[Review] Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166 – AliExpress


A Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166 foi adquirida na AliExpress imissky Design Co., Store. Esta placa permite ampliar a quantidade portas SATA do PC, indo além daquelas oferecidas pela placa-mãe.

Motivação

A placa-mãe atual  do meu PC é uma ASUS Z87-DELUXE. Ela conta com 10 portas SATA, sendo seis do chipset Intel Z87 e quatro de duas controladoras ASMedia® ASM1061, embutidas na placa-mãe.

Mesmo com essa abundância de portas, ainda está faltando uma, pois atualmente tenho 1 SSD, 4 HDDs, e 3 drives ópticos instalados. Além disso, há uma porta e-SATA e duas gavetas com portas SATA no gabinete Cooler Master HAF X, totalizando 11 dispositivos.

Uma das gavetas está com um SSD que uso como cache dos HDDs, e a outra gaveta estava sem cabo conectado por falta de porta disponível na placa-mãe.

Eu estou para fazer um upgrade nesse PC, e dentre as placas-mães atuais não existem mais modelos com 10 portas. A ASUS ainda tem modelos com 8 portas, mas outras grandes fabricantes, como a MSI, tem modelos com no máximo 6 portas. Inclusive há um modelo top, a MSI X570 MEG Ace, que vergonhosamente só tem 4 portas SATA. Grande mancada, hein MSI?

Entendo que no momento a demanda maior é por slots m.2, e que os gabinetes atuais infelizmente estão com cada vez menos espaço para HDDs e SSDs SATA, em favor de espaço vazio inútil com o pretexto de refrigeração. Mas eu não vou abrir mão do meu Cooler Master HAF X, e também não devo instalar um SSD m.2 tão cedo. A princípio vou atualizar apenas o trio básico: placa-mãe + processador + memória. O restante eu atualizo aos poucos depois. Desse modo, eu preciso de uma solução para a falta de portas SATA das placas-mães atuais.

E a solução mais simples me parece ser essas plaquinhas PCI Express que oferecem portas SATA. São relativamente baratas e resolvem o problema. Mas elas não são todas iguais, como veremos a seguir.

Escolha da Placa PCI Express 3.0 x2 ZyDAS

A escolha da Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166 dentre os vários modelos disponíveis na AliExpress se deu por alguns motivos que listarei a seguir.

Quantidade de Portas SATA 3.0: 6

Esse é um requisito simples: quanto mais portas SATA 3.0, melhor! Se não for servir agora, pode servir no futuro. Na AliExpress há placas com duas, quatro, seis, e até oito portas SATA. Considerando que minha próxima placa-mãe terá 8 portas, eu precisava de um modelo com pelo menos mais três. Assim, com uma plaquinha com seis eu vou ter uma boa folga. Não escolhi logo uma placa com 8 portas pelos outros requisitos que listarei a seguir, que as de 8 portas que encontrei não cumprem.

É importante verificar também a versão das portas SATA. Em todas as placas que eu vi as portas eram SATA 3.0, a versão atual que oferece até 600 MB/s de vazão (6 Gbps brutos) para os dispositivos. Elas são retrocompatíveis com equipamentos SATA II e  SATA I.

Versão da PCI Express: 3.0

De nada adianta ter portas SATA de 600 MB/s se o gargalo ficar na interface PCI Express. Muitas plaquinhas na AliExpress são PCI Express 2.0 e usam uma única faixa (x1). Isso dá uma vazão de 500 MB/s, ou seja, uma única porta SATA 3.0 já é suficiente para saturar a interface PCI Express. Qualquer SSD atual ficaria limitado pela interface PCI Express 2.0 x1, ao menos em leitura sequencial.

A Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS usa interface PCI Express 3.0, que tem quase o dobro de largura de banda que a versão anterior do protocolo. Assim, para placas-mães com PCI Express 3.0 ou superior ela pode atingir 3.940 MB/s pois, além de ser PCI Express 3.0, ela usa quatro faixas (lanes). Isto é suficiente para dar conta das 6 portas SATA trabalhando no limite (6×600 MB/s = 3600 MB/s)

O meu plano nem é colocar SSDs na Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS, mas sim deixa-la para drives ópticos ou no máximo HDDs. Mas de qualquer forma é bom que ela tenha alta largura de banda para garantir eventuais usos futuros.

Faixas PCI Express 3.0: x4

Esse é outro ponto importante. A maioria das plaquinhas disponíveis usam interface PCI Express x1, ou seja, usam uma única faixa (lane). Dessa forma, elas ficam limitadas a 500 MB/s ou 985 MB/s, dependendo da versão do PCI Express (2.0 ou 3.0).

A Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS é x4, de modo que ela pode atingir 3.940 MB/s. Note que ela precisa de um slot x4, x8, ou x16. Se a placa tiver apenas slot x1 disponível é melhor comprar uma placa x1 mesmo, pois a x4 não vai encaixar. Mas com as configurações com duas ou mais placas de vídeo (SLI, Crossfire) caindo em desuso, é comum ter slots PCI Express livres.

Chipset Asmedia ASM1166

Outro fator que pesou na escolha da Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS foi o chipset Asmedia ASM1166. Como a ASUS usa chipset da Asmedia em suas placas-mãe, suponho que eles sejam de qualidade. Algumas placas não informam o chipset que usam, e aí fica complicado de arriscar. Outras placas usam chipset Marvell e/ou JMicron, que também são marcas conhecidas e também já foram usadas em placas-mães. De qualquer forma optei pela Asmedia por conta dos demais requisitos.

Unboxing e Testes

A Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166 chegou embalada em um envelope bolha. Dentro dele a plaquinha estava em um plástico rígido. Veio acompanhada de dois espelhos, um de tamanho padrão e um low profile.

Instalei-a em um slot PCI Express x16 da minha placa-mãe atual, a ASUS Z87-DELUXE. Aqui cabe ressaltar que apesar de usar o formato do x16, internamente ele suporta apenas 4 faixas (x4). Este é um slot que poderia ser usado por uma terceira placa de vídeo, em Crossfire, com as três funcionando em modo x4.

Como só tenho uma única placa de vídeo, instalada em um slot PCI Express x16, eu poderia usar o segundo slot PCI Express x16 para a Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS. Mas acho que nesse caso eu limitaria o potencial da minha placa de vídeo, pois com os dois slots PCI Express x16 em uso, eles só funcionam em x8. Ao menos é assim que eles funcionam com duas placas de vídeo, em SLI ou Crossfire. Suponho que também sejam assim com outros dispositivos. Limitações do chipset Z87…

O manual de instruções também informa que apenas os dois primeiros slots x16 são PCI Express 3.0. Todos os demais slots são PCI Express 2.0. Desse modo, minha Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS vai ficar um tanto limitada na minha placa-mãe atual, e só vai poder atingir seu potencial total no próximo upgrade.

Confira as fotos e o vídeo do unboxing e instalação da Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166:

Com a placa instalada, conectei apenas o cabo da gaveta que faltava. O Windows detectou a plaquinha e mostrou os dados no gerenciador de dispositivos. Também fiz a leitura dos dados dela com o Sisoftware Sandra:

Estas são as informações completas:

SiSoftware Sandra

Device Information
Device Type : SATA Disk Controller
Device ID : Bus D, Device 0, Function 0
Official Device Name : Controlador AHCI SATA Padrão
OEM Device Name : ASMedia Controlador AHCI SATA Padrão
Hardware ID : VEN_1B21 DEV_1166 REV_02
Device Name : ZyDAS Controlador AHCI SATA Padrão
Product ID : VEN_2116 DEV_2116 REV_02
Revision : A3

Power Management Features
Version : 1.2
Supports Clock Slow-down : Yes
Supports D1 PM State : No
Supports D2 PM State : No
Supports PME# : Yes
Supports PME Clock : No

PCIe Capabilities
Version : 3.0
Port : 0
Physical Slot Implemented : No
Phantom Functions Support : No
Maximum Payload Size : 0
Width : x2 / x2
Speed : 5Gbps / 8Gbps

Device Capabilities
Line Cache Size : 16bytes
I/O Range : No
Memory Range : No
Bus Master Capable : No
Special Cycle Recognition : No
Memory Write and Invalidate : No
Video Palette Snoop : No
Parity Error Response : No
Address/Data Stepping : No
System Error Line : No
Fast back-to-back Transactions : No
Detects Parity Errors : No
Supports System Error Line : No
Supports Parity Line : No
User Defined Format : No
66MHz Bus Support : No
New Capability List : Yes
Device Select Timing : Fast
Multi-Function Device : No
Header : 00
Interface : 01

Hardware Resources
Memory Range : DF082000
Memory Range : DF080000
INT Pin : A#
Dynamic Management : Yes

Performance Enhancing Tips
Warning 1204 : Link speed lower than maximum supported. Device may be in low-power mode.
Tip 1202 : Device does not support bus mastering.
Tip 2 : Double-click tip or press Enter while a tip is selected for more information about the tip.

Aqui temos várias informações interessantes. A primeira é aparentemente o nome da fabricante: Zydas, que não aparece fiscamente na plaquinha, nem mesmo no anúncio na AliExpress. Também é possível confirmar que o chipset é da ASMedia.

Curiosamente também aparece ali a versão do PCI Express como sendo 3.0, mas não sei se é referente à placa ou ao slot. O slot supostamente é apenas PCI Express 2.0. A largura de banda é identificada como ‘x2 / x2’. Suponho que sejam valores de leitura e escrita. A velocidade é identificada como ‘5 Gbps / 8 Gbps’, onde também suponho que seja leitura e escrita. Aqui entendo que o software está fornecendo a velocidade por faixa, pois no caso da placa de vídeo ele mostra ‘2.5 Gbps / 8 Gbps’, com a largura de banda em ‘x16 / x16’.

5Gbps é o equivalente a uma única faixa de PCI Express 2.0, que proporciona 500 MB/s, descontando a sobrecarga de protocolo. Por outro lado, 8Gbps seria uma única faixa de PCI Express 3.0, que equivale a 985 MB/s, também descontando a sobrecarga de protocolo. Estaria então a plaquinha funcionando em PCI Express 3.0 x2? Acho que faz sentido, afinal a largura de banda total de PCI Express 2.0 x4 é pouca coisa maior que PCI Express 3.0 x2.

O software também dá um alerta de que a velocidade do enlace está abaixo da máxima suportada, e que isso poderia significar que o dispositivo está em modo de baixa energia. Talvez tenha relação com o suporte do slot ser apenas PCI Express 2.0 x4. Vou ter que aguardar o upgrade de placa-mãe para ter certeza.

Cabe destacar que as controladoras ASMedia® ASM1061 embutidas na placa-mãe  só funcionam em PCI Express 2.0 x1. O Sandra indica largura de banda ‘x1 / x1’ e velocidade ‘5 Gbps / 5 Gbps’. Cada controladora tem duas portas SATA, então são 500 MB/s para cada par de portas. Desse modo a plaquinha ZyDAS leva vantagem em relação às portas adicionais da própria placa-mãe quando apenas um ou dois dispositivos estão sendo usados na potência máxima.

Fiz também um teste com um SSD conectado na plaquinha ZyDAS para ver como ela se comportava e ele funcionou perfeitamente.

Rastreamento

Estas são as informações de rastreamento do pacote com o Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166 obtidas no sistema da AliExpress:

2020.07.20 16:07 (GMT-7): Delivery successful
2020.07.02 15:07 (GMT-7): Accepted by Last Mile Carrier
2020.06.28 05:10 (GMT-7): Arrived at destination country
2020.06.27 10:10 (GMT-7): Departed country of origin
2020.06.27 10:10 (GMT-7): Departed country of origin
2020.06.22 15:06 (GMT-7): Shipment arrived at country of origin post office
2020.06.20 14:26 (GMT-7): Shipment left country of origin warehouse
2020.06.16 23:05 (GMT-7): Shipment at country of origin warehouse
2020.06.16 22:35 (GMT-7): Shipment dispatched

E estas são as informações obtidas no site do Correios:

20/07/2020
16:03
[REMOVIDO] / SP	Objeto entregue ao destinatário
20/07/2020
09:59
[REMOVIDO] / SP	Objeto saiu para entrega ao destinatário
17/07/2020
13:32
INDAIATUBA / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP para Unidade de Distribuição em [REMOVIDO] / SP
16/07/2020
19:41
INDAIATUBA / SP	Objeto ainda não chegou à unidade
Por favor, aguarde
07/07/2020
14:58
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP
07/07/2020
14:56
CURITIBA / PR	Fiscalização aduaneira finalizada
02/07/2020
15:24
CURITIBA / PR	Objeto recebido pelos Correios do Brasil

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações
22/06/2020
16:30
HONG KONG /
Objeto encaminhado
de País em HONG KONG / para País em Unidade de Tratamento Internacional / BR

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações
22/06/2020
15:57
HONG KONG / 	Objeto postado

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações

Tabela-Resumo

Esta é a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166
Nome Original:6Gbps PCI Express ASM1166 PCIe to sata 6G expansion Card sata 3.0 adapter HUB PCI express 4X SATA Adapter Computer components
Loja:AliExpress imissky Design Co., Store
Valor:R$ 130,74
Valor atual:R$ 178,59
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Visa Internacional
Tipo de Frete:AliExpress Standard Shipping
Valor do Frete:Gratuito
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:15/06/2020
Data de Envio:16/06/2020
Data de Entrega:20/07/2020
Tempo em Trânsito:34 dias
Conteúdo Declarado:USB Cable
Tipo de Conteúdo Assinalado:Commercial Sample
Valor Declarado:CNY 7.27
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

Considerações Finais

A Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166 é uma boa alternativa para quem precisa de mais portas SATA do que a placa-mãe oferece.

Ainda falta confirmar se ela realmente funciona em PCI Express 3.0 x4, mas vou ter que esperar pela minha próxima placa-mãe que está à caminho para poder fazer esse teste.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . Se você também quiser fazer suas compras na AliExpress, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (17/03/2021): Conforme informado pelo Hal Martin nos comentários, os dois valores que o Sandra mostra são na verdade o valor que está ativo no momento e o valor máximo possível, segundo a capacidade da placa. No meu caso, eram 5 Gbps por faixa (limite do barramento PCI Express 2.0), totalizando 10 Gbps, ou 1 GB/s, descontando a sobrecarga. E o máximo possível era 8 Gbps por faixa (limite do barramento PCI Express 3.0).

Com a atualização do meu PC para a Placa-Mãe ASUS ROG Crosshair VIII Hero Wi-Fi AMD X570, agora a Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166 está conectada em um slot PCI Express 3.0. Desse modo, ela agora atinge sua largura de banda máxima, de 8 Gbps por faixa. Confira:

Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS no SiSoftware Sandra.SiSoftware Sandra após atualização de placa-mãe (ASUS ROG Crosshair VIII Hero Wi-Fi AMD X570)

Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS no SiSoftware Sandra.SiSoftware Sandra após atualização de placa-mãe (ASUS ROG Crosshair VIII Hero Wi-Fi AMD X570)

SiSoftware Sandra

Device Information
Device Type : SATA Disk Controller
Device ID : Bus 4, Device 0, Function 0
Official Device Name : Asmedia 116x SATA Controller
OEM Device Name : ASMedia Asmedia 116x SATA Controller
Hardware ID : VEN_1B21 DEV_1166 REV_02
Device Name : ZyDAS Asmedia 116x SATA Controller
Product ID : VEN_2116 DEV_2116 REV_02
Revision : A3

Power Management Features
Version : 1.2
Supports Clock Slow-down : Yes
Supports D1 PM State : No
Supports D2 PM State : No
Supports PME# : Yes
Supports PME Clock : No

PCIe Capabilities
Version : 3.0
Port : 0
Physical Slot Implemented : No
Phantom Functions Support : No
Maximum Payload Size : 0
Width : x2 / x2
Speed : 8Gbps / 8Gbps

Device Capabilities
Line Cache Size : 16bytes
I/O Range : No
Memory Range : Yes
Bus Master Capable : Yes
Special Cycle Recognition : No
Memory Write and Invalidate : No
Video Palette Snoop : No
Parity Error Response : No
Address/Data Stepping : No
System Error Line : No
Fast back-to-back Transactions : No
Detects Parity Errors : No
Supports System Error Line : No
Supports Parity Line : No
User Defined Format : No
66MHz Bus Support : No
New Capability List : Yes
Device Select Timing : Fast
Multi-Function Device : No
Header : 00
Interface : 01

Hardware Resources
Memory Range : FCA82000
Memory Range : FCA80000
INT Pin : A#
Dynamic Management : Yes

O Hal Martin também indicou este link que mostra que o ASM1166 suporta apenas PCIe Gen 3 x2. Ela não suporta x4 e o slot da placa é x4 apenas porque não há um padrão de conector físico para x2. Portanto, os anúncios que mostram a placa como x4 estão errados, ou referem-se apenas ao formato físico. A placa definitivamente é PCIe 3.0 x2 na parte lógica. De qualquer forma, é uma opção melhor que a maioria das outras placas similares que são apenas PCIe 2.0 x1.

4 3 votos
Article Rating
(Visitado 516 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/07/30/review-placa-pci-express-3-0-x4-zydas-com-6-portas-sata-6gbps-e-controladora-asmedia-asm1166-aliexpress/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] Em meados do ano passado eu mostrei aqui no Skooter Blog a Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 por…. Foi com ela que conectei as portas para gavetas de HDD/SSD do meu gabinete (Cooler Master Haf X), visto que as portas da placa-mãe estavam todas ocupadas com HDDs, SSD e drives ópticos. […]

Hal Martin

> Interestingly the version of PCI Express also appears there as being 3.0, but I don’t know if it is referring to the card or the slot. The slot is supposed to be just PCI Express 2.0. Bandwidth is identified as ‘x2 / x2’. I suppose they are read and write values. The speed is identified as ‘5 Gbps / 8 Gbps’, where I also suppose it is reading and writing.
> The card would then be working on PCI Express 3.0 x 2? I think it makes sense, after all the toal bandwidth of PCI Express 2.0 x4 is little bigger than PCI Express 3.0 x 2.

The software is showing you the card maximum capabilities (PCIe 3.0 x2) versus the actual reality (PCIe 2.0 x2). The ASM1166 does not support PCIe x4, only PCIe x2:
https://web.archive.org/web/20210317175425/https://www.asmedia.com.tw/product/45aYq54sP8Qh7WH8/58dYQ8bxZ4UR9wG5

The manufacturer includes PCIe x4 physical connector because there is no standard for a PCIe x2 connector.

Your card is running at PCIe 2.0 x2 (1.0GB/s) about half the maximum bandwidth possible. If you upgrade to PCIe 3.0 slot you should achieve 1.97GB/s, the maximum supported by the ASM1166.

[…] Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com 6 portas SATA 6Gbps e Controladora Asmedia ASM1166 […]

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox