maio 25 2008

Apache no Windows Vista

Fiz hoje alguns testes de utilização do Apache no Windows Vista, para um futuro upgrade no meu servidor web. Inicialmente não funcionou e ao procurar informações no Google percebi que muitos estavam com o mesmo problema e dentre as soluções encontradas estava inclusive a de desabilitar o UAC (User Access Control) e o Firewall, o que acho duas atitudes inaceitáveis. Após alguns testes percebi que os principais problemas estavam relacionados a permissões de escrita no diretório “Program Files (x86)” onde a instalação é feita por padrão, e onde o Windows Vista restringe bastante as permissões.

O problema aparentemente é que o Apache ainda não foi adaptado para o Windows Vista, infelizmente, e dessa forma ele ignora que arquivos de log e de configuração não deveriam ficar na “Program Files (x86)”. Mas para contornar o problema basta instalar o Apache em outra pasta qualquer (eu usei “C:\Tools\”), e assim acabam os problemas com permissão, os arquivos de configurações são criados normalmente e os de log também. Editando as permissões de acesso também é possível deixar o acesso restrito a administradores, evitando que outros usuários mexam onde não devem.

Por último é preciso configurar o Apache Monitor para ser executado como administrador, pois rodando como usuário comum ele não terá permissão para iniciar ou parar o serviço. É um tanto chato ter de confirmar sua execução toda vez que o Windows inicia, mas é o único jeito que encontrei, e já tenho o RivaTuner e outros programas rodando nesse mesmo esquema.

Creio que o PHP também rode sem problemas usando a mesma solução do diretório fora do “Program Files”. Agora resta verificar se o MySQL já está adaptado para o Windows Vista, prefiro acreditar que sim, já que ele já tem até uma versão x64, mas fico na dúvida porque por padrão ele também grava seus dados no “Program Files”  (ao menos no XP é assim). Se alguém já souber a resposta fique a vontade para comentar.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/05/25/apache-no-windows-vista/

Deixe um comentário

1 Comentário em "Apache no Windows Vista"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
Emanuel
Visitante
Emanuel

putz cara uma solução tão simples assim e eu aqui quebrando a cabeça… já estava desistalando meu vista 64 original e colocando e colocando xpsão…
valew mesmo salve o google e os blogueiros

wpDiscuz