[Review] ODV-GBS-C (GBS Control) – Upscaler de Componente/VGA/SCART para VGA/HDMI para Videogames Antigos


O ODV-GBS-C é uma versão do GBS Control (GBS-C), um firmware alternativo para um upscaler de baixo custo adicionando as seguintes características:

  • latência muito baixa
  • upscaling nítido e definido, comparável ao de equipamentos bem mais caros
  • sem perda de sincronização ao alterar entre 240p/480i (a saída é executada independentemente da entrada, a sincronia com a tela nunca se perde)
  • desentrelaçador adaptativo baseado em movimento sob demanda que é ativado automaticamente e somente quando necessário
  • funciona com quase tudo: consoles de 8 bits, consoles de 16/32 bits, consoles dos anos 2000, computadores domésticos, etc.
  • pouco comprometimento, mesmo que o hardware de origem seja muito acessível (menos de US $ 30 normalmente)
  • muitos recursos úteis e aprimoramentos de imagem
  • interface de controle via navegador da web, utilizando os recursos do WiFi ESP8266
  • boa reprodução de cores com ganho automático e deslocamento automático para o ADC triplo de 8 bits @ 160 MHz
  • capacidade de bypass opcional para, por exemplo, transcodificar Componente para RGB/HV em alta qualidade

Montar um GBS Control envolve fazer uma série de modificações no hardware original e adicionar alguns componentes, além de instalar o firmware alternativo. Porém existem várias versões prontas à venda na AliExpress. De todas as que eu encontrei, achei o ODV-GBS-C uma das mais bacanas, com um case de plástico injetado que dá uma aparência de produto final, ao contrário da maioria que oferece apenas aquelas tampas de plexyglass que deixam o produto desprotegido e cheio de poeira por dentro.

Este é, no melhor do meu conhecimento, o primeiro review de um ODV-GBS-C no Brasil e também no mundo.

Motivação e Escolha

Quem conhece o Skooter Blog sabe que eu gosto bastante de consoles clássicos. Em 2013 adquiri meu primeiro upscaler com saída HDMI, para melhorar a resolução de meus consoles nas TVs modernas. Na mesma época adquiri meus primeiros cabos SCART RGB, essenciais para extrair a melhor imagem dos consoles clássicos.

Gostei bastante dos resultados. Em 2014 resolvi fazer um upgrade de upscaler, partindo para o Framemeister XRGB Mini, que era o estado da arte em upscaler para consoles clássicos na época, com resolução de saída de 1080p, ótimo para upscale a partir de 240p e desentrelaçamento de 480i que até hoje é considerado um dos melhores.

Em 2015, o OSSC surgiu e eu comecei a acompanhar sua evolução. Ele não é propriamente um upscaler, capaz de escalonar a imagem, mas apenas um multiplicador de linhas. De início ele não era tão atrativo, com resolução limitada a 720p e sem uma saída HDMI nativa. Mas com a revisão 1.6 o OSSC começou a ficar interessante, com saída HDMI nativa e depois ganhou os modos Line4x e Line5x, finalmente levando o OSSC para resoluções Full HD e além (1920×1200 no modo 5x sem corte). Acabei comprando o meu em 2019.

Mas tanto o Framemeister quanto o OSSC tem uma limitação um tanto incômoda: eles perdem a sincronia com a TV sempre que o sinal de origem muda, pois ambos tem a saída atrelada à entrada. Isso é especialmente incômodo em alguns jogos de Atari 2600 e PlayStation, que são os consoles que eu tenho atualmente conectados via upscaler.

O Atari 2600 deixa todo o controle do vídeo à cargo do software. Muitos jogos foram mal programados e mudam a quantidade de linhas, e consequentemente a taxa de atualização da tela, durante o jogo. Isso faz com que OSSC e Framemeister se percam. Em alguns casos os jogos ficam injogáveis.

O PlayStation tem várias resoluções à disposição dos programadores, e muitos também fazem a mudança durante o jogo, muitas vezes usando 480i na exibição de menus e 240p no jogo em si. Isto também faz com que OSSC e Framemeister se percam.

E é aí que entra uma das principais vantagens do ODV-GBS-C. A saída dele roda independentemente da entrada, de modo que ele não perde a sincronia com essas mudanças que Atari 2600 e PlayStation fazem.

