Mega Everdrive X7 ganha suporte ao Pier Solar e mais melhorias


Krikzz acaba de lançar uma nova versão do MEGAOS, o firmware do Mega Everdrive X7, com suporte para o jogo Pier Solar and the Great Architects, RPG indie lançado para o Mega Drive em 2010 pela Watermelon.

Confira a changelog completa do MEGAOS-V3.10:

MEGAOS-V3.10 21.12.2019
1. Pier Solar mapper support (mega x7/v2)
2. Fixed sync drops during in-game menu execution
*Pier Solar required to be reset before than power will be turned off, otherwise recent game progress will be lost.

O Pier Solar usa um mapper diferente de qualquer jogo comercial já lançado para o Mega Drive, até por ser um jogo de 64 MEGA. O Krikzz havia optado por não implementar esse mapper no Mega Everdrive, desde a primeira versão, provavelmente para não prejudicar os desenvolvedores, uma vez que o jogo ainda estava à venda.

Mas já faz um bom tempo que a loja da Watermelon não está mais funcional e, mais importante, o MegaSD suporta o mapper do Pier Solar desde seu lançamento. O Krikzz certamente viu as vendas do Mega Everdrive cairem após o lançamento do MegaSD, então precisou correr atrás do prejuízo e implementar o que está ao seu alcance com o hardware atual. Essa concorrência certamente está sendo boa para os donos do Mega Everdrive. 🙂

A outra novidade do MEGAOS-V3.10 é um velho problema que fazia a sincronização do Mega Drive caísse algumas vezes em que o menu in-game do Mega Everdrive era acionado. Apesar de ser uma interrupção de fração de segundo, era o suficiente para fazer com que o Framemeister ou o OSSC se perdessem e a imagem sumisse da tela por um ou dois segundos, ou atrapalhasse capturas e transmissões de vídeo. Este problema deve estar corrigido.

Outro lançamento que ocorreu nesse mês e que passou um tanto despercebido foi o do SMSOS-v1.04 para o Master Everdrive X7. Estas são as novidades:

SMSOS-v1.04 03.12.2019
1)Fixed palette lost during save state in sg-1000 games on gamegear
2)FM chip muting at reset (untested)

O MEGAOS-V3.10 e o SMSOS-v1.04 podem ser baixados no site de suporte do Krikzz. O Mega Everdrive X7, o Master Everdrive X7 e o MegaSD podem ser comprados na Stone Age Gamer, que envia direto para o Brasil.

Em breve devo fazer uma transmissão ao vivo no canal do Skooter Blog no Youtube testando o novo MEGAOS-V3.10. Assine o canal e habilite as notificações para assistir.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda para continuar existindo.

Atualização (24/12/2019): acrescentando o vídeo da transmissão ao vivo com o teste do Pier Solar and the Great Architects:

Atualização (29/04/2023): vídeo perdido devido à exclusão de nosso antigo canal no Youtube. Inscreva-se no novo canal.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 14 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/12/23/mega-everdrive-x7-ganha-suporte-ao-pier-solar-e-mais-melhorias/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Alexandre Moreira

Há algum tempo atrás eu me deparei com diversos fóruns e páginas de discussões sobre se usar EverDrive no videogame faz com que ele estrague, assim como cartuchos reprogramáveis que usem memória flash de 3.3v, considerando que o Mega Drive, por exemplo, roda a 5v.

Pesquisando a respeito, encontrei um artigo muito detalhado, em inglês, que lista item por item dos que podem dar problema ou os que não podem: https://db-electronics.ca/2017/07/05/the-dangers-of-3-3v-flash-in-retro-consoles/

O artigo foi escrito por um engenheiro eletrônico chamado René, que também é fã do universo retrogamer. O curioso é que o Mega Everdrive x7 não foi bem avaliado, mas o x5 se saiu bem melhor.

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox