Neste artigo falo sobre 2 Baterias CSB HR 1234W F2 12VDC 9Ah 34W longa vida 8 anos, que adquiri para substituir as baterias originais que vieram com meu No-Break APC Backup UPS Pro 1000.
No-Break APC Backup UPS Pro 1000
Meu No-Break APC Backup UPS Pro 1000 foi adquirido em meados de 2013. Naquela época a APC ainda vendia no Brasil os mesmos no-breaks que vende nos EUA. Tais no-breaks tem interface USB e são reconhecidos pelo Windows sem necessidade de instalação de drivers. Dessa forma, quando não há energia elétrica e a bateria está terminando, o Windows pode hibernar automaticamente, evitando perda de dados.
Também é possível instalar o software PowerChute Personal Edition para ter acesso a configurações e funcionalidades adicionais, incluindo a sensibilidade do no-break à anomalias na rede, tensões mínimas e máximas a partir das quais o no-break irá intervir, medidor de consumo de energia, dentre outras.
Este No-Break APC Backup UPS Pro 1000 está conectado aos meus equipamentos de rede: roteador, switch, NAS, etc. A interface USB está conectada ao meu Synology America DiskStation 2-Bay Diskless Network Attached Storage (DS214play) e ele também reconhece o no-break de imediato, monitorando a carga da bateria e se desligando automaticamente quando não há energia e a carga está baixa.
Infelizmente a APC comprou a Microsol e então descontinuou o No-Break APC Backup UPS Pro 1000 no Brasil. Agora a linha de no-breaks de baixo custo, chamados de short-break, no-break interativo, no-break de onda quadrada, etc., é composta apenas por produtos que eram da Microsol. E isto é péssimo!
Alguns no-breaks da APC-Microsol tem interface USB, mas não são detectados pelo Windows e nem são suportados pelo Powerchute. Em vez disso, o que a APC disponibiliza é um software pesadão, feito em Java, e que não executa como serviço.
Assim, se o PC não tiver usuário logado, perderá dados. Se tiver um usuário logado, frequentemente algum dos núcleos do processador fica com carga máxima por conta do software. Péssimo! Péssimo! Péssimo!
E vale lembrar que lá na civilização, a APC continua vendendo o No-Break APC Backup UPS Pro 1000. Ele está disponível na Amazon, por exemplo.
Com isso, fico muito feliz que meu No-Break APC Backup UPS Pro 1000 ainda esteja funcionando perfeitamente. Pois honestamente não saberia o que comprar hoje caso ele apresentasse algum problema.
Baterias CSB HR 1234W F2 12VDC 9Ah 34W longa vida 8 anos
Após mais de 3 anos e meio de uso, as baterias originais do No-Break APC Backup UPS Pro 1000 morreram. No painel LCD dele era possível ver um desenho da bateria vazia e piscando. Qualquer queda de energia e ele desligava imediatamente.
Resolvi então adquirir novas baterias para ele. Minha experiência com baterias substitutas mostra que a grande maioria delas não dura nem metade do que duram as originais da APC. Por exemplo, tive péssima experiência com baterias Ajax, que duram menos que um ano.
As baterias CSB eu nunca usei. Mas me chamou a atenção o fato de eles terem baterias especificadas para durar 5 anos e até 8 anos, como é o caso das Baterias CSB HR 1234W F2 12VDC 9Ah 34W longa vida 8 anos. Como a garantia é de apenas um ano, não dá para confiar muito nessa especificação, mas se ela durar pelo menos metade disso já estará de ótimo tamanho.
As Baterias CSB HR 1234W F2 12VDC 9Ah 34W longa vida 8 anos são feitas no Vietnã e aparentemente a fábrica tem algumas certificações ISO: ISO 9001 e ISO 14001, o que em nada garante a qualidade do produto, mas parece um indicador razoável de que são minimamente sérios. Elas vieram com um selo da NHS, que também fabrica no-breaks e provavelmente é o importador dessas bateria da CSB.
Outro diferencial é que elas são baterias de 9Ah em vez de 7,2Ah que é o mais comum. Isso teoricamente deve proporcionar uma autonomia ligeiramente maior.
Trocando as baterias do No-Break APC Backup UPS Pro 1000
Outra vantagem do No-Break APC Backup UPS Pro 1000, ausente nos no-breaks da APC-Microsol, é que eles permitem troca a quente. Então eu nem precisei parar minha rede para fazer a troca da bateria.
Apenas removi a tampa das baterias e puxei as duas, que estão conectadas através de uma peça de plástico com fiação, cuja função é ligar as baterias em série e ao conector que encaixa no no-break. As baterias e a peça ficam presas por dois adesivos.
O que eu fiz foi remover os dois adesivos, substituir as duas baterias, refazendo as conexões, e por fim colar novamente os adesivos. Felizmente a cola original é forte e não precisei colocar nenhuma cola adicional. Mas após algumas trocas é possível que seja necessário complementar com fita adesiva ou algo parecido.
Note que na civilização a APC já vende as baterias substitutas em pares, já conectadas em série com a peça plástica e os adesivos, como pode ser visto também na Amazon. Mas aqui no terceiro mundo nunca encontrei baterias da APC à venda. Uma vez entrei em contato com uma assistência técnica autorizada e tive que ouvir que eles não vendem baterias e só fazem a troca eles mesmos. Eu teria que enviar o no-break, e o custo era absurdo.
Depois de montar as baterias em série, conectei-as no-break, ainda ligado, e ele imediatamente reconheceu as novas baterias e passou a carregá-las.
Eu sei que através do Powechute é possível informar ao no-break que ele está com baterias novas, de forma que ele faça a devida calibragem. Porém, como o meu No-Break APC Backup UPS Pro 1000 está conectado ao Synology America DiskStation 2-Bay Diskless Network Attached Storage (DS214play), não há forma de fazer o tal aviso. Não há essa funcionalidade no NAS.
O efeito colateral disso é que o no-break fica mostrando uma carga estimada de 0 minutos, e às vezes mostra 1 minuto. Se falta energia elétrica, o DS214play já inicia o shutdown imediatamente, porém os demais equipamentos continuam funcionando.
Parece que há um processo manual para fazer a calibragem, porém ele consiste em deixar o no-break fora da tomada até a bateria acabar. Como isso vai acabar acontecendo naturalmente cedo ou tarde, eu deixei isso pra lá. Na realidade nem desliguei o no-break desde que instalei as novas baterias em dezembro, e lá se vão quase dois meses. Nesse tempo aconteceram algumas quedas de energia, mas todas foram rápidas e não levaram mais que um minuto.
Então, por enquanto o No-Break APC Backup UPS Pro 1000 continua descalibrado, mas funcional. A carga da bateria aparece como cheia e o display deixou de mostrar que as baterias devem ser substituídas.
E para quem estiver curioso, e pelo menos eu estava, as baterias originais da APC são fabricadas pela Kung Long Batteries, também no Vietnã, como ficou evidente após a remoção dos adesivos.
Considerações Finais
É cedo para avaliar as 2 Baterias CSB HR 1234W F2 12VDC 9Ah 34W longa vida 8 anos. Até o momento elas estão cumprindo seu papel, mas se passaram apenas 2 meses dos 8 anos que elas supostamente duram. Se você chegou neste artigo um bom tempo após a publicação, deixe um comentário que te respondo se elas ainda estão bem.
Também tenho um legítimo APC 600. O mesmo veio com uma bateria com um adesivo da APC. Por curiosidade tirei o adesivo APC e lá estava a logo CSB gravada na bateria. Recentemente troquei a bateria original dele por uma da CSB.
Skooter aquele outro apc maior da foto, qual seu modelo?
É o Backup UPS Pro 1500. Está fora de linha também.
Olá! Eu tenho dois desses nobreaks que pifaram. Abri o compartimento da bateria de um deles já pensando em substituir as baterias, quando vejo uma meleca ao redor delas, e percebo que as mesmas estão estouradas (carcaças rachadas). Os adesivos também estão melecados. Será que trocando as baterias resolveria o problema ou deve ter danificado o circuito do nobreak? Quando o nobreak é ligado as tomadas não ficam energizadas, fica apitando um beep breve a cada dois segundos, e o nível da bateria fica zerado. O outro nobreak sequer cheguei a abrir, mas apresentou o mesmo problema um ano depois, fora que criou uma poça de óleo embaixo dela. Estou muito chateado com essa situação 🙁
É o mesmo modelo de no-break? Se for o vazamento não deve ter estragado nada, pois a bateria fica bem embaixo, o vazamento não teria como chegar em outros componentes.
Em todas os pares de baterias que eu já troquei, pelo menos uma delas estava estourada. Não costumam vazar líquido, mas sempre estouram. Inclusive estou com uma aqui que ainda não levei pro Ecoponto que está cada vez mais arrebentada, mesmo desconectada.
Sim, o mesmo modelo (Back UPS Pro 1000 – 115V). Esse que eu abri não tinha vazado nada pra fora do gabinete, mas quando tirei do compartimento, arghhh, grudou tudo nas minhas mãos, e confesso que foi um sacrifício limpar as mãos (não saiu com sabão, detergente e desengordurante Mr. Músculo). Acabei passando talco e depois usei desengordurante com esponja de lavar louça. Posteriormente, pra manusear as baterias, acabei usando luva. Tenho ainda mais um nobreak da APC de 1500VA (bem antiga, de carcaça branca). Lembro-me que quando troquei a bateria desse aí, não havia meleca alguma, e até hoje está funcionando bem. Obrigado pela informação 😉
Olá, Skooter. Se não for pedir muito, por favor, teria como verificar o comportamento do seu nobreak ao ligar sem as baterias conectadas? O meu APC Back UPS Pro 1000, ao ligar no botão, dá dois bips, e num intervalo de 3 segundos o som se repete, continuamente. Obrigado e desculpe o incômodo.
São dois bips curtos e não muito altos? Se for é o comportamento padrão dos no-breaks da APC sem bateria. Além disso, nesses modelos com display fica piscando o símbolo da bateria vazia. Nos sem display pisca o LED vermelho da bateria. As tomadas ficam energizadas normalmente.
Perfeito! Só vou verificar se as tomadas estão energizadas (amanhã, pois a patroa está dormindo). Obrigado!
Boa noite! Quanto tempo já se passou deste a instalação?
Bom dia. 2 anos.
And are the batteries still going strong? The reason I am asking is because the HRL model costs pretty much twice as much as the HR model (non-long life), which is the one that came with my 1500VA. That is, as long as the regular ones last a little bit more than half the time we are saving a little bit of money.
Yes, they are still good as new. None of my HRL failed so far.
Boa noite, passado todo esse tempo, como está a autonomia ? Você sabe quantificar em quanto melhorou, ou se melhorou o desempenho do nobreak ?
Eu tenho um RS 1500 (antigão, sem LCD, bege) e estou entre comprar a CSB de 7.2 e a de 9ah, mas não sei se vale a pena pagar mais caro pelo modelo de 9ah igual ao que você comprou.
Inclusive, seria muito interessante seu feedback, pois é todo mundo vende baterias para “nobreak e alarm”, como se fossem a mesma coisa e como se todas as baterias fossem iguais. Passei por isso e devolví as baterias, pois descarregava 200W em menos de 6 minutos…
Na última vez que teve uma longa queda de energia ele segurou meus equipamentos por mais de uma hora, até que a energia voltou. Mas não sei quantificar se melhorou ou piorou com relação às baterias originais.
Eu precisei conectar o no-break no computador para usar o software da APC e informar que baterias novas estavam instaladas, só assim ele passou a identificar a autonomia corretamente. No momento em que te respondo a carga está em 10%, aproximadamente 70W e a autonomia prevista é de 94 minutos. Em um Pro 1500 similar que está no meu PC a carga está em torno de 25%, ~200W, e autonomia prevista de ~30 minutos.
Também tenho um RS 1500 igual a esse seu, também com baterias dessas. Ele ficou na casa de meus pais, então não sei como está a autonomia, mas está funcionando.
Eu comprei contanto mais com a longa vida do que com a autonomia. Já tive baterias da Ajax que duravam só um ano. Essas da CSB pelo menos já estão com dois anos e meio.
[…] alguns meses falei aqui no Skooter Blog sobre 2 Baterias CSB HR 1234W F2 12VDC 9Ah 34W longa vida 8 anos que usei em um no-break No-Break APC Backup UPS Pro […]