Eu estava de olho no projeto do GBS Control há um bom tempo, porém a ideia de ficar adquirindo uma série de componentes extras e instala-los não me agradava. Posteriormente começaram a aparecer as versões prontas, inclusive uma nacional da GamesCare, mas o preço elevado, a falta de saída HDMI nos modelos iniciais e a falta de um case fechado me fizeram adiar a compra.

Recentemente eu estava vendo os modelos de GBS Control disponíveis na AliExpress e eme deparei com o ODV-GBS-C. Este modelo imediatamente me chamou a atenção por ter um case fechado e uma aparência de produto comercial. Além disso, ele já vem com o gerador de clock alternativo, que é uma mudança recomendada no projeto, e que é opcional em vários modelos vendidos prontos. Ele também tem saída VGA e HDMI simultâneas, o que não é algo que eu vá usar no momento, mas é interessante ter. Por fim, o ODV-GBS-C também parece ser o único que usa uma PCB própria, ao contrário dos demais que fazem modificações na PCB original e adicionam placas extras.

Eu cheguei a considerar outros modelos com entradas e saídas adicionais (entradas RGB via RCA, saída RGB via mini-DIN, etc.), mas o case aberto desses modelos não me agrada e, a princípio, eu não vou usar essas entradas  e saídas adicionais. Além disso, muitos desses modelos limitam o uso de VGA ou HDMI de forma não simultânea.

Só fiquei com o pé atrás com o ODV-GBS-C em dois pontos. O primeiro deles é a presença de knobs de controle individual dos componentes vermelho, verde e azul, que existem na PCB original, mas recomenda-se remover e fazer jumpers. O segundo ponto é que os lotes iniciais do dispositivo saíram com um defeito de fábrica, onde usaram três capacitores com valores errados. Todos os vendedores que contatei alegaram que já estavam com lotes novos. O vendedor de quem comprei demorou alguns dias para enviar, então suponho que nem tinha estoque e esperou chegar um lote novo de fábrica.

Unboxing do ODV-GBS-C

O ODV-GBS-C veio bem embalado e acompanhado da fonte de alimentação no padrão europeu (compatível com o padrão brasileiro) e o manual de instruções. A construção do aparelho aparenta ser muito boa. Na parte de cima temos a chave de ligar e desligar, os knobs para controlar a intensidade de vermelho, verde e azul individualmente, e um botão para navegar no menu e selecionar opções. Uma pequena tela OLED mostra as principais opções e status e um LED indica que o dispositivo está ligado.

Na parte da frente temos a entrada VGA e a entrada SCART e uma chave para selecionar se o sinal de sincronização está junto com o verde ou separado. Na lateral direita há a entrada de energia e um jack micro USB para atualizações de firmware. Na parte traseira temos as saídas VGA, áudio P2, e HDMI. Por fim, na lateral esquerda há 5 jacks RCA que são entrada de vídeo componente com áudio estéreo.

Por ter entradas por todos os lados, o ODV-GBS-C acaba por ocupar muito espaço no rack. Por conta disso, inicialmente optei por deixa-lo em pé, apoiado sobre o plug SCART, mas posteriormente decidi fixa-lo no painel com velcro, de modo que ele não ocupa espaço no rack e ainda deixa o display OLED visível para quem está no sofá.

Confira as fotos e o vídeo do unboxing e instalação do ODV-GBS-C:

Note que meu caso de uso inclui somente a entrada SCART e a saída HDMI, por isso não testei outros cenários. Na entrada SCART conectei a saída do gscartsw_lite v1.5, no qual estão conectados meu Atari 2600 e meu PlayStation One. Na saída HDMI conectei um switch HDMI LINK-MI LM-SW04 que por sua vez está conectado em outro switch HDMI (Ünnlink), o qual está conectado em um splitter HDMI, cujas saídas estão conectadas ao Magewell USB Capture HDMI 4K Plus Device e ao Receiver Yamaha Aventage RX-A870, que por sua vez está conectado à TV Sony XBR-55X905E 4K HDR Ultra HD Smart Android LED série X905E. Está confuso? Então dê uma olhada no esquema abaixo:

Diagrama de Conexões - Sala de TV - Versão Novembro de 2022.

Diagrama de Conexões – Sala de TV – Versão Novembro de 2022.

Note que no esquema ainda constam o Sega Genesis e o Super Nintendo, mas atualmente eles estão na minha TV CRT, e jogo esses consoles principalmente através do MiSTer, do Analogue Mega Sg, e do Analogue Super Nt. O PlayStation e o Atari 2600 eu também tenho jogado mais através do MiSTer, mas ainda mantive os consoles originais na TV da sala por enquanto. O PlayStation porque o núcleo do MiSTer foi implementado recentemente, e o Atari 2600 por causa dos jogos que usam paddles, ainda não suportados corretamente pelo MiSTer, e DPC+, que não é implementado no MiSter.

Teste do ODV-GBS-C

Após ligar o ODV-GBS-C, conectei meu celular no ponto de acesso WiFi que ele cria por padrão, e então ajustei as configurações para ele se conectar ao meu roteador, de modo que eu pudesse acessa-lo facilmente a partir do meu celular ou do meu PC, usando o navegador web. Não tirei screenshots da interface web, mas ela pode ser vista no vídeo do unboxing e instalação que está ali em cima. As configurações mais básicas podem ser feitas através do botão na parte de cima e do visor OLED, mas as mais avançadas precisam da interface web.

Na interface web é possível criar perfis, ajustar resolução de saída, ajustar ganho e controle automático de ganho, ajustar posição, escalonamento e bordas da imagem, intensidade e outras características de scanlines, e algumas opções mais avançadas.

Ajustei a saída para Full HD (1920×1080) e as scanlines no nível mais suave. Na interface senti falta de valores numéricos que me indicassem o ajuste atual (posição, escalonamento, bordas, scanlines, etc.), de modo que a única forma de saber o ajuste atual é olhando para a tela. Acabei deixando os ajustes de posição, escalonamento e bordas no padrão, e os knobs de cores no máximo.

No PlayStation fiz alguns testes com o R4: Ridge Racer Type 4, que é um dos meus preferidos e tem menus em 480i e o jogo em si em 240p. Gostei muito da transição sem falhas, sem interrupções. Além disso, o ODV-GBS-C coloca as scanlines em 240p como eu queria e ao entrar em 480i não usa as scanlines e faz o desentrelaçamento adaptativo baseado em movimento, que é bem melhor que o bob, que é usado no OSSC, pois não tem aquelas cintilações.

No Atari 2600 o ODV-GBS-C também brilha. Testei alguns jogos críticos que falham miseravelmente no OSSC e no Framemeister. Um deles é o Condor Attack, que alterna a quantidade de linhas com frequência e faz a tela rodar eventualmente até mesmo em CRTs. O ODV-GBS-C consegue exibi-lo sem falhar. Testei ainda outros jogos de Atari 2600 que tem problemas com outros upscalers, como Entombed e Commando, e tudo funcionou perfeitamente.

Me surpreendi também com o Tapper, que é um jogo do Atari 2600 que usa um modo de 480i implementado incorretamente. No Framemeister ele fica cheio de glitches, mas no ODV-GBS-C ele funciona perfeitamente. Outro jogo que o Framemeister não gosta é o Video Pinball, que também funciona normalmente no ODV-GBS-C.

A playlist a seguir tem todos os meus testes e sessões de jogatina com o ODV-GBS-C. Novos vídeos serão adicionados à ela sempre que eu jogar.

Rastreamento

Estas são as informações de rastreamento do pacote obtidas no sistema da AliExpress:

2022-08-31 16:58
Delivered
Package delivered

2022-08-31 10:19
Out for delivery
Out for delivery

2022-08-27 13:46
Left destination country/region sorting center

2022-08-27 13:37
Clearing Customs
Customs clearance complete

2022-08-27 10:01
Received by local delivery company

2022-08-23 17:40
Arrived at destination country/region

2022-08-22 05:03
Leaving from departure country/region

2022-08-17 18:31
Arrived at departure transport hub

2022-08-17 03:27
[Fenggang Town]Processing at sorting center

2022-08-17 02:08
[Fenggang Town]Processing at sorting center

2022-08-16 19:22
Received by logistics company

E estas são as informações obtidas no site do Correios:

PACKET STANDARD IMPORTAÇÃO

Objeto entregue ao destinatário
Pela Unidade de Distribuição, [REMOVIDO]
31/08/2022 16:58

Objeto saiu para entrega ao destinatário
[REMOVIDO]
31/08/2022 10:19

Objeto em trânsito - por favor aguarde
de Unidade de Tratamento, INDAIATUBA - SP
para Unidade de Distribuição, [REMOVIDO]
30/08/2022 10:09

Objeto em trânsito - por favor aguarde
de Unidade de Logística Integrada, CURITIBA - PR
para Unidade de Tratamento, INDAIATUBA - SP
27/08/2022 13:46

Fiscalização aduaneira finalizada
CURITIBA - PR
27/08/2022 13:37

Objeto recebido pelos Correios do Brasil
CURITIBA - PR
27/08/2022 10:01

Objeto postado
CHINA
22/08/2022 02:49

Tabela-Resumo

E, por fim, temos a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:ODV-GBS-C (GBS Control) – Upscaler de Componente/VGA/SCART para VGA/HDMI para Videogames Antigos
Nome Original:ODV-GBS-C Component/VGA/Scart to VGA/HDMI-Compatible Scan Converter Adapter for Retro Game Console for PS1/PS2/PS3/GameCube/N64
Loja:AliExpress | Loja: ZCMY game Store
Valor:R$ 436,97
Valor atual:R$ 439,62 (US$ 80,24)
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Visa Internacional
Tipo de Frete:AliExpress Standard Shipping
Valor do Frete:R$ 24,75
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:11/08/2022
Data de Envio:16/08/2022
Data de Entrega:31/08/2022
Tempo em Trânsito:15 dias
Conteúdo Declarado:Audio Video Cable
Tipo de Conteúdo Assinalado:Others
Valor Declarado:USD 15 (produto) + USD 5 (frete) = USD 20
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

Considerações Finais

Estou bastante satisfeito com o ODV-GBS-C. Quase não uso mais os consoles originais, então não vale mais a pena investir muito em upscaler, e o que o ODV-GBS-C me oferece está de ótimo tamanho, principalmente por lidar com os jogos complicados do Atari 2600, que o OSSC e o Framemeister não davam conta.

O ODV-GBS-C certamente tem o melhor custo-benefício em upscalers hoje, um pouco mais barato que o OSSC e sem todos os problemas de compatibilidade que o OSSC tem. Também dá para comprar quatro ODV-GBS-C com o preço de um único Retrotink 5X Pro, e o ODV-GBS-C ainda tem a vantagem de ser enviado diretamente para o Brasil por ePacket, reduzindo as chances de tributação, enquanto o Retrotink só é enviado por courier (~100% em impostos garantidos) ou através de redirecionadores de encomenda.

Vale lembrar que quem for comprar um ODV-GBS-C não pode esquecer de comprar também os cabos SCART RGB ou de vídeo componente. Recomendo os cabos da Retro Gaming Cables.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.

5 3 votos
Article Rating
(Visitado 646 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2022/11/07/review-odv-gbs-c-gbs-control-upscaler-de-componente-vga-scart-para-vga-hdmi-para-videogames-antigos/

Inscrever
Notificar sobre
guest

9 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diego

Olá.

Skooter, obrigado por ter retornado pouco a pouco. Seu blog é muito legal e, apesar de eu não ser retrogamer a ponto de ter os consoles antigos, o conteúdo é muito interessante.

Eu sou um leitor assíduo, apesar de um comentador ausente kkk

Abraços.

Leandro

Corroboro a opinião do Diogo. Seu conteúdo é bom demais. Não deixe de atualizar o blog. Já comprei memórias DDR4 Corsair Dominator com sua ajuda e estimulado pelo review daquela sua compra.
Abraços!!

Leandro

Vai rolar um review desse switch HDMI Ünnlink 5×1? Estou louco pra pegar ele. Pode dar uma opinião rápida? Funciona bem? E o controle remoto? Estou pensando até em clonar o controle remoto dele na Alexa pra controlar por voz. Deve ser bacana, hehe.
Abraços!

Leandro

Caraca! Não tinha visto! Deixei passar esse review. Vou esperar até sexta dia 25/11 agora pra ver se entra em promoção ou rola algum cupom de desconto, senão vou pegar pelo preço cheio mesmo. Valeu!!

Erivando

Tira um dúvida…

Pra quem é jogador casual de console antigo, e gosta de jogar no retroarch com shaders CRTs, etc…

Vale a pena adquirir um GBS-C ou a qualidade de imagem fica inferior a jogar no emulador com shaders avançados?

(Eu tenho medo de comprar mais uns desses eletrônicos e quase não usar e ficar ocupando espaço…)

jesus

Hi, I bought this to use with my PSone with this cable from retrogaming cables (sync on luma cable), but I’m getting a distorted image. Which cable are you using? Are you using CSYNC or SYNC on luma? Thank you.

9
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox