Mod da Borrachano PlayStation 3 usando Thermal Pad para Resolver o Problema de Superaquecimento

Em maio do ano passado relatei aqui no Skooter Blog que meu PlayStation 3 vinha superaquecendo e estava muito barulhento, pois a ventoinha ficava praticamente o tempo todo funcionando na velocidade máxima.

Decidi então fazer a troca da pasta térmica que fica entre a CPU e a GPU e seus respectivos dissipadores. Com isso a situação melhorou um pouco, com a ventoinha voltando a trabalhar com rotações maiores e menores conforme a carga, mas o console ainda estava consideravelmente mais barulhento do que quando eu o comprei em 2009.

Acabei me conformando, pois a alternativa para resolver o problema em definitivo seria o delid, que consiste em remover uma tampa metálica que fica em cima do processador e trocar a pasta térmica entre o chip de silício e essa tampa. Esse procedimento é bastante perigoso, pois a tampa é colada na PCB. Para remover a cola é preciso usar um fio de corte, uma navalha ou algo semelhante para cortar a cola. O risco de acabar danificando o chip é grande, então acabei não fazendo.

Imma, fuq 13 de março deste ano eu estava jogando Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled e em apenas 12 minutos de jogo o console mostrou mensagem de superaquecimento, algo que nunca tinha acontecido antes, e algum tempo depois desligou automaticamente, como pode ser visto no vídeo da transmissão ao vivo que eu fazia enquanto isso ocorreu:

Já estava quase me convencendo a fazer o delid, quando encontrei este forum descrevendo omod da borracha, que consiste basicamente em colocar um pedaço de borracha escolar na PCB do PlayStation 3, na parte que fica exatamente atrás da CPU, entre a PCB e uma placa metálica que serve para pressionar a PCB exatamente nesse ponto, para que a mesma faça contato com a tampa metálica e o dissipador.

A função da borracha é aumentar um pouco essa pressão na PCB/processador, reduzindo milimetricamente o espaço entre o chip de silício e a tampa metálica, recuperando o contato e permitindo que a CPU dissipe seu calor através da tampa e do dissipador.

O método tem críticos, que alegam que tal procedimento força a PCB e poderia entorta-la ou danifica-la com o tempo, mas o fato é que a própria Sony colocou uma peça de plástico ali para aumentar a pressão em modelos posteriores do PlayStation 3.

Resolvi então encarar omod da borracha”, que me parece bem menos arriscado que o delid. Mas em vez da borracha optei por usar um thermal pad. Borrachas tendem a ressecar com o tempo, e eventualmente eu precisaria abrir o console de novo para troca-la. O thermal pad não apenas não resseca como também é preparado para transferir calor, fi kliem ieħor, ele também pode ajudar a tirar um pouco o calor da PCB atrás do chip e jogar para as partes metálicas.

Il- “mod da borrachaindica uma borracha com 4 mm de espessura. Não encontrei thermal pad com essa espessura, imbagħad comprei um thermal pad de 2mm na AliExpress e usei duas camadas. Confira o vídeo do unboxing do thermal pad que adquiri:

Cortei dois pedacinhos de 1,6cm por 1,4cm do thermal pad, um pouco além dos 1,6cm por 1,0cm do tutorial, mas me pareceu melhor ir um pouco além para cobrir o buraco da PCB por inteiro. Após a aplicação dos thermal pads fechei o console novamente, fiz os primeiros testes e SUCESSO! Agora sim o console ficou bem mais silencioso, com a ventoinha nem mesmo chegando na velocidade máxima. Confira as fotos e o vídeo mostrando partes do procedimento:

Com o sucesso do procedimento, fuq 11 de abril, quase um mês depois do episódio de superaquecimento, eu pude voltar ao Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled. Dessa vez eu joguei por quase uma hora, completando o jogo, e com o ruído do console o tempo todo em níveis aceitáveis, que mal dava para ouvir. Confira o vídeo da transmissão ao vivo dessa partida:

Għalhekk, fica a minha recomendação positiva para omod da borracha”, que é bem mais seguro que o delid e resolveu o meu problema. Já estou há 6 meses com o console em perfeito funcionamento. Fica também a recomendação para o thermal pad adquirido na AliExpress, que fez o serviço, não tem os pontos negativos da borracha escolar e ainda ajuda na dissipação do calor.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉. O Skooter Blog precisa muito de sua ajuda para continuar existindo.

5 1 voto
Article Rating

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2022/10/21/mod-da-borracha-no-playstation-3-usando-thermal-pad-para-resolver-o-problema-de-superaquecimento/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Kumment
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ariel

Boa mestre! Excelente dica, vou fazer no meu que está nessa situação de barulho alto!

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox