Troca dos Thermal Pads do Roteador ASUS RT-AC86U que estava superaquecendo a CPU


Em 2018 falei aqui no Skooter Blog sobre o Roteador ASUS RT-AC86U que adquiri na AliExpress. Ele já é meu roteador há mais de 4 anos. Em meados de 2019 eu percebi que ele estava superaquecendo a CPU, chegando aos 99º C e fazendo com que ele desligasse um dos dois núcleos para evitar maiores problemas.

Para resolver o problema do superaquecimento, comprei um par de ventoinhas com conector USB para instalar nele, conforme também já relatei aqui no Skooter Blog. Os ventiladores resolveram o problema, baixando a temperatura da CPU para a casa dos 60º C.

No início os ventiladores eram bem silenciosos, mas com o tempo eles começaram a ficar cada vez mais barulhentos. No início deste ano eu resolvi comprar outros ventiladores, desta vez com rolamentos, e um controlador de velocidade que permite ajustar a tensão na saída USB. Ainda não fiz os reviews deles, mas os vídeos de unboxing podem ser vistos abaixo:


Em abril deste ano fiz a troca dos ventiladores antigos pelos novos, com rolamentos, que foi registrada no vídeo abaixo:

Os novos ventiladores eram um tanto barulhentos trabalhando em 5V, mas com o controlador eu pude deixa-los ajustados para trabalharem em 3V, sem prejuízo das temperaturas.

Mas usar ventiladores era algo que vinha me incomodando, não apenas pelo ruído constante, como pela necessidade de ficar usando um soprador de pó periodicamente, pois o excesso de pó acumulado acaba comprometendo a eficiência dos ventiladores.

Desse modo, eu fui em busca de uma solução definitiva, que é a troca do thermal pad que fica entre a CPU e seu dissipador. Esta é a solução que eu vinha adiando há anos, pois abrir esses roteadores é um tanto chato. É necessário remover o adesivo da traseira para acessar os parafusos, e além de parafusos há algumas garras de plástico, então é difícil abri-lo sem “machucar” o plástico da carcaça, mesmo usando ferramentas de plástico apropriadas para abrir celulares.

Antes de abrir o roteador eu já comprei um Thermalright Odyssey – Almofada de Dissipação de Calor de Silicone para CPU/GPU na AliExpress com espessura de 3mm, para fazer a troca. Confira o vídeo do unboxing:

Com os novos thermal pads em mãos, decidi fazer o serviço. Removi adesivo, parafusos e mais parafusos e encontrei os thermal pads originais (rosa), alguns deles com um pouco de óleo vazando. Aparentemente não são de muito boa qualidade. Procedi com a troca dos thermal pads da CPU e dos dois rádios pelos da Thermalright. Acabei não trocando os thermal pads do outro lado da PCB, mas me arrependi depois. Deveria ter aproveitado a oportunidade e trocado todos. Devo abrir o roteador novamente em algum momento para completar a troca. Confira as fotos e o vídeo do procedimento:

Após a troca dos thermal pads da CPU e dos rádios, a temperatura da CPU passou a ficar na casa dos 80º C, resolvendo o problema do superaquecimento e confirmando a ineficiência dos thermal pads originais.

Considerando que a temperatura com o uso de ventiladores fica na casa de 60º C, os 80º C com os novos thermal pads pode parecer um tanto alto. Mas aqui eu tenho duas considerações: 1) O projeto de aferrecimento da ASUS para este roteador não é dos melhores, então os 80º C até que estão de bom tamanho; 2) Esse problema aparentemente não afeta todos os roteadores deste modelo. Creio que a ASUS trocou os thermal pads na linha de montagem em algum momento, pois instalei outro roteador desses, adquirido no Brasil há uns dois anos, e ele fica com a temperatura da CPU na casa dos 80º C com os thermal pads originais.

É claro que a troca dos thermal pads não impede que eu continue usando os ventiladores também, mas acho desnecessário. Acredito que a CPU não terá problemas trabalhando na casa dos 80º C.

Só para registrar: no momento em que escrevo este artigo a temperatura ambiente está em 30º C. No nicho onde fica o roteador as temperaturas variam de 33º a 35º conforme aferidas com meu termômetro infravermelho. Na traseira do ASUS RT-AC86U é possível medir mais de 40º C e a CPU está em 85º C. Os rádios de 2,4 GHz e 5 GHz estão com 58º C e 61º C, respectivamente. Acredito que a temperatura dos rádios ainda possa baixar um pouquinho trocando aqueles thermal pads que ficam na parte de trás deles na PCB, mas não é algo que eu veja necessidade de fazer agora, pois os ~60º C estão de bom tamanho.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉. O Skooter Blog precisa muito de sua ajuda para continuar existindo.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 145 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2022/10/24/troca-dos-thermal-pads-do-roteador-asus-rt-ac86u-que-estava-superaquecendo-a-cpu/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Erik

Boa tarde.
que maneiro voce ter trocado os thermalpads, eu uso uma ventoinha aqui da noctua ligado em uma fonte de 12v, é bem silencioso, mas o pó se acumula muito.

vou ver se troco os thermalpads do meu também.

Obrigado pelo conteúdo e pela ideia de troca.

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox