Screen Antics Johnny Castaway – rode o famoso screen saver nos Windows 11 e Windows 10


Lembra do screensaver do Screen Antics Johnny Castaway? O náufrago ficou famoso na época do Windows 3.1 e foi o descanso de tela preferido de muita gente, inclusive o meu. Mas aí veio o Windows 95, a resolução de 800×600 foi deixando de ser padrão para dar lugar às resoluções maiores em que o Johnny Castaway só ocupava o centro da tela. Aos poucos foi ficando difícil rodar o velho screensaver. E por fim, os Windows de 64 bits acabaram de vez com qualquer possibilidade, visto que não executam mais aplicativos de 16 bits, como é o caso do Johnny Castaway.

Em 2015 encontrei uma forma de rodar o Johnny Castaway no Windows 10 de 64 bits, conforme já relatei aqui no Skooter Blog e criei e disponibilizei um pacote para instala-lo facilmente.

Nos últimos 7 anos tivemos o lançamento do Windows 11 e, felizmente, o procedimento para rodar o Johnny Castaway nele segue o mesmo. Apenas fiz algumas pequenas atualizações no pacote, trocando o método surface pelo overlay, que escala o screensaver para a resolução da tela. No método surface a resolução  original era mantida e o redimensionamento ficava a cargo do monitor, o que frequentemente faz uma bagunça nos ícones do desktop, entre outros problemas. Também atualizei os caminhos padrões para a versão atual do DOSBox.

Para instalar o Johnny Castaway no Windows 11 ou Windows 10, baixe este pacote de 13MB e realize o seguinte procedimento:

  1. Descompacte o Castaway.7z no caminho de sua preferência (eu usei o E:\ ).
  2. Instale o DOSBox.
  3. Edite o arquivo dosbox-castaway.conf e na seção [autoexec], ajuste o caminho no comando mount trocando e:\castaway pelo caminho onde o arquivo foi descompactado em seu computador.
  4. Edite o arquivo castaway.bat, ajustando o caminho do DOSBox para o do seu sistema.
  5. Entre no diretório Screen Launcher, clique com o botão direito no Screen Launcher.scr e então em Instalar
  6. No programa Screen Launcher, coloque o caminho do castaway.bat

Confira também a gravação da transmissão ao vivo de 5 horas de Johnny Castaway rodando no meu Windows 11 em nosso canal do Youtube:

5 3 votos
Article Rating
(Visitado 1.362 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2022/10/25/screen-antics-johnny-castaway-rodo-o-famoso-screen-saver-nos-windows-11-e-windows-10/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Flavio Silva

Não funcionou Aqui. Poderia fazer um video explicando. Por favor.

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox