[Review] Câmera Xiaomi Mi Home Security Camera 360º 1080p WiFi Visão Noturna- AliExpress


A Câmera Xiaomi Mi Home Security Camera 360º 1080p WiFi Visão Noturna foi adquirida na AliExpress, loja GTopbuy Store. Ela é uma câmera inteligente, com detecção de movimento, que pode gravar as imagens na nuvem, em cartão de memória microSD, e em um NAS na rede local.

Motivação e Escolha

Adquiri a Xiaomi Mi Home Security Camera para ficar de olho no meu cachorro enquanto não estou em casa. A ideia surgiu no último dia de 2018. Eu não estaria em casa no momento da virada para 2019, quando um bando de imbecis certamente soltaria fogos, o que assusta cães e outros animais, de audição muito mais sensível do que a nossa.

Peguei então um celular antigo e instalei nele o app Alfred Camera, disponível para Android e o iOS, que acabou cumprindo seu papel naquele dia. Mas com o uso contínuo eu percebi muitos problemas, sendo o principal deles que o app eventualmente parava de funcionar e ficava inacessível, não funcionando quando eu precisava dele. Outro problema é a falta de visão noturna. Até dá para ligar o flash do celular para ver algo no escuro, mas isso acaba incomodando o animal.

Cheguei a pensar que o problema era com o celular sendo usado, um Samsung Galaxy Grand Duos. Quando adquiri o meu Xiaomi Mi 9, passei o meu antigo Motorola Moto Z Play para fazer a função de câmera. Mas os problemas persistiram.

Assim, resolvi que já era hora de comprar uma câmera decente para monitorar o cachorro. Passei alguns meses amadurecendo a ideia e em novembro finalmente comprei. Os requisitos para a câmera eram:

  • Ter WiFi para não ter que passar cabos;
  • Ser facilmente acessível pelo celular;
  • Gravar as imagens, de preferência no meu NAS;
  • Visão Noturna;
  • Possibilidade de enviar áudio (conversar com o cachorro).

Com esses requisitos em mente descartei câmeras comuns que precisam de DVR. Na AliExpress há muitas câmeras que poderiam atender os requisitos, mas muitas delas são de marcas desconhecidas, e fico com um pé atrás quanto ao seu perfeito funcionamento e qualidade. No Brasil também se acha algumas, mas com preços mais elevados.

Por outro lado, a Xiaomi já é uma marca que conheço e confio. Estou satisfeito com vários outros produtos da marca que tenho e já mostrei aqui no Skooter Blog. Confira alguns deles:

A Xiaomi Mi Home Security Camera 360º então me pareceu a escolha ideal. Não só tinha tudo que eu queria como mais alguns bônus, como o motor para movimentá-la em 360º na horizontal e em 96º na vertical, me permitindo ver não só o cantinho onde o cachorro costuma ficar, como também parte do quintal.

Compra

Fiz a compra da Câmera Xiaomi Mi Home Security Camera 360º  na loja GTopbuy da AliExpress. Note que a versão chinesa da câmera leva o nome Mijia, que é uma das marcas da Xiaomi, enquanto que a versão voltada para exportação leva a marca da própria Xiaomi. Mas o produto é essencialmente o mesmo, muda apenas o logotipo e a linguagem que a câmera fala as instruções no momento da configuração.

Mesmo com a câmera falando em chinês, é fácil configura-la, e o app é em português, de modo que após a instalação não faz diferença se a versão é a chinesa ou a de exportação. Investiguei tudo isso antes de fazer a compra, para não ter surpresas.

Unboxing

A caixa da Xiaomi Mi Home Security Camera 360º sofreu alguns amassados no transporte, mas o produto ficou intacto. A tomada está no padrão americano (Tipo A), mas um adaptador para funcionar nas tomadas brasileiras foi incluído pelo vendedor, sem custo adicional.

Dentro do pacote vem a câmera, o cabo USB, a fonte de alimentação, que é bivolt (100~240V 50/60Hz) e oferece tensão de saída de 5V e corrente de 1A, alguns folhetos e um suporte com parafusos que permite prender a câmera em paredes ou teto, com encaixe para coloca-la e remove-la facilmente.

Confira as fotos e o vídeo do unboxing da Xiaomi Mi Home Security Camera 360º:

Instalação, Configuração e Testes

Logo que liguei a câmera ela começou a se movimentar e falar instruções em chinês. Instalei o software Mi Home no celular, loguei na minha conta da Xiaomi com ele, e através dele selecionei a instalação da Xiaomi Mi Home Security Camera 360º.

Note que o Mi Home serve para vários dispositivos inteligentes da Xiaomi, como câmeras, tomadas inteligentes, lâmpadas inteligentes, purificadores, umidificadores, fogões de indução, robôs aspiradores, sensores de presença, temperatura, umidade, de abertura de portas e janelas, de vazamento de água, e tantos outros. Dá para automatizar a casa toda com ele, mas por enquanto eu tenho só a câmera.

O aplicativo então mostra um QR Code no celular, basta mostra-lo para a câmera que ela automaticamente o percebe, foca e lê as informações do usuário para configurar a câmera na conta dele.

Configurar e controlar a câmera pelo aplicativo é bem fácil e intuitivo. É possível visualiza-la em uma janela ou em tela cheia. É possível controlar a movimentação na vertical e na horizontal. É possível ajustar a orientação da imagem para instala-la de cabeça para baixo, como eu fiz, sem que os vídeos fiquem na orientação errada.

Prendi a câmera sob a pedra de granito de um balcão, mais especificamente na mão francesa (na França a mão francesa é conhecida apenas como mão?) que segura a pedra e tinha um pequeno vão por onde eu consegui passar uma abraçadeira de nylon e prender o suporte, sem precisar usar os parafusos. Confira:

De início eu não comprei um cartão microSD, pois pretendia fazer as gravações diretamente no NAS. Porém, isto não é possível. É necessário ter um cartão microSD na câmera, pois ela grava primeiro no cartão e depois transfere para o NAS. No modo contínuo ela faz um arquivo de vídeo por minuto, e a transferência do cartão para a pasta escolhida do NAS é feita em seguida, em cerca de 1 a 5 minutos, usando o protocolo samba. Felizmente eu tinha aqui o cartão microSD de 64GB que eu usava no meu Motorola Moto Z Play, então ele está quebrando o galho até chegar outro cartão que comprei exclusivamente para a câmera.

No NAS, a Xiaomi Mi Home Security Camera 360º cria um diretório por hora, no formato ANO + MÊS + DIA + HORA (Exemplo: ‘2019122017’). Dentro de cada diretório ficam, portanto, até 60 arquivos de vídeo, um para cada minuto.

Os arquivos são gravados em 1080p e tem entre 10fps e 20fps, no formato MPEG-4 HEVC, com áudio ADPCM. O vídeo tem na faixa de 800 kbps (variável), e o áudio 128 kbps (fixo). Eis um exemplo das características de um arquivo gerado pela Xiaomi Mi Home Security Camera 360º, capturadas pelo MediaInfo:

General
Complete name                            : \\ds918\Camera\xiaomi_camera_videos\[removido]\2019122017\06M21S_1576872381.mp4
Format                                   : MPEG-4
Format profile                           : Base Media / Version 2
Codec ID                                 : mp42 (mp42/isom)
File size                                : 6.71 MiB
Duration                                 : 59 s 600 ms
Overall bit rate                         : 944 kb/s
Encoded date                             : UTC 2019-12-20 20:05:23
Tagged date                              : UTC 2019-12-20 20:06:22

Video
ID                                       : 2
Format                                   : HEVC
Format/Info                              : High Efficiency Video Coding
Format profile                           : [email protected]@Main
Codec ID                                 : hvc1
Codec ID/Info                            : High Efficiency Video Coding
Duration                                 : 59 s 576 ms
Bit rate                                 : 814 kb/s
Width                                    : 1 920 pixels
Height                                   : 1 080 pixels
Display aspect ratio                     : 16:9
Frame rate mode                          : Variable
Frame rate                               : 20.008 FPS
Minimum frame rate                       : 19.982 FPS
Maximum frame rate                       : 20.040 FPS
Color space                              : YUV
Chroma subsampling                       : 4:2:0
Bit depth                                : 8 bits
Bits/(Pixel*Frame)                       : 0.020
Stream size                              : 5.78 MiB (86%)
Encoded date                             : UTC 2019-12-20 20:06:22
Tagged date                              : UTC 2019-12-20 20:06:22
Codec configuration box                  : hvcC

Audio
ID                                       : 1
Format                                   : ADPCM
Format profile                           : A-Law
Codec ID                                 : alaw
Duration                                 : 59 s 600 ms
Bit rate mode                            : Constant
Bit rate                                 : 128 kb/s
Stream size                              : 931 KiB (14%)
Encoded date                             : UTC 2019-12-20 20:05:23
Tagged date                              : UTC 2019-12-20 20:06:22

Na nuvem da Xiaomi a câmera grava apenas trechos em que foram detectadas movimentações, não é possível fazer gravação contínua na nuvem. A câmera detecta e registra movimentos de modo que é fácil acessar apenas os vídeos dos momentos em que houve alguma movimentação pelo aplicativo. Também é possível acessar qualquer vídeo de qualquer horário, seja diretamente nos arquivos do NAS, seja pelo aplicativo. É possível definir os horários em que a detecção fica ativa, intervalo entre alarmes sucessivos, notificações push para o telefone, etc. É possível salvar qualquer vídeo em definitivo pelo aplicativo.

No aplicativo também dá para ouvir o áudio em tempo real, ou mesmo abrir o microfone e falar com quem está próximo da câmera, pois ela tem um alto-falante, além do microfone. Também é possível capturar fotos e trechos de vídeo.

Confira algumas telas capturadas do aplicativo Mi Home, mostrando algumas funcionalidades:

Infelizmente não há uma versão do Mi Home para Windows, então a única forma de acessar a câmera em tempo real no PC é usando um emulador de Android. Para isso tenho usado o Nox Player, que é bem fácil de usar.

Na primeira vez que usei o motor da câmera meu cachorro assustou e se afastou. Uns 3 ou 4 minutos depois voltou, mas ficava toda hora olhando para a câmera desconfiado, e ficou assim por algum um tempo. Guardei os vídeos desses minutos em definitivo. 🙂 Agora ele já acostumou com ela e não se preocupa mais.

Rastreamento

Estas são as informações de rastreamento do pacote obtidas no sistema da AliExpress:

2019.12.09 19:33 (GMT-7): Delivery successful
2019.12.05 16:44 (GMT-7): Cleared customs
2019.12.05 15:18 (GMT-7): Accepted by Last Mile Carrier
2019.11.09 09:45 (GMT-7): Departed country of origin
2019.11.07 14:08 (GMT-7): Shipment accepted by airline
2019.11.06 14:06 (GMT-7): Shipment left country of origin warehouse
2019.11.06 12:42 (GMT-7): Shipment at country of origin warehouse
2019.11.06 12:12 (GMT-7): Shipment dispatched

Através do código LP + 15 dígitos, que aparece no sistema da AliExpress, é possível obter o código do ePacket postado na Suécia (LB + 9 dígitos + SE), usando o sistema do site Cainiao, que apresenta as seguintes informações:

Delivered
2019-12-09 19:33:00

Import clearance success
2019-12-05 16:44:00

Arrive at destination country
2019-12-05 15:18:00

Hand over to airline
2019-11-09 09:45:00

Depart from transit country or district
2019-11-08 12:27:00

Arrive at transit country or district
2019-11-08 11:54:00

Received by line-haul
2019-11-07 14:08:00

Outbound in sorting center
2019-11-06 14:06:48

Inbound in sorting center
2019-11-06 12:42:25

Accepted by carrier
2019-11-06 12:12:25

Estas são as informações de rastreamento do pacote obtidas no site do Correios:

09/12/2019
18:32
Objeto entregue ao destinatário
09/12/2019
10:43
/ SP
Objeto saiu para entrega ao destinatário
07/12/2019
08:25
INDAIATUBA / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP para Unidade de Distribuição em [REMOVIDO] / SP
06/12/2019
06:59
CAJAMAR / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP
05/12/2019
16:57
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP
05/12/2019
16:55
Fiscalização Aduaneira finalizada
05/12/2019
15:27
Objeto recebido pelos Correios do Brasil

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aquiMinhas Importações

08/11/2019
11:54
SUECIA /
Objeto encaminhado
de País em SUECIA / para País em Unidade de Tratamento Internacional / BRInformar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aquiMinhas Importações
08/11/2019
11:52
Objeto recebido na unidade de exportação

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aquiMinhas Importações

08/11/2019
11:00
Objeto postado

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aquiMinhas Importações

Tabela-Resumo

Esta é a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:Câmera Xiaomi Mi Home Security Camera 360º 1080p WiFi Visão Noturna
Nome Original:Original Xiaomi Mijia 1080P Smart Camera IP Cam Webcam Camcorder 360 Angle WIFI Wireless Night Vision AI Enhanced Motion Detect
Loja:AliExpress | Loja: GTopbuy Store
Valor:R$ 143,39
Valor atual:R$ 143,83 (US$ 33,03)
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Visa Internacional
Tipo de Frete:AliExpress Standard Shipping
Valor do Frete:R$ 13,49
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:04/11/2019
Data de Envio:06/11/2019
Data de Entrega:09/12/2019
Tempo em Trânsito:33 dias
Conteúdo Declarado:Camera
Tipo de Conteúdo Assinalado:Others
Valor Declarado:USD 10.00
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

Considerações Finais

Estou bastante satisfeito com a Câmera Xiaomi Mi Home Security Camera 360º. A imagem é muito boa, inclusive na visão noturna. O aplicativo funciona sem enroscos, nunca tive qualquer problema ao me conectar na câmera.

Claro que há espaço para melhorias, e uma delas seria criar um aplicativo para desktop, tirando a limitação de poder usar apenas o celular ou emuladores de celular para acessar a câmera diretamente.

Mas mesmo com essa limitação eu compraria essa câmera novamente. Eventualmente penso até em comprar mais uma para monitorar outras áreas.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . Se você também quiser fazer suas compras na AliExpress, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 62 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/12/20/review-camera-xiaomi-mi-home-security-camera-360o-1080p-wifi-visao-noturna-aliexpress/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] O Cartão microSDXC Sandisk Ultra 64GB foi adquirido na AliExpress, loja Bo Cheng Store, para uso com a minha Câmera Xiaomi Mi Home Security Camera 360º, da qual já falei aqui no Skooter Blog. […]

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox