SP
Object out for delivery to the recipient
07/12/2019
08:25
INDAIATUBA / SP
Object forwarded
Treatment Unit in INDAIATUBA / SP for distribution Unit in [REMOVED] / SP
06/12/2019
06:59
CAJAMAR / SP
Object forwarded
Treatment Unit in CAJAMAR / SP for Treatment Unit in INDAIATUBA / SP
05/12/2019
16:57
CURITIBA / PR
Object forwarded
Distribution Unit in CURITIBA / PR for treatment plant in CAJAMAR / SP
05/12/2019
16:55
Customs supervision terminated
05/12/2019
15:27
Object received by the post Office of Brazil

Report document number for the supervision and delivery of your object. Click hereMy Imports

08/11/2019
11:54
SWEDEN /
Object forwarded
from country to SWEDEN / countries in International treatment unit / BRInformar document number for the supervision and delivery of your object. Click hereMy Imports
08/11/2019
11:52
Object received in export unit

Report document number for the supervision and delivery of your object. Click hereMy Imports

08/11/2019
11:00
Object posted

Report document number for the supervision and delivery of your object. Click hereMy Imports

Table-Summary

This is the table-summary of purchase:

Product Name: Xiaomi Mi Camera Home Security Camera 360 1080p WiFi Night Vision
Name Original: Original Xiaomi Mijia 1080P Smart Camera IP Cam Webcam Camcorder 360 Angle WIFI Wireless Night Vision AI Enhanced Motion Detect
Store: AliExpress | Store: GTopbuy Store
Value: R$ 143,39
Current value: R$ 143,83 (US$ 33,03)
Payment Method: Credit Card Visa International
Shipping Type: Aliexpress Standard Shipping
Shipping Fee: R$ 13,49
Package Home Country: China
Purchase Data: 04/11/2019
Submission Date: 06/11/2019
Data Delivery: 09/12/2019
Time in Transit: 33 days
Declared content: Camera
Type Marked Content: Others
Declared Value: USD 10.00
Taxed: Not
Taxable Value: -
Tax Value: -

Final Considerations

I am quite satisfied with the Câmera Xiaomi Mi Home Security Camera 360º. A imagem é muito boa, inclusive na visão noturna. O aplicativo funciona sem enroscos, nunca tive qualquer problema ao me conectar na câmera.

Claro que há espaço para melhorias, e uma delas seria criar um aplicativo para desktop, tirando a limitação de poder usar apenas o celular ou emuladores de celular para acessar a câmera diretamente.

Mas mesmo com essa limitação eu compraria essa câmera novamente. Eventualmente penso até em comprar mais uma para monitorar outras áreas.

Share this article with your friends if you liked 😉 . If you also want to shop in AliExpress, directly from Hong Kong, click here and good shopping.

Permanent link to this article: https://www.skooterblog.com/2019/12/20/review-camera-xiaomi-mi-home-security-camera-360o-1080p-wifi-visao-noturna-aliexpress/

1
Leave a comment

Avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Comment with more reactions
Hottest comment thread
0 Authors of comments
Authors of recent comments
  Sign up
more new older top rated
Notify about
Trackback

[…] The Sandisk Ultra 64GB microSDXC card was purchased on AliExpress, Shop Bo Cheng Store, for use with my camera Xiaomi Mi Home Security Camera 360, which I mentioned here in Skooter Blog. […]

×