nov 23 2010

ShopTo: Playstation Move Motion Controller (PS3)

Dando seqüência aos artigos sobre jogos de Playstation 3 (PS3) baratos direto da Inglaterra com a ShopTo, falo hoje sobre o Playstation Move Motion Controller, o controle que detecta movimentos no Playstation 3 (ao estilo do Nintendo Wii). Fiz a pré-compra de um deles na ShopTo antes do lançamento, e o outro comprei logo após o lançamento.

Caixas dos dois Playstation Move Motion Controlllers

Caixas dos dois Playstation Move Motion Controlllers

Como eu já tinha uma Playstation Eye, a câmera do Playstation 3, que veio junto com o meu Eye Pet, não precisei comprar o Playstation Move Starter Pack, que é composto de um Playstation Move Motion Controller, uma câmera Playstation Eye e um Blu-ray com demos de jogos que usam os acessórios. Dessa forma, optei pela compra dos dois Playstation Move Motion Controller. Os dois jogos que tenho no momento são: o Sports Champions que comprei na ShopTo e já falei aqui no Skooter Blog, e o Eye Pet Move, que pude fazer o download gratuitamente na PSN do Reino Unido, pois ele foi oferecido gratuitamente a todos que já tem o Eye Pet. Ambos os jogos que tenho não necessitam do Playstation Move Navigation Controller, por isso adiei a compra dele até ser realmente necessário.

Lateral da caixa dos dois Playstation Move Motion Controllers

Lateral da caixa dos dois Playstation Move Motion Controllers

Do Sports Champions eu já falei bastante no artigo sobre ele, então não vou me repetir. Quanto ao Eye Pet Move, esse ficou bem melhor com o Playstation Move Motion Controller do que com o cartão mágico que vinha no Eye Pet original. Parece que o controle de movimento era o que faltava para o jogo convencer. Como eu disse no artigo do Sports Champions, agora entendo porque a Sony segurou o lançamento do Eye Pet nos EUA e lançou diretamente a versão Move. De qualquer forma não me arrependo da compra do Eye Pet original, pois graças a Playstation Eye que veio com ele, não precisei comprar o Playstation Move Starter Pack.

Parte traseira das caixas dos dois Playstation Move Motion Controllers

Parte traseira das caixas dos dois Playstation Move Motion Controllers

Também fiz o download de duas demos: a primeira é o The Shoot, mas ele não me convenceu. Talvez fique mais divertido com o acessório que transforma o Playstation Move Controller em uma pistola, como esse da Hubb, esse da Crown, esse da Venom e essa da Pega. Ou talvez seja mesmo o caso da tecnologia do Playstation Move Controller ser mais adequada mesmo para detectar movimentos, em vez de saber exatamente o ponto em que você está mirando na tela. Matematicamente, creio que é possível saber exatamente onde a pessoa está apontando utilizando a posição da esfera colorida do Playstation Move Motion Controller (medida pela Playstation Eye) e a inclinição do Playstation Move Motion Controller (medida pelo próprio), mas o fato de uma mira ficar se deslocando na tela para você saber onde está apontando da a idéia de que o negócio não é tão preciso assim. De repente a tecnologia da Pistola Light Phaser do Master System ainda seja melhor para esse tipo específico de aplicação, porém ela não funciona em TVs LCD, e mesmo nos CRT ela já não era perfeita, pois na minha TV Sharp dos anos 70/80 ela já apresentava um certo deslocamento, sempre para a direita (do local mirado para o local onde o tiro efetivamente aparecia).

O primeiro Playstation Move Motion Controller, sua alça e seus manuais

O primeiro Playstation Move Motion Controller, sua alça e seus manuais

A outra demo que baixei foi o Kung Fu Rider, que mal consegui jogar porque não pude navegar pelos menus. O DualShock 3 não funciona para controlar os menus, talvez seja obrigatório o uso do Playstation Move Navigation Controller, o que é estranho, pois nos jogos lançados antes do Playstation Move Controller e que tiveram atualizações para suportá-lo, como o Heavy Rain e o Resident Evil 5 Gold Edition, há relatos de que funcionam perfeitamente com o DualShock 3 em vez do Playstation Move Navigation Controller, apenas sendo mais desconfortável manipular o DualShock 3 com uma só mão, enquanto que o Playstation Move Navigation Controller é feito especificamente para esse fim.

Dois Playstation Move Motion Controller, e suas respectivas alças e manuais

Dois Playstation Move Motion Controller, e suas respectivas alças e manuais

Enfim, fiquei bastante satisfeito com os Playstation Move Motion Controller, principalmente pelo Sports Champions que é bastante divertido e faz excelente uso dos controles. Sem dúvida esse será o jogo que você usará para demonstrar o Playstation Move Motion Controller, pelo menos até que a plataforma se consolide e comecem a aparecer jogos mais bem trabalhados, pois a primeira leva parece ter sido feito meio às pressas para aproveitar o lançamento e tem muitos jogos ruim. Mas no Wii aconteceu a mesma coisa, os primeiros jogos eram modestos e só depois apareceram os jogos que realmente exploravam todo o potencial do controle de movimento.

Lado a lado os dois Playstation Move Motion Controller

Lado a lado os dois Playstation Move Motion Controller

Mas vamos aos dados das compras. A primeira pré-compra do Playstation Move Motion Controller eu fiz em 14/09/2010 e consegui o precinho bem camarada de £ 27,85, o que equivalia a cerca de R$ 75,00, um preço excelente, principalmente considerando que aqui no Brasil o mesmo Playstation Move Motion Controller custa absurdos R$ 230,00. O envio já foi feito no dia 15/09, antes do lançamento oficial no Reino Unido e na América do Norte. No dia 16/09 já encomendei o segundo Playstation Move Motion Controller, já com o preço um pouco maior, £ 29,85. Este foi enviado no mesmo dia. Optei pelo envio sem número de rastreamento em ambos os casos. Ambos chegaram em 13/10, pouco menos de um mês. Curiosamente chegaram mais de uma semana depois do Sports Champions, que por conta disso ficou parado e não pôde ser testado até o dia 13/10. Até o F1 2010, que foi enviado depois, acabou chegando antes, o que é bastante comum em compras internacionais, diga-se de passagem, mas eu sempre gosto de relembrar porque freqüentemente os novos compradores se desesperam se a compra atrasa uma ou duas semanas. Ambos os Playstation Move Motion Controller não foram tributados, mesmo a caixa sendo um pouco grande.

Os dois pacotes da ShopTo com os dois Playstation Move Motion Controllers

Os dois pacotes da ShopTo com os dois Playstation Move Motion Controllers

E parece que a Sony subestimou as vendas do Playstation Move Motion Controller, e ele acabou ficando em falta logo depois do lançamento. Eu resolvi comprar mais um par para poder jogar o Sports Champions em duas pessoas, cada uma com dois Playstation Move Motion Controller, o que não é obrigatório, mas torna a experiência mais divertida, e acabei tendo de esperar bastante tempo pelo envio dos outros dois, que agora já estão a caminho. Mas ainda agora em novembro os Playstation Move Motion Controller não estão tão fáceis de encontrar, devido a baixa produção e a alta procura.

Links para os produtos citados neste artigo:

E vou encerrando por aqui. Para comprar na ShopTo basta clicar no link do produto que está no artigo. Quer algum jogo que não está com link no artigo? Deixe seu comentário que responderemos com o link o mais rápido possível. Comprando através de nossos links você aproveita os excelentes preços da ShopTo e ainda ajuda o Skooter Blog a continuar no ar.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/11/23/shopto-playstation-move-motion-controller-ps3/

Deixe um comentário

32 Comentários em "ShopTo: Playstation Move Motion Controller (PS3)"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados