Retro Gaming Cables

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini

Compartilhe

Como já relatei anteriormente, adquiri recentemente um XRGB Mini Framemeister. O XRGB Mini Framemeister, do qual falarei em breve aqui no Skooter Blog. Ele é considerado o melhor upscaler para consoles antigos, então estou utilizando-o em conjunto com meu Sega Genesis (Mega Drive), meu Super Nintendo, meu Playstation One e meu Atari 2600.

Porém, de fábrica o XRGB Mini Framemeister vem apenas com uma entrada RGB em um formato mini DIN de 8 pinos. Junto com ele vem um adaptador do padrão JP21 para este plug mini DIN. O JP21 é um padrão japonês que usa o mesmo plug que o SCART, mas a pinagem é diferente e incompatível com o SCART europeu que é o mais comum, e que já utilizo há algum tempo. Portanto, para continuar utilizando os cabos SCART é preciso adquirir um Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini. Felizmente tal adaptador está disponível na Retro Gaming Cable, loja do vendedor retro_gaming_cables do eBay, o mesmo de quem comprei o cabo RGB do Mega Drive III, direto da Inglaterra e que comprei também o Cabo SCART RGB para Mega Drive 1 / Sega Genesis 1 / Mega Drive 2 Tec Toy com Áudio Stereo (Pack-a-Punched!). Então já fiz a aquisição do Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini junto com o XRGB Mini Framemeister, e o adaptador acabou chegando antes.

Eu comprei a versão simples, que apenas faz a conversão, exatamente como o modelo que acompanha o XRGB Mini Framemeister, porém na versão SCART em vez de JP21. Para quem preferir, também há uma versão com o chip LM1881N sync stripper, que separa o sinal de sincronização do sinal de vídeo composto e envia apenas o sinal de sincronização para o XRGB Mini Framemeister. Isso pode ser útil para consoles que o XRGB Mini Framemeister não consegue reconhecer o sinal de sincronização. Porém ele pode trazer problemas por utilizar a tensão presente no pino 8 do cabo SCART para alimentar o chip. Caso a tensão fique muito baixa, o XRGB Mini Framemeister pode não identificar o sinal do SCART, pois o pino 8 é o pino de status e precisa oferecer de +5V a +12V para indicar que há um sinal sendo transmitido. Teoricamente deveria ser +12V para sinais com aspecto 4:3, mas os consoles tipicamente colocam apenas +5V, que indica um sinal 16:9. Mas o XRGB Mini Framemeister e a grande maioria dos upscalers ignora a tensão no pino 8 para definir o aspecto. Em geral a tensão que os consoles oferecem é alta o suficiente para alimentar o chip e sobrar, mas se houver mais equipamentos ativos no caminho, como um switch SCART automático por exemplo, pode haver problemas.

Retro Gaming Cable também tem um adaptador de SCART para JP21 para quem preferir. Este permite continuar usando o adaptador que já acompanha o XRGB Mini Framemeister, ou seja, ficam dois adaptadores. Não vejo motivos para adquirí-lo, afinal quanto menos adaptadores, menos chance de degradar o sinal, ainda que seja um adaptador sem qualquer circuito ativo.

Sem adiantar a análise do XRGB Mini Framemeister, que vem em breve, posso dizer que o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini funcionou perfeitamente e cumpriu bem o seu papel, funcionando com os 3 consoles que testei nele: Sega Genesis (Mega Drive), Super Nintendo, Playstation One. Lembrando que o Atari 2600 está conectado nas entradas de áudio estéreo e S-Video do XRGB Mini Framemeister.

Confira algumas fotos do Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini:

Pacote com o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini

Pacote com o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

E as informações de rastreamento do pacote:

Data Local Situação
25/11/2014 17:36 CDD [Removido] Entrega Efetuada
25/11/2014 10:04 [Removido] Saiu para entrega ao destinatário
24/11/2014 13:22 CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP Encaminhado
Encaminhado para CDD [Removido]
21/11/2014 15:18 CTCI PARANA – CURITIBA/PR Encaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
21/11/2014 15:16 UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL Conferido
Liberado pela alfândega
21/11/2014 09:29 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – CURITIBA/PR Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA – FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR
21/11/2014 09:28 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – CURITIBA/PR Conferido
Recebido/Brasil

E a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto: Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini
Nome Original: European SCART to Framemeister XRGB Mini Converter adapter
Loja: Retro Gaming Cable
Valor: £ 5,99
Valor atual: £ 5,99
Forma de Pagamento: PayPal
Tipo de Frete: Airsure
Valor do Frete: £ 9,49
País de Origem do Pacote: Inglaterra
Data de Compra: 13/11/2014
Data de Envio: 17/11/2014
Data de Entrega: 25/11/2014
Tempo em Trânsito: 8 dias
Conteúdo Declarado: Scart Adapter
Tipo de Conteúdo Assinalado: Gift
Valor Declarado: £ 6
Tributado: Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

E vou encerrando por aqui com uma recomendação positiva para o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini e também para a Retro Gaming Cables que pertence ao vendedor retro_gaming_cables do eBay.

0 0 votos
Article Rating

Compartilhe
Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Ver Comentários

    • Bom dia Marcelo,

      Não tive problemas com os cabos SCART da Retro Gaming Cables. O cabo do Mega Drive funcionou perfeitamente. Só não funciona o modo 480i (usado no modo de dois jogadores com tela dividida do Sonic 2), mas isso é um problema conhecido do Framemeister.

      Quanto ao Super Nintendo, o cabo que eu tinha (da Play-Asia) exigia aumentar o nível de sincronização do Framemeister, além de ter os canais de áudio invertidos. Comprei o cabo da Retro Gaming Cables que pega o diretamente o sinal de sincronização em vez de usar o do vídeo composto. Solucionou os dois problemas. Além disso, sumiu também um padrão tipo tabuleiro de xadrez que o outro cabo tinha em algumas imagens e eu nem sabia que não era para ser daquele jeito.

      Quanto ao Playstation, ainda estou com o cabo da Play-Asia, que está funcionando normalmente. Mas estou aguardando um cabo da retro_console_accessories que tira a sincronização do canal de luminância, além de usar mini cabos coaxiais internamente. Espero uma melhora na qualidade com ele também.

      • O meu caso foi justamente como o seu com o SNES. Eu aumentei para 15 e a imagem apareceu. Minha dúvida agora é se tem alguma perda de performance ou tenho que comprar outro tipo de cabo. O engraçado é que funciona normal com o primeiro Conversor de SCART para HDMI que vi no seu blog.

        Acredito que problema esteja na escolha do Sync Type do cabo. Vou continuar pesquisando.

        Tirando esses dois consoles, os outros cabos foram comprados no vendedor do EBAY:retro_console_accessories.

        Até o Scart do Dreamcast que é mega genérico funciona hehe.
        Parabéns pelo seu Blog, ajudou muito na escolha dos acessórios.

        Valeu pela resposta e Feliz Natal.

        • Creio que não haja prejuízo em deixar o nível em 15. O inconveniente é ter que ficar aumentando e abaixando caso algum console sature o sinal de sincronização com o 15. Eu notei que se aumentar muito o Mega Drive e o Playstation param de funcionar. No meu caso foi vantagem trocar o cabo porque também melhorou bastante o efeito de tabuleiro de xadrez. Acho que o que manda é realmente o tipo de sincronização, o sinal puro do CSYNC deve ser mais forte que o que está misturado com o vídeo composto.

          O conversor mais simples da DX realmente tem a vantagem de ser mais plug-n-play e de funcionar com o sinal 480i do Mega Drive.

          Feliz Natal para você também.

  • Eu pesquisei por esse cabo e foi a coisa mais extraordinária que eu encontrei na vida! Quanto você pagou por ele (já, que tem que comprar do exterior) e de que site você comprou?
    Ele vem com o manual em japonês?
    Desculpe tantas perguntas, mas eu estou muito interessado nele e quero consegui-lo mas tenho medo de não saber mexer nele.
    Eu preciso comprar um cabo Scart para cada console? (tenho um Mega Drive) Ele funciona com o cabo AV (amarelo e branco) ou componente?
    Muito obrigado e feliz natal!

    • Qual cabo? Você se refere ao Framemeister? Se for, comprei na Solaris Japan. Logo faço a análise dele aqui no blog.
      O manual vem em japonês, mas os menus dá para passar para inglês. Não é difícil mexer nele.
      Você precisa de um cabo SCART para cada console sim, pois cada console tem uma saída diferente. Há outras alternativas, mas o SCART ainda é a mais comum (ou menos incomum).
      Feliz Natal para você também.

      • Ah tá, é que eu vi que a frente do Framemeister tem algumas saídas de audio e video, então pensei que fosse só colocar os cabos tradicionais (amarelo, vermelho e branco) nele, e atrás do aparelho, um conectar hdmi pra ingatar na Tv rsrsrs. Vou ler mais o seu blog (que é muito interessante) e tentar entender certinho tudo.

        • Você pode fazer isso também. O Framemeister aceita RGB, Vídeo Componente, S-Video e Vídeo Composto. Mas a qualidade do RGB é bem superior à do vídeo composto, por exemplo. Quanto melhor o sinal que você alimentar o Framemeister, melhor também será a imagem de saída dele. Então para o Mega Drive, o Super Nintendo e o Playstation eu uso o SCART RGB. Apenas para o Atari 2600 eu uso S-Video porque não dá para extrair RGB dele.

          Para os consoles mais modernos que tem saída de vídeo componente você provavelmente pode deixar o SCART de lado, pois o vídeo componente é tão bom ou quase tão bom quanto o RGB. Digo "quase" porque no vídeo componente o sinal de sincronização vai junto com o de luminância e no SCART RGB ele vai separado das três componentes (RGB), o que talvez resulte em uma imagem ligeiramente melhor. Mas eu não tenho nenhum console que tenha saída de vídeo componente (exceto PS3 e PS4, mas estes já tem HDMI), então não posso afirmar com certeza.

  • Estou ansioso para você falar sobre o seu framemeister. Qual a necessidade de comprar o cabo euroscart? Eu não entendi aonde ele conecta já que eu pensei que o único cabo scart necessário é o do console. Vai precisar de um conversor de Scart para HDMI devido ao plug que não se encontra nas Tvs?

    • É o seguinte: o Framemeister não tem entrada SCART. A entrada RGB dele é através de um plug mini-DIN de 8 pinos, provavelmente para economizar espaço, visto que o plug SCART é grande e ele é um aparelho pequeno. Esse mini-DIN de 8 pinos não é padrão, então o próprio Framemeister já vem com um conversor dessa entrada mini-DIN para SCART japonês. Mas os meus cabos são todos no padrão SCART europeu, cuja pinagem é diferente do SCART japonês. Então eu precisei comprar esses conversor de SCART europeu para o mini-DIN do Framemeister. Assim o cabo SCART do console é ligado nesse conversor que por sua vez é ligado no Framemeister. Do Framemeister para a TV uso um cabo HDMI, pois o Framemeister tem saída HDMI.

  • Olá!
    Mestre, estou com uma dúvida e talvez possa me ajudar.
    Tenho te incomodado bastante essa sema..rs
    Estou em negociação na compra de um framemeister usado, mas o vendedor só tem o modelo JP-21.
    Posso comprar o adaptador o adaptador euroscart e usar nesse device ou o framemeister tem modelos diferentes que só podem ser usados com seus adaptadores específicos?

Share
Publicado por
Skooter

Recent Posts

Estabilizando um Intel Core i9-14900K na Placa Mãe Asus ROG STRIX Z790-E Gaming WiFi

No último mês de fevereiro eu fiz um upgrade no meu computador, colocando os seguintes…

quinta-feira, 25 de abril de 2024

[Review] Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ com Visão Noturna, Tela Dupla, e Detecção de Humanos

A Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ conta com visão noturna, duas lentes, tela dupla, sistema…

quinta-feira, 18 de abril de 2024

[Review] KONNWEI KW650: Testador de Bateria de Carro e Motocicleta 12V 6V com Análise de Partida e Carga

O KONNWEI KW650 é um equipamento para teste de baterias de carros e de motocicletas,…

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Delay no Teclado, Teclas Falhando e Repetindo: ASUS Armoury Crate, Corsair iCue e HWiNFO64

Este é um problema que surgiu após o meu último upgrade, então é provável que…

terça-feira, 02 de abril de 2024

Placa SATA PCIe com Controladora Asmedia ASM1166 não é detectada em placa-mãe com chipset Intel Z790 – Problemas e Soluções

Este é um problema que ocorreu com minha Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com…

sábado, 09 de março de 2024

Troca de Switches do Mouse Logitech G502 Hero – Novos: Kailh GM 8.0 – Problemas e Soluções

Há três anos, em 2021, destaquei no Skooter Blog o Mouse Logitech G502 Hero, recebido…

sábado, 13 de janeiro de 2024