fev 10 2010

DealExtreme: Lanterna LED Ultrafire C3 de Aço Inoxidável Cree Q5-WC, 5 modos, memória, 190 lumens, 1 pilha AA ou 14500

Hoje no Skooter Blog o review é sobre a Lanterna LED Ultrafire C3 de Aço Inoxidável Cree Q5-WC, 5 modos, memória, 190 lumens, 1 pilha AA ou 14500 (Ultrafire C3 Stainless Steel Cree Q5-WC 5-Mode 190-Lumen Memory LED Flashlight (1*AA/1*14500)), adquirida na DealExtreme.

A Lanterna Ultrafire C3

A Lanterna Ultrafire C3

Depois de adquirir uma Lanterna Romisen MXDL RC-G2 Cree (Romisen MXDL RC-G2 Cree Flashlight Black (1xAA)) e utilizá-la eu percebi o quanto essas lanternas Cree são mais poderosas que as comuns que encontramos nos supermercados. A idéia era comprar mais uma, assim poderia ficar com uma e deixar outra com a Clau quando fossemos acampar, além de ter uma lanterna a mais para usar no próximo apagão do Lula. Mas antes de fechar a comprar resolvi dar uma pesquisada na DealExtreme para ver se já não havia alguma opção melhor na mesma faixa de preço.  Nessa pesquisa acabei encontrando a Ultrafire C3, um pouco mais cara que a Romisen, mas ainda abaixo dos $15 dólares, o que no meu caso é importante para evitar tributação, pois pacotes abaixo de $15 dólares vem sem rastreamento e nunca fui tributado em pacotes sem rastreamento, ao contrário dos com rastreamento que já foram tributados em alguns casos.

Lanterna Ultrafire C3, emissor LED Cree

Lanterna Ultrafire C3, emissor LED Cree

Assim como a Romisen, a Ultrafire funciona com apenas uma única pilha AA que pode ser encontrada em qualquer lugar, o que considero uma grande vantagem. Porém, com apenas uma pilha AA a voltagem é tipicamente 1,2V (pilha recarregável) ou 1,5V (pilha alcalina), além das correntes serem mais limitadas,  e portanto a luz fornecida, apesar de boa, não é tão grande quanto a de uma lanterna que use baterias de lítio. Aí entra a vantagem da Ultrafire, ela aceita tanto uma pilha AA quando uma pilha 14500, que tem o mesmo tamanho da pilha AA, mas é uma bateria de lítio, capaz de fornecer 3,7V tipicamente e correntes maiores. Com a bateria 14500 ela é capaz de fornecer uma luz ainda mais forte, porém ainda não testei essa configuração porque não tenho baterias 14500 em mãos. Já adquiri um par de Baterias TrustFire, de lítio recarregáveis 900mAh, 3.7V e protegidas (TrustFire Protected 14500 3.7V 900mAh Rechargeable Lithium Batteries (2-Pack)), mas elas ainda não chegaram.

A Ultrafire C3 possui 5 modos: forte, médio, fraco, estroboscópico e SOS. Eles são acionados nessa seqüência, ao pressionar parcialmente o botão de ligar/desligar. A lanterna memoriza o ultimo modo usado, de forma que ao ligá-la novamente ela voltará nele, não sendo necessário passar pelos outros modos. Os modos forte, médio e fraco permitem que você escolha entre uma luz forte com menor duração da bateria, uma luz fraca com maior duração ou um meio termo. O modo estroboscópico pisca a luz intermitentemente muitas vezes por segundo. Finalmente, o modo SOS pisca pisca a luz para emitir repetidamente as letras S, O e S utilizando o Código Morse.

A Ultrafire C3 ligada

A Ultrafire C3 ligada

A Ultrafire C3 no modo mais forte

A Ultrafire C3 no modo mais forte

O corpo da Ultrafire C3 é todo em aço inoxidável, o que também ajuda a dissipar o calor, e ela realmente fica bem quente quando utilizada no modo mais forte por alguns minutos. Na parte de baixo temos um botão de borracha que serve tão para ligar/desligar (quando pressionado totalmente) quanto para mudar os modos (pressionado pela metade). O corpo é dividido em três partes, a parte inferior com o interruptor, a parte do meio que é apenas um tubo, e a parte superior com o emissor Q5-WC e o refletor, que é feito em alumínio texturizado e a lente de vidro revestido. Todas as partes tem o-rings (anéis de borracha) nas junções, o que aparentemente tornam a lanterna à prova d’água. Tanto o botão quanto os o-rings brilham no escuro. Na parte inferior há uma alça para carregá-la / prendê-la ao pulso.

Emissor e refletor da Ultrafire C3

Emissor e refletor da Ultrafire C3

Botão para ligar/desligar/trocar modo na Ultrafire C3

Botão para ligar/desligar/trocar modo na Ultrafire C3

As três partes do corpo da Ultrafire C3

As três partes do corpo da Ultrafire C3

Comparando a luz dela com a da Romisen, ambas com pilha AA NiMH recarregável GS Yuasa Enitime, parece que há um empate técnico, ambas fornecem quantidades semelhantes de luz com a Ultrafire no modo mais forte e a Romisen em seu único modo. Com bateria 14500 é esperado que a Ultrafire consiga fornecer mais luz (a Romisen não aceita bateria 14500). Ainda não fiz testes com relação à duração da bateria em cada uma, apesar de reconhecer que esse é um fator importante. Segundo o anúncio da DealExtreme, o fabricante alega uma duração de 40 minutos, mas lá não diz em que modo nem com que tipo de bateria, estou supondo que seja com a 14500 no modo mais forte. Com relação ao corpo, a Ultrafire é poucos milímetros menor no comprimento, e mais fina na largura das partes superior e inferior, a Romisen possui refletor e lente maiores, como pode ser visto nas fotos.

A Romisen RC-G2 e Ultrafire C3, lado a lado

A Romisen RC-G2 e Ultrafire C3, lado a lado

A Romisen RC-G2 (à esquerda) tem um refletor maior que o da Ultrafire C3 (à direita)

A Romisen RC-G2 (à esquerda) tem um refletor maior que o da Ultrafire C3 (à direita)

A luz da Ultrafire C3 (à esquerda) e a luz da Romisen RC-G2 (à direita)

A luz da Ultrafire C3 (à esquerda) e a luz da Romisen RC-G2 (à direita)

A embalagem consiste apenas de uma caixinha de papelão branca com a lanterna dentro, envolvida por plástico bolha. Não há manual de instruções nem nenhuma marca escrita na caixinha. A embalagem, juntamente com o pacote-bolha da DealExtreme, foram suficiente para fazerem a lanterna chegar intácta.

A caixinha da Ultrafire C3

A caixinha da Ultrafire C3

Concluo que a Lanterna Ultrafire C3 é uma excelente lanterna, assim como a Romisen RC-G2, ambas devem deixar seus compradores satisfeitos, principalmente aqueles que nunca tiveram uma lanternas Cree, como era o meu caso. Não aponto aqui uma vencedora, tudo depende do gosto pessoal para a aparência de cada uma. A Ultrafire é um pouco mais cara, porém tem a vantagem de ter 5 modos e a possibilidade de utilizar uma bateria 14500 em vez de uma pilha AA. Eu acho uma grande sacada essa possibilidade, pois assim você tem a opção de uma luz mais forte com a bateria 14500, sem abrir mão da comodidade de encontrar facilmente pilhas AA em qualquer lugar em uma emergência. Vou procurar falar sobre a Ultrafire C3 com bateria 14500 no review das baterias 14500 quando elas chegarem.

[youtube width=”490″ height=”390″]http://www.youtube.com/watch?v=U-QOQFg4CbQ[/youtube]

Quanto à compra, foi feita na DealExtreme em 18/01, enviada em 19/01 e chegou em 05/02. Pacote sem rastreamento e não houve tributação. A descrição que colocaram foi “ULTRAFIRE LIGHTS” e valor declarado foi $45 dólares de Hong Kong (cerca de R$ 11,00). Fiquei muito satisfeito com os prazos, parece que a DealExtreme conseguiu se acertar com relação ao tempo de envio, antes prometia enviar em 1 a 3 dias úteis e acabava demorando 1 semana, agora promete 2 a 4 dias úteis, mas enviou no dia seguinte. E os correios de Hong Kong, a Receita Federal brasileira e os Correios brasileiro parece que também resolveram se acertar com os prazos, de forma que a lanterna chegou em apenas 2 semanas, o que é muito rápido se considerarmos que pacotes de novembro ainda estão sendo entregues para alguns compradores. Vale destacar que nessas compras que fiz  com poucos dias de diferença, há algumas que foram enviadas antes e chegaram depois, então não tome 2 semanas como padrão, pois realmente varia. Parece até que eles empilham os pacotes e depois começam a liberar/entregar pegando primeiro os que estão por cima.

Pacote da DealExtreme com a Ultrafire C3, sem rastreamento, não tributado

Pacote da DealExtreme com a Ultrafire C3, sem rastreamento, não tributado

E vou encerrando por aqui. Aguarde os próximos reviews: Super Cola Aaron Alpha (Aron Alpha Super Glue) e Kit de Ferramentas para Desmontar Telefones Celulares e Videogames Portáteis c/ 8 peças (Professional Phone and Game Consoles Disassembly Tool (8-Piece Set)). Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (12/05/2011): Incluído mais um vídeo demonstrando a Lanterna LED Ultrafire C3 de Aço Inoxidável Cree Q5-WC, 5 modos, memória, 190 lumens, 1 pilha AA ou 14500 (Ultrafire C3 Stainless Steel Cree Q5-WC 5-Mode 190-Lumen Memory LED Flashlight (1*AA/1*14500)).

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/02/10/lanterna-led-ultrafire-c3-cree-q5-wc/

Deixe um comentário

11 Comentários em "DealExtreme: Lanterna LED Ultrafire C3 de Aço Inoxidável Cree Q5-WC, 5 modos, memória, 190 lumens, 1 pilha AA ou 14500"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
Raphael
Visitante
Raphael

Fabricio, parabéns pelo blog, gostei muito e venho acessando quase que diariamente.

Eu estava pensando em comprar uma lanterna dessas, que custe entre 15 e 20 dolares. Quais são as características que eu tenho que levar em conta na compra (qual é o melhor tipo de LED, de alimentação, etc.)? Ultrafire e cree são tipos de lanternas ou são marcas?

Vlw,
Abraço!

trackback

[…] DealExtreme: Lanterna LED Ultrafire C3 de Aço Inoxidável Cree Q5-WC, 5 modos, memória, 190 lumens… […]

Alexandre
Visitante
Alexandre

Eu conheço um pouco sobre lanternas LED, a última que comprei foi a Akoray K-106 Cree Q5-WC 5-Mode 230-Lumen Memory LED Flashlight (1*AA/1*14500), sku 28546, ela aceita tanto pilha AA como bateria 14500. Eu usei com AA recarregável, mas depois comprei bateria 14500 e o brilho dela é bem maior nessa última. Ela fica de pé, o que é bem útil quando se está com falta de energia em casa, pode ficar em qualquer mesa e ilumina bem o ambiente. É bem pequena essa lanterna, ela tem praticamente o mesmo tamanho do meu dedo médio. Ultrafire é a marca de lanternas e baterias e Cree é o fabricante do LED. Q5 é o modelo do LED e WC é a tonalidade(branca). O led mais eficiente da Cree creio que seja o R2, mas não se deve levar isso muito em conta pois há muita diferença nos circuitos das lanternas. Espero ter ajudado.

geraldo
Visitante
geraldo

amigo; gostaria de fazer uma compra na DealExtreme e não sei como . Está tudo em inglês e eu não sei como efetuar o pagamento via boleto bancário. Pode me dar uma dica? E como faço com o valor em Real?. Grato !

Ivan
Visitante

Informações sobre lanternas. CREE é uma marca que vende LEDs e Lanternas, são de extrema qualidade, quanto ao leds depende do uso, refiro-me também em relação a quantidade de LÚMENS, pois uma lanterna de 900 lúmens pode ter alcance menor do que a de 150 lúmens. deve levar em conta também a quantidade de Watts do led, quanto maior o Watts maior o alcance.
Espero ter ajudado.

Ivan
Visitante

Ví os preços das lanternas táticas, realmente vale a pena, se não houver tributação.
Abraços.

Thiago Humble
Visitante
Thiago Humble

Parabéns pelo blog está muito bom mesmo.
Faltou você falar do reparo, onde encontrar a lampada quando queimar? Você saberia sobre isso?

wpDiscuz