[Review] Switch HDMI Ünnlink 5×1 HDMI 2.0 UHD4K@60Hz HDCP 2.2 RGB 4:4:4 HDR – AliExpress


O Switch HDMI Ünnlink 5×1 HDMI 2.0 UHD4K@60Hz HDCP 2.2 RGB 4:4:4 HDR foi adquirido na AliExpress, loja Youlian Official Store.

Motivação

Tenho atualmente na minha sala um total de 13 equipamentos com saída HDMI, muitos dos quais já mostrados em reviews aqui no Skooter Blog. Confira:

  1. Chromecast Ultra
  2. Minix Neo U9-H
  3. Playstation 4 Pro
  4. Blu-Ray Player Sony BDP-S490
  5. OSSC – Open Source Scan Converter
  6. Analogue Super Nt
  7. Analogue Mega Sg
  8. Framemeister XRGB Mini
  9. MSI Cubi 2
  10. Playstation 3
  11. Nintendo Switch
  12. MiSTer FPGA
  13. Decodificador Sky

Conectar todos esses equipamentos no Receiver Yamaha Aventage RX-A870, com suas 8 entradas HDMI (sendo 7 traseiras) é um tanto complicado. Mais ainda quando 8 desses 13 equipamentos são fontes das quais eu faço capturas de vídeo e transmissões ao vivo para o nosso canal no Youtube.

Nesse cenário, switches HDMI se tornam indispensáveis. E achar o switch adequado para cada tarefa nem sempre é fácil, pois eles tendem a se comportar de maneiras diferentes, que raramente são explicadas nos anúncios.

O meu Switch HDMI Vention VAA-S20, por exemplo, tem uma característica rara em switches HDMI: ele é seamless. Isto significa que a troca de uma entrada para outra é instantânea. Mais do que isso: significa que ele está sempre ativo recebendo o sinal de suas 3 entradas ao mesmo tempo. Isso é muito relevante para mim, pois eu uso um dispositivo de captura Elgato Game Capture HD60, que está conectado no meu MSI Cubi 2 e ele não tem monitor, ou seja, eu preciso iniciar a transmissão/captura usando a própria TV como monitor. Desse modo, eu alterno entre as entradas do MSI Cubi 2 e de um splitter HDMI. O splitter envia o sinal das fontes que capturo simultaneamente para o Switch HDMI Vention e para o dispositivo de captura Elgato Game Capture HD60. Assim quando alterno entre o Cubi para monitorar a captura e o console que estou jogando, não há qualquer interrupção na captura. Um switch que não é seamless interromperia e depois re-estabeleceria a recepção do sinal do splitter, fazendo com que ele tivesse que sincronizar novamente, e isso interromperia o sinal inclusive para o Elgato.

Note que nem mesmo o Receiver Yamaha Aventage é seamless. Portanto, nele eu ligo diretamente somente as fontes das quais não capturo: Chromecast Ultra, Minix Neo U9-H, Playstation 4 Pro, Blu-Ray Player Sony BDP-S490, e OSSC – Open Source Scan Converter.

Do Playstation 4 Pro eu não capturo por ser 4K, incompatível com o Elgato Game Capture HD60, mas ele tem seu próprio sistema de transmissão, que é suficiente para mim. O OSSC eu uso apenas para jogar, as capturas eu faço a partir do Framemeister, que recebe o mesmo sinal analógico, graças ao gscartsw_lite.

Nas duas entradas traseiras que restam no Receiver Yamaha eu ligo o decodificador da Sky e o Switch HDMI Vention. Note que o decodificador da Sky na verdade está ligado a um switch bi-direcional, em que posso alternar entre enviar seu sinal para um splitter que o distribui para 3 TVs (pontos escravos) ou para o outro caminho, que uso para fazer capturas, como descrevo a seguir.

Recapitulando, o Switch HDMI Vention VAA-S20 recebe o sinal de um Splitter HDMI de 2 saídas, sendo que a outra saída vai para a Elgato. Como são 8 fontes capturáveis, preciso de um switch para alternar qual sinal chega no Splitter. É aí que entra o meu velho Switch HDMI LINK-MI LM-SW04. Ele tem 5 entradas e alterna automaticamente para aquela que está ativa, de modo que usando uma fonte de cada vez eu não preciso do controle remoto. Na verdade não preciso nem lembrar que ele existe.

Mas com 8 fontes capturáveis e apenas 5 entradas, o Switch HDMI LINK-MI LM-SW04 precisava de ajuda, e é aí que se inicia a busca por um novo switch.

Escolha do Switch HDMI Ünnlink 5×1

As opções de switches HDMI são muitas, mas não é fácil escolher sem testar, pois eles tem comportamentos que muitas vezes são diferentes do que esperamos. Acabei escolhendo o Switch HDMI Ünnlink porque os anúncios indicam que ele muda automaticamente para o sinal ativo e porque ele supostamente funciona com HDMI 2.0 e HDCP 2.2. São recursos que não preciso agora, pois a Elgato Game Capture HD60 só captura sinais que sejam no máximo Full HD. Mas no futuro podem ser úteis.

Note que existem também modelos de Switch Ünnlink com 3 e com 7 entradas, mas o modelo de 7 entradas não faz a mudança automática para o sinal ativo. Por isso eu desconsiderei-o e escolhi a versão com 5 portas.

Unboxing e Testes do Switch HDMI Ünnlink 5×1

O Switch HDMI Ünnlink 5×1 veio em uma caixinha da marca, dentro de um envelope com plástico bolha, que também ostenta a marca, que até então eu desconhecia. Na caixinha vem o switch, controle remoto, cabo de energia, cabo extensor do receptor de controle remoto, e manual de instruções.

O cabo extensor do receptor de controle remoto serve para quem quer deixar o switch escondido atrás da TV ou de outro equipamento, e ainda poder usar o controle remoto. Não é o meu caso. Na verdade nem pretendo usar o controle remoto.

Note que o equipamento também não vem com fonte de alimentação. Eu estou usando a fonte que recebi da Fosmon, que tem duas portas USB e também alimenta o meu Switch HDMI Vention VAA-S20, que também veio sem fonte. Note que também dá para usar alguma porta USB da própria TV, mas optei por deixa-las livre para usar para carregar meus controladores.

Todas as entradas HDMI estão na parte traseira, bem como a entrada do cabo extensor de controle remoto, com a saída HDMI na lateral esquerda, e a entrada da fonte na lateral direita. Eu preferia todas as conexões na parte traseira, mas está razoável assim. Pelo menos não há conexões na parte frontal, onde ficam apenas os LEDs que indicam qual porta está selecionada, o botão para trocar as portas, e o receptor infravermelho.

O controle remoto é simples, com um botão para ligar/desligar, um botão para alternar entre as entradas, e mais cinco botões que permitem selecionar uma entrada diretamente.

Em meus primeiros testes, o Nintendo Switch na primeira entrada apresentou algumas falhas. Troquei ele de entrada e não aconteceu mais. Nenhuma outra fonte falhou depois disso. Pode ter sido algo pontual, ou pode ter sido uma incompatibilidade mesmo. Mas pelo menos não ocorreu mais com nenhuma outra fonte.

Confira as fotos e o vídeo do unboxing e testes do Switch HDMI Ünnlink 5×1:

Logo notei uma diferença de comportamento entre o Switch HDMI LINK-MI LM-SW04 e o Switch HDMI Ünnlink 5×1. Quando uma única fonte está ativa, ambos alternam automaticamente para essa fonte. Mas há uma diferença na forma como eles se comportam quando uma fonte já está ativa e outra é ligada.

No caso do LINK-MI, ele é fiel à fonte que foi ligada primeiro, e permanece nela até que ela seja desligada. Aí ele alterna para a outra fonte ativa. No caso do Ünnlink, ele trabalha com um sistema de prioridade, onde portas mais baixas tem preferência. Assim, digamos que haja sinal apenas na porta 3. Se surge um sinal na porta 5, ele permanece na 3. Mas se surge um sinal na porta 1, ele alterna para ela. Porém se selecionamos manualmente uma porta mais alta, ele permanece nela até que o sinal dela seja desligado ou que surja um novo sinal em porta mais baixa, ou seja, ele ignora um sinal já existente em uma porta mais baixa quando fazemos a seleção manual. A mudança ocorre só no momento em que um novo sinal surge.

Minhas conexões com o Switch HDMI Ünnlink 5×1

Com base no comportamento de ambos os switches eu defini como ficariam minhas conexões. A ideia era que o Ünnlink substituisse o LINK-MI, e que a saída do LINK-MI passasse a se conectar a uma das entradas do Ünnlink, de modo que de dois switches de 5 portas, eu faria um mega-switch de 9 portas. Até aí tudo perfeito.

Tipicamente eu só ligo um console de cada vez, e como ambos os switches são automáticos, eu poderia liga-los de qualquer forma, pois eles ativariam apenas a entrada do console ligado, que está enviando sinal. Mas há duas exceções aqui: o LINK-MI está sempre enviando sinal, mesmo que suas entradas estejam todas inativas; e o switch bi-direcional que vem do decodificador da Sky também está sempre com sinal ativo, mesmo quando a saída ativa é a outra e o decodificador está desligado.

A solução que criei foi a seguinte: Playstation 3, Nintendo Switch, e MiSTer FPGA foram conectados nas 3 primeiras entradas do Ünnlink. Como eu só ligo o console que vou jogar, eles sempre são selecionados automaticamente.

Na quarta porta do Ünnlink eu conectei o LINK-MI. No LINK-MI eu conectei Analogue Super Nt, Analogue Mega Sg, e Framemeister XRGB Mini. Então, quando Playstation 3, Nintendo Switch, e MiSTer FPGA estão desligados, o Ünnlink vai selecionar automaticamente o sinal do LINK-MI, sempre ativo. O LINK-MI, por sua vez, seleciona automaticamente o sinal dos 3 dispositivos conectados à ele, que também só ligo um de cada vez.

Por fim, na quinta entrada do Ünnlink eu conectei o switch bi-direcional que vem do decodificador da Sky. Essa é a única entrada que eu preciso selecionar manualmente, uma vez que a quarta, onde o LINK-MI está sempre ativo, tem prioridade. Mas tudo bem, pois esse tipo de gravação é exceção e uso pouco. Note que uma vez que uma entrada é selecionada, o Ünnlink se mantém nela mesmo na presença de outro sinal em porta mais baixa. Ele só ativa a prioridade se surgir um novo sinal em porta mais baixa, ou se a porta atual ficar sem sinal.

Eu nem sabia dessa questão de prioridade quando adquiri o Ünnlink, mas isso até que veio a calhar, pois o MiSTer FPGA, por exemplo, frequentemente desliga e religa o sinal quando trocamos de core, pois eu uso a opção de ter a taxa de atualização real do console, evitando a latência de um framebuffer. Consoles como Analogue Super Nt e Analogue Mega Sg também interrompem o sinal quando são desligados para trocar de cartucho. Sem o esquema de prioridade, o switch ficaria pulando para o sinal que restou ativo nessas ocasiões.

É por essas e outras que eu acho que comprar switch HDMI é complicado. Essas peculiaridades de seus comportamentos raramente são descritas nos anúncios.

E assim ficou o diagrama de conexões de áudio e vídeo da minha sala de TV após a adição do Switch HDMI Ünnlink 5×1:

Diagrama de Conexões - Sala de TV - Versão de Junho de 2020

Diagrama de Conexões – Sala de TV – Versão de Junho de 2020

O diagrama facilita bastante o entendimento. Se você ainda achou complicado, imagine tudo isso aí com suas respectivas fontes de alimentação, cabos Ethernet, cabos de antena, etc. Pois é…

Rastreamento

Estas são as informações de rastreamento do pacote obtidas no site da AliExpress:

2020.06.02 16:21 (GMT-7): Delivery successful
2020.05.27 13:59 (GMT-7): Cleared customs
2020.05.27 09:50 (GMT-7): Accepted by Last Mile Carrier
2020.05.14 20:10 (GMT-7): Departed country of origin
2020.04.18 12:40 (GMT-7): Shipment accepted by airline
2020.04.15 16:47 (GMT-7): Shipment left country of origin warehouse
2020.04.14 20:42 (GMT-7): Shipment at country of origin warehouse
2020.04.14 20:12 (GMT-7): Shipment dispatched

E estas são as informações obtidas no site do Correios:

02/06/2020
16:21
[REMOVIDO] / SP Objeto entregue ao destinatário
02/06/2020
10:45
[REMOVIDO] / SP Objeto saiu para entrega ao destinatário
30/05/2020
09:29
INDAIATUBA / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP para Unidade de Distribuição em [REMOVIDO] / SP
27/05/2020
14:28
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP
27/05/2020
14:26
CURITIBA / PR   Fiscalização aduaneira finalizada
27/05/2020
09:53
CURITIBA / PR   Objeto recebido pelos Correios do Brasil

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações
12/05/2020
12:10
SUECIA /
Objeto encaminhado
de País em SUECIA / para País em Unidade de Tratamento Internacional / BR

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações
12/05/2020
12:08
SUECIA /    Objeto recebido na unidade de exportação no país de origem

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações
12/05/2020
11:26
SUECIA /    Objeto postado

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações

Tabela-Resumo

Esta é a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:Switch HDMI Ünnlink 5×1 HDMI 2.0 UHD4K@60Hz HDCP 2.2 RGB 4:4:4 HDR
Nome Original:Unnlink HDMI Switch 5×1 HDMI 2.0 UHD4K@60Hz RGB4:4:4 HDCP 2.2 HDR 5 In 1 Out for smart tv mi box3 ps4pro xbox one x/s projector
Loja:AliExpress | Loja: Youlian Official Store
Valor:R$ 108,99
Valor atual:R$ 114,98
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Visa Internacional
Tipo de Frete:AliExpress Standard Shipping
Valor do Frete:R$ 18,42
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:13/04/2020
Data de Envio:14/04/2020
Data de Entrega:02/06/2020
Tempo em Trânsito:49 dias
Conteúdo Declarado:Audio & Video Cables
Tipo de Conteúdo Assinalado:Others
Valor Declarado:USD $5.0
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

Considerações Finais

Fiquei satisfeito com o Switch HDMI Ünnlink 5×1 HDMI 2.0 UHD4K@60Hz HDCP 2.2 RGB 4:4:4 HDR. Ele está cumprindo seu papel e meus equipamentos estão agora todos conectados e selecionáveis da maneira que eu imaginava.

O Switch HDMI Ünnlink até tem algumas peculiaridades que eu não sabia quando comprei, como o sistema de prioridade das portas, que vieram bastante a calhar nas minhas conexões. Só não posso comentar se ele realmente suporta HDMI 2.0, HDCP 2.2, HDR, etc. porque não testei essas funcionalidades, das quais não preciso por enquanto.

O preço do equipamento é bem bacana para um switch de 5 portas, com seleção automática, controle remoto, extensor. Só ficaram devendo uma fonte de alimentação na caixa.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . Se você também quiser fazer suas compras na AliExpress, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

5 3 votos
Article Rating
(Visitado 110 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/06/14/review-switch-hdmi-unnlink-5x1-hdmi-2-0-uhd4k60hz-hdcp-2-2-rgb-444-hdr-aliexpress/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
cesar

Com tantos equipamentos eu fico imaginado o valor da conta de energia do skooter rsrsrs

Paulo Vicente

Rapaz, acabei trombando com um comentário seu no AliExpress, e já favoritei o blog!
Coisa rara achar conteúdo de qualidade, e escrito por quem SABE o que está fazendo.

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox