maio 23 2017

Windows 10: Falha de logon do serviço Serviço de Perfil de Usuário

Neste artigo da série “Problemas e Soluções”, falo de um problema que me fez quebrar a cabeça e quase desistir de tentar um reparo na noite de ontem. A mensagem de erro completa é: “Falha de logon do serviço Serviço de Perfil de Usuário. Não é possível carregar o perfil de usuário.”, que aparece na tela de logon e não permite logar no sistema.

Ambiente

Utilizo em meu PC um SSD com o sistema operacional, programas e todas as pastas do Windows, exceto pela pasta \Users, que fica em um HD, pois do contrário meu SSD de 240 GB ficaria sem espaço.

Há alguns meses, o HD começou a dar sinais de que iria morrer. Os parâmetros no smart estavam bem críticos, por sinal. O Hard Disk Sentinel estimava 9 dias de vida, apesar de muitos 9 dias terem se passado e a estimativa ter continuado a mesma.

Até tentei encontrar um substituto no Brasil, mas só encontrava Seagate, cuja qualidade caiu muito. Uns poucos Hitachi, mas alguns vendedores andam vendendo HDs Hitachi usados, fabricados em 2013, como se fossem novos. Também vi alguns poucos Western Digital, mas de modelos inadequados para o uso que eu iria fazer, além de bem caros.

Acabei optando então por um HD Western Digital WD Gold 4TB, na AliExpress. Um modelo de 7200 rpm, com 5 anos de garantia, custando bem menos do que se paga por modelo de entrada no Brasil (de 5400 rpm e garantia de apenas 1 ou 2 anos).

Apesar do risco e da demora, compensou. O Western Digital WD Gold 4TB veio muito bem embalado e lacrado. No Brasil é comum vendedor enviar HD aberto ou até usado e achar tudo normal. Farei um review desse HD aqui no Skooter Blog em breve.

Parti então para fazer a clonagem dos dados. Inicialmente instalei o novo HD em um case da Vantec que comprei no Canadá em 2009. Fiz a conexão via USB, mas o HD foi identificado com tamanho menor que o normal. Provavelmente é alguma limitação do firmware do case, que não deve estar preparado para HDs de 4TB.

Removi então um dos outros HDs de minha máquina e fiz a instalação do novo HD nele. Agora sim, o novo HD foi detectado corretamente. Clonei os dados com o Macrium Reflect – Free Edition. Tudo perfeito até aí.

Removi então o HD defeituoso e coloquei o novo HD no lugar dele. Recoloquei também o HD de dados que havia sido removido durante o processo de clonagem.

Sintoma

Após reiniciar a máquina o Windows 10 não era mais capaz de carregar o meu perfil. A mensagem era: “Falha de logon do serviço Serviço de Perfil de Usuário. Não é possível carregar o perfil de usuário.” Dessa forma eu não conseguia logar com nenhuma conta. Meu Windows ficou restrito à tela inicial. Tanto com o HD velho quanto com o HD novo.

Logo suspeitei que tinha algo relacionado com as letras de unidade. Mas entrando no Windows pelo modo de recuperação e acionando o prompt, as letras estavam todas corretas.

Tentei as várias formas de recuperação e restauração do sistema. Tudo falhou! Já havia desistido e conformado em ter que reinstalar tudo. Até que algo surpreendente aconteceu. (parece frase de clickbait :P)

Causa

Estava no meu laptop baixando uma ISO da versão mais recente do Windows 10, afinal se vou reinstalar, que seja logo a versão mais nova. Enquanto estava no laptop percebei que os compartilhamentos de rede do meu PC estavam acessíveis. Através deles percebi que realmente haviam letras de unidades invertidas. O HD com o \Users estava como E em vez de D. Por sua vez, o HD de dados que deveria ser E estava como D.

O mais bizarro disso tudo é que no modo de recuperação as letras aparecem certas, até tentei usar o diskpart no modo de recuperação, mas não adiantou nada, pois lá estava tudo certo. Eu precisava usar o diskpart no modo normal do Windows, mas como fazer isso sem conseguir logar?

Solução

A solução que encontrei foi acessar a máquina via SSH. Felizmente eu costumo manter o Copssh instalado em minhas máquinas para eventuais acessos remotos. Assim, usei o PuTTY para logar na máquina através do laptop. Percebi as letras invertidas também através dele. Fui até a raiz e abri o diskpart.

Usei os seguintes comandos para atribuir a letra correta para cada unidade:

Então foi só reiniciar a máquina e pronto. Tudo voltou ao normal e meus perfis voltaram a ficar acessíveis.

Infelizmente não sei o que poderia ser feito caso eu não tivesse o Copssh pré-instalado. Se você souber, deixe um comentário.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2017/05/23/windows-10-falha-de-logon-do-servico-servico-de-perfil-de-usuario/

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar