Conexão Ethernet caindo e voltando após alguns segundos? Culpa pode ser do LAN Manager do MSI Dragon Center – Problemas e Soluções


Este é um problema que eu vinha notando desde a aquisição da Placa-Mãe ASUS ROG Crosshair VIII Hero Wi-Fi, já mostrada aqui no Skooter Blog. Eventualmente aparecia aquele iconezinho do globo na bandeja de ícones do Windows, indicando que a conexão de Internet não estava disponível. Isso durava alguns segundos e então a conexão voltava ao normal.

De início até achei que era a Vivo ou que era o roteador, mas pingando a interface LAN do roteador nessas ocasiões percebi que a falha estava na conexão entre o PC e o roteador. Isso ocorria usando as portas Ethernet individualmente e até mesmo usando agregação das duas portas, ou seja, quando o problema ocorria as duas portas LAN perdiam a conexão ao mesmo tempo.

Limpei os conectores RJ45 mas o problema persistiu, então investigando um pouco mais logo descobri o culpado: trata-se do recurso chamado LAN Manager do MSI Dragon Center, software que utilizo por conta da Placa de Vídeo MSI Gaming GeForce RTX 2060 Super 8GB, também já mostrada aqui no Skooter Blog. Desligando o recurso o problema acabou.

MSI Dragon Center - Lan Manager.

MSI Dragon Center – Lan Manager.

O LAN Manager não está relacionado diretamente com a placa de vídeo, mas faz parte do MSI Dragon Center. Trata-se de um utilitário que faz traffic shaping. Não sei os detalhes de como ele atua, mas a ideia é priorizar o tráfego de certos aplicativos. Por exemplo: ele pode manter uma baixa latência para jogos ainda que um aplicativo de torrent esteja ligado, priorizando o envio dos pacotes enviados pelo jogo em detrimento dos enviados pelo programa de torrent.

A ideia é boa, mas se o custo disso é derrubar as conexões Ethernet de tempos em tempos, eu prefiro não usa-lo. Há outros softwares com a mesma finalidade que certamente não causam o mesmo problema. Mas nem instalei nenhum pois meu roteador, um ASUS RT-AC86U, já mostrado aqui no Skooter Blog, tem funções de QoS que atuam de forma semelhante e em toda a rede local, não limitando-se a um único PC.

É claro que este problema pode ter relação com algum outro componente ou software específico do meu PC, ou pode ser algo que a MSI possa corrigir em versões futuras. Mas vou manter a função desabilitada daqui por diante, até porque não é algo essencial para mim.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.

5 1 voto
Article Rating
(Visitado 12 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/10/20/conexao-ethernet-caindo-e-voltando-apos-alguns-segundos-culpa-pode-ser-do-lan-manager-do-msi-dragon-center-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox