Meu Mega Drive III da Tec Toy por dentro e amostras de som


Você sabia que nem todos os Mega Drive são iguais? E não falo apenas das diferenças regionais ou das diferenças externas óbvias entre os modelos Mega Drive e Mega Drive II (chamado Genesis II nos EUA e Mega Drive III no Brasil), mas sim de mudanças internas, seja no PCB (placa de circuito impresso), seja nos componentes.

Mudanças de PCB e componentes internos não são nenhuma novidade, acontecem com todos os videogames e demais eletrônicos. Os motivos variam: diminuição de custos, correção de erros, falta de componentes no mercado, etc.

Mas que diferença isso faz para o jogador? Pode fazer uma bela diferença, pois a qualidade da imagem e do som do Mega Drive varia conforme os componentes internos que foram utilizados. Tanto o primeiro quanto o segundo modelo tiveram diversas versões de PCB e componentes que fazem diferença. Até mesmo um guia para diferenciar as diferentes versões já foi elaborado.

Quem acompanha o Skooter Blog já sabe como obter a melhor imagem de seu Mega Drive utilizando um cabo SCART, seja qual for a versão. Naquele artigo acabei colocando esse vídeo abaixo para tentar demonstrar como fica a imagem:

Acabou ficando uma demonstração meio porca porque eu não tenho placa de captura HDMI, então tive que filmar a tela da TV, o que certamente deixou a imagem prejudicada. E o som também, apesar do foco não ter sido o som, que aparentemente não melhora nem piora com o uso do cabo SCART, quando comparado a um cabo A/V tradicional (comparado com o cabo RF naturalmente melhora). Mas assistindo ao vídeo o Matheus Ferreira notou que o som do meu Mega Drive III parece ser melhor que o dos Genesis II que costumam mostrar nas comparações, e pediu uma foto da parte de baixo para verificar se era uma PCB menor, característica dos Genesis II que vieram mais tarde e que tinham som melhor que os primeiros Genesis II.

Pois bem, meu Mega Drive III é de 1993, e esteve comigo nesses 21 anos. É anterior à diminuição de PCB do Genesis II, então teoricamente deveria ter um som ruim caso o guia do Genesis II americano também se aplique ao Mega Drive III da Tec Toy. O Mega Drive brasileiro sempre foi tido com idêntico ao Genesis americano, apenas com o sistema NTSC convertido para o PAL-M, que só é utilizado no Brasil. Mas no caso do Mega Drive III até as diferenças externas vão um pouco além. Por exemplo, a porta RF parece estar presente apenas na versão brasileira. No Japão, na Europa e nos EUA os televisores sem entradas A/V provavelmente já estavam extintos em 1993 e a Sega optou por não colocar uma porta RF. Mas no Brasil, sempre atrasado, as TVs sem entrada A/V ainda predominavam, razão pela qual a Tec Toy deve ter optado por incluir uma porta RF.

Imaginei que a inclusão da porta RF no modelo nacional pudesse ter obrigado a Tec Toy a redesenhar a PCB, então resolvi fazer melhor que tirar apenas uma foto da parte de baixo do meu Mega Drive III. Como não há lacres, cuidadosamente removi alguns parafusos do meu fiel companheiro de 21 anos e pude expor sua parte interna em favor não só da minha curiosidade, mas também para dar minha contribuição à comunidade que há anos vem desvendando os mistérios das muitas versões do Mega Drive III.

As fotos abaixo mostram o que eu encontrei. A primeira surpresa: a Tec Toy fazia sua própria PCB. Nela está escrito: “Tec Toy VA0 171.6349C-10. Cod 199.000.851.816. Prod. Z. F. Manaus Ind. Bras.”. É até estranho ver uma PCB feita no Brasil. Se fosse nos dias de hoje, as chances são grandes de que essa PCB tivesse sido fabricada na China e a “fabricante” nacional se limitaria a colocar os Mega Drive já prontos nas embalagens.

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0: SEGA 315-5660-02 FC1004 9320 ECIM

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0: SEGA 315-5660-02 FC1004 9320 ECIM

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

Mega Drive III da Tec Toy, com PCB VA0

O chip de I/O (IC6) traz as inscrições “SEGA 315-5660-02 FC1004 9320 ECIM”. Esse ASIC inclui o VM3438, o mesmo chip de áudio dos Genesis II que tem áudio ruim, pois os melhorezinhos tem o YM2612 discreto. A princípio eu imaginava que o som inferior se devia ao YM3438 embutido em vez do YM2612 discreto. Mas depois encontrei outra informação dizendo que o YM3438 é um YM2612 melhorado, com melhor DAC, e a versão que a Sega usou é ainda melhor. Então por que, ironicamente, o som dos primeiros Genesis II é o pior de todos?  A explicação é que o chip não tem nada com isso, e a culpa é do circuito de amplificação ruim que a Sega usou. Existe até um mod (Tiido’s Crystal Clear Audio Mod) para deixar o Genesis II com o melhor som possível em um Mega Drive.

Seria possível que a Tec Toy tivesse utilizado um circuito de amplificação melhor? Proporcionando um som também melhor? Ou será que foi o áudio da TV capturado pela minha câmera que distorceu o som do meu Mega Drive ao ponto dele parecer melhor? Para tirar a dúvida resolvi ligar o Mega Drive diretamente na entrada de linha da minha placa de som e fazer algumas gravações.

Infelizmente não consegui fazer a captura de forma otimizada. Como a TV mais próxima do meu PC não tem entrada HDMI, tirei o cabo SCART e coloquei o cabo A/V (vídeo composto e áudio estéreo), ligando o vídeo na TV e o áudio no PC, mas parece que esse cabo está com algum problema e a imagem não aparece corretamente ligando dessa forma. Só colocando o cabo de áudio também na TV é que ele transporta o vídeo corretamente. Provavelmente há algum problema na malha do cabo de vídeo, ou o aterramento não foi corretamente ligado nela na construção do cabo. A solução que encontrei foi usar um chaveador apenas como intermediário. Ele também deve juntar todas as malhas (terra) internamente e assim eu pude ligar a saída de vídeo dele na TV e o áudio no PC. Como o PC está meio distante da TV ainda tive que usar um extensor P2 <-> P2 além do do cabo RCA -> P2, então é possível que algum ruído ou problema de áudio extra tenha sido gerado nessa gambiarra toda.

Neste teste utilizei os mesmos jogos do outro vídeo e também alguns jogos que já foram comparados em outros vídeos no Youtube. E o resultado está no vídeo abaixo:

É claro que a compressão do Youtube pode ter causado alterações, então deixo também uma versão FLAC com compressão sem perdas:

Os resultados são um tanto decepcionantes. Se por um lado o áudio do meu Mega Drive III não é tão ruim quanto o dos Genesis II que eu ouvi em alguns vídeos, por outro lado ele está longe de ser bom quanto o do Genesis modelo 1, com o “High Definition Graphics”. E o pior de tudo é que meu primeiro Mega Drive foi um Genesis modelo 1, com o High Definition Graphics, dos que vinham com RF e o cartucho do Sonic 1. Infelizmente ele acabou sendo vendido alguns anos depois para aquisição de um Super Nintendo. E esse Mega Drive III que eu tenho até hoje ganhei depois em 1993. Ou seja, eu poderia ter hoje um Genesis Modelo 1 com áudio excelente, que é raridade aqui no Brasil visto que a grande maioria comprava a versão japonesa que entrava no Brasil via Paraguai, e outros tantos compravam a versão da Tec Toy. E provavelmente ainda teria a caixa em perfeito estado, assim como ainda tenho a do Mega Drive III.

Algumas outras curiosidades das fotos:

  1. Nas fotos também aparece o MDG-VA3424, que aparentemente é exclusividade do Mega Drive III da Tec Toy, que até onde sei é o único Mega Drive “Modelo 2” com saída RF.
  2. O chip IC1, com nome “3C3 UA HD68HC000CP8 JAPAN” é o chip principal, o Motorola 68000.
  3. O chip IC4, com nome “SEGA 315-5676 9332KX001” é o famoso Z80, o co-processador responsável pelo áudio do Mega Drive. O Z80 é o chip principal do Master System, o que explica a perfeita retrocompatibilidade do Mega Drive com o Master System. Ou quase perfeita, mas as imperfeições ficam por conta de diferenças no joystick.
  4. Os dois chips em pé ali (IC7 e IC8), que eu acabei falhando em não tirar uma foto mostrando a inscrição, são a memória VRAM de 64KB.
  5. Os chips IC2 e IC3, com nome “TOSHIBA TC51832AFL-10 JAPAN 9321HAK” são a memória RAM principal, do Motorola 68000, também de 64KB.
  6. O chip IC11, com nome “MB3514 9325 M37” é o codificador RGB.
  7. O chip IC5, com nome “E9320 NMS64X8M10” é a memória RAM do Z80.
  8. O OSC1, com nome “TXC-2 OSC 53.634 MHz T.Q.C. 3J” é o oscilador (gerador de clock).

E para encerrar: será que vale a pena procurar um Genesis Modelo 1 High Definition Graphics para ter não só a melhor imagem de um Mega Drive, mas também o melhor som? Ou é melhor se contentar com o Kega Fusion que pode proporcionar som e imagem até melhores, apesar de não ser o hardware real? Gostaria de saber a opinião dos leitores que conseguiram chegar até aqui. 🙂

5 2 votos
Article Rating
(Visitado 332 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2014/08/07/meu-mega-drive-iii-da-tec-toy-por-dentro-e-amostras-de-som/

Inscrever
Notificar sobre
guest

19 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Matheus Ferreira

Valeu por ter pesquisado e tirados as fotos do seu Mega 🙂
O áudio é muito bom, melhor que os vários Genesis Modelo 2 americanos por aí. O chip do Master(PSG) parece um pouco mais baixo, mas eu acho que é impressão minha. Apesar que o áudio não é tão bom quanto o Modelo 1, ele tem varias vantagens, como áudio Stereo direto da saída A/V(O Modelo 1 precisa de um cabo de mixagem[Se for usar um Sega CD pro Stereo] ou um cabo Y de som ligados na saída de Fone) e não precisar de um cabo conversor pro 32X. Se você quiser um Mega com som do Model 1 americano, eu acho que o Mega Drive II da Tec Toy(Modelo 1 relançado pra conseguir dinheiro com o Sonic 1) é mais comum. Outra coisa, o controles do Master funcionam no Mega Drive e vise-versa. 😉

Matheus Ferreira

Só olhar as datas, O Genesis HDG é de 89, o sem o HDG é de 91, o Mega 1 BR é de 90 e o Mega 2 é de 91, porem, o Genesis 2 estava perto de sair quando o modelo sem o HDG saiu, a Tec Toy demorou um pouco, isso me levar a crer que eles relançaram os Mega 1 BR velhos como 2 pra limpar o estoque. Além disso, há uma fonte chamada “Sega Power Trio” que é uma fonte 3-em-1 pro Mega, CD e o 32x

Matheus Ferreira

Bem, o Genesis 1 HDG saiu em 89 e o Genesis 1 sem HDG em 91, o Mega 1 BR saiu em 90 e o Mega 2 BR em 91, porém, o Genesis 2 saiu no final de 91/começo de 92, enquanto o Mega 3 BR saiu já em 92, isso provavelmente evitou que a maioria do Mega 2 tivessem o som ruim, pois houve um curto periodo de tempo antes do Mega 3, eles provavelmente relançaram os restos do Mega 1 BR como Mega 2 BR(Inclusive, o Mega 2 BR é o unico “relançamento” dos Genesis que continuaram com a messagem imprimida, os Megas JP, USA e EUR perderam os seus “High Definition Graphics” quanto o TMSS saiu e o som ruim apareceu) pra limpar o estoque e se preparar pro Genesis 2/Mega 3 BR como fizeram com o Master System e sua versão “2” BR. Uma boa idea seria ver se o Mega 2 BR tem a porta EXT, isso ia provar o que eu disse de vez(Se o Mega 1 BR tiver tambem, é claro). Sobre o 32x e o Sega CD, há uma fonte especial chamada “Sega Power Trio” pra ligar os 3(Mega, CD e 32x)… Ler mais »

[…] Meu Mega Drive III da Tec Toy por dentro e amostras de som […]

[…] Se você perdeu o artigo sobre a diferença de som nas diferentes versões do Mega Drive e as amostr…, pois não vou explicar aqui novamente os motivos de nem todos os Mega Drive terem o mesmo som. […]

DIEGO

Cara, pode colocar foto da traseira do seu mega drive tb?
Valeu

HERBERTH DENNY

Seu post me ajudou MUITO a comprar um mega usado para fazer minha coleção de seus clássicos.

Bruno Dutra

Amigo, eu tenho esse Mega Drive 3 da TecToy idêntico ao seu desde minha infância. Por gentileza, e pelo seu vasto conhecimento, talvez vc possa me ajudar, ou dar uma dica. Ocorreu um problema muito estranho no áudio dele. Em alguns jogos o som funciona perfeitamente porém, na maioria dos outros, agora o áudio só sai com um ou dois efeitos sonoros, ou mesmo nenhum som. Até imaginei que estivesse funcionando só o som PSG (do Master System) e que o chip de som do Mega tinha queimado de tão e incompleto e quase inexistente que está o som. Mas creio que não, até o Master teria mais efeitos no áudio. Meu mega Drive 3 está em uma assistência técnica especializada há mais de um mês e eles alegam que está difícil de solucionar. Acho que pelo fato dele já ter passado por uma manutenção no ano passado(primeira depois de 24 anos rsrs), suspeitei que agora ele teria alguma incapacidade em rodar plenamente jogos paralelos, mas durante toda sua vida ele sempre rodou tudo quanto é jogo pirata. Pode ser viagem da minha cabeça. A assistência que está com ele atualmente, havia me informado que foi só um probleminha na… Ler mais »

Bruno Patrício Dutra

Amigo, eu tenho esse Mega Drive 3 da TecToy idêntico ao seu desde minha infância. Por gentileza, e pelo seu vasto conhecimento, talvez vc possa me ajudar, ou dar uma dica. Ocorreu um problema muito estranho no áudio dele. Em alguns jogos o som funciona perfeitamente porém, na maioria dos outros, agora o áudio só sai com um ou dois efeitos sonoros, ou mesmo nenhum som. Até imaginei que estivesse funcionando só o som PSG (do Master System) e que o chip de som do Mega tinha queimado de tão e incompleto e quase inexistente que está o som. Mas creio que não, até o Master teria mais efeitos no áudio. Meu mega Drive 3 está em uma assistência técnica especializada há mais de um mês e eles alegam que está difícil de solucionar. Acho que pelo fato dele já ter passado por uma manutenção no ano passado(primeira depois de 24 anos rsrs), suspeitei que agora ele teria alguma incapacidade em rodar plenamente jogos paralelos, mas durante toda sua vida ele sempre rodou tudo quanto é jogo pirata. Pode ser viagem da minha cabeça. A assistência que está com ele atualmente, havia me informado que foi só um probleminha na… Ler mais »

ErivandoXP

Adiquiri hoje um Mega Drive 3 TecToy com entrada pra mega cd. A placa é bem parecida com o seu. Mas a revisão é VA0 1.1.

Se tiver algum com mais informações sobre esse meu modelo, eu agradeceria.

Rodrigo Mendonça Paes Barreto

Eu peguei um mega drive 3 que vem com 10 jogos na memória e posteriormente comprei um cartucho everdrive. Verifiquei que essa versão não pega Virtual Racing e nem os jogos de master system, nem tem entrada para sega cd. Pretendo trocar na primeira versão do mega drive 3, cuja placa é maior e provavelmente pega todos os jogos do cartucho. Queria saber se, além dessas diferenças, teria mais alguma diferença técnica com relação a som e imagem entre as versões citadas do mega drive 3. Tbm sei que a placa do meu console atual é menor e por isso a fonte é imbutida. Parabéns pelo post. Abraços.

FeripeH39

Cai aqui de paraquedas do Google sobre o som do Mega Drive. Cara, comprei um Mega Drive exatamente igual ao seu. Por uma simples razão, eu cresci com deste modelo do Mega Drive, mesmo sabendo que o som é um pouco ruim em detrimento dos amplificadores ruins, comprei por razões sentimentais. Penso em comprar o modelo 1 no futuro, mas por enquanto, este será o carro chefe.
Aquele ASIC também faz a função de VDP

Claudio

Existe um pequeno equívoco a respeito do co-processador Z80 presente no Mega Drive. Muito pensam que ele desempenha processamento de áudio, enquanto que o MC68000 desempenha o restante das tarefas no processamento dos jogos, o que não é verdade. O Z80 é um processador morto, do ponto de vista, de auxiliar o seu processador principal. A principal função dele é manter apenas a compatibilidade com o Master System; já que o Master possui o Z80 para poder funcionar o seus jogos. O Mega utilizava um adaptador para encaixar os jogos do Master e assim chavear para que o Mega desativasse o MC68000 e ativasse apenas o Z80 e assim ser possível jogar os jogos do Master no Mega. Tanto é verdade isso que em versões posteriores do Mega Drive III, o Z80 foi removido tornando a compatibilidade com os jogos do Master não ser mais possível. A não utilização do Z80 em conjunto com o MC68000 no processamento dos jogos do Mega, ao meu ver, foi uma tremenda bola fora da Sega; pois se o Mega utilizasse esses 2 processadores em seus jogos, o Mega seria quase tão poderoso quanto o Neo Geo que utiliza esses dois processadores em conjunto… Ler mais »

19
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox