[Review] Nobreak inteligente Smart-UPS C da APC, de 1500 VA e 120 V, Brasil – SMC1500-BR

Nobreak inteligente Smart-UPS C da APC, de 1500 VA e 120 V, Brasil – SMC1500-BR é um nobreak de onda senoidal pura, recomendado para equipamentos com fontes que contam com PFC ativo.

Ele também conta com partida a frio, painel LCD indicador de estado, e carregamento de bateria com compensação de temperatura.

Antigamente toda a linha de nobreaks da APC no Brasil eram versões de modelos americanos, incluindo os mais baratos, de “onda quadrada”, ou “senoidal aproximada” como maquiam com um bom marketing. Tenho dois Back-UPS Pro 1500 e um Back-UPS Pro 1000 em casa, adquiridos em 2013. Cada um passou por uma troca de baterias, mas todos continuam ótimos, exceto por eventuais falhas no auto-teste que acontecem desde que eram novos, sabe-se lá porque.

No trabalho tenho mais quatro Back-UPS Pro 1500, que também já passaram por troca de baterias. Não são no-breaks perfeitos. Como lá a energia é péssima, eventualmente encontro algum apitando com um código de erro (normalmente o E02) após alguma queda de energia das mais esquisitas, mas basta reinicia-los para que voltem a funcionar normalmente.

Esses APC das antigas são todos hot-swap, ou seja, permitem a troca da bateria sem precisar desliga-los. Além disso, eles são realmente inteligentes. Basta conectar o cabo USB em um PC com Windows 10 que ele já reconhece o nobreak, identifica a carga da bateria e pode hibernar o PC quando a carga estiver baixa.

Conectando um desses APC das antigas em um NAS da Synology como o DS918+, ele também faz o reconhecimento automático e desliga o dispositivo automaticamente quando a carga está baixa, evitando perda de dados.

Os APC das antigas também são compatíveis com o PowerChute Personal Edition, que permite configurar uma série de opções nesses dispositivos.

APC PowerChute Personal Edition.

APC PowerChute Personal Edition.

Mas infelizmente a APC americana comprou a brasileira Microsol, e depois disso descontinuou toda a boa linha de no-breaks de onda quadrada similares aos americanos. No lugar deles, ficaram os modelos da Microsol.

Tudo que os antigos APC de onda quadrada tinham de bom, os novos APC de onda quadrada tem de ruim. Infelizmente também tenho um deles no meu trabalho. Ele não permite a troca de baterias a quente. E não acho que ele possa ser chamado de inteligente.

A fabricante diz que ele é inteligente, mas nada acontece ao conecta-lo no Windows 10 ou num NAS da Synology. Não há drivers nativos para ele. O APC PowerChute também não é compatível. Em vez disso existe um software tosco, feito em Java, que não roda como serviço e usa 100% do processador quando está ativo. Simplesmente não dá para usar.

Para piorar, quando as baterias dos novos nobreaks APC de onda quadrada pifam, não dá para desligar o alarme e continuar usando a proteção até trocar as baterias, pois não há jeito de desligar o maldito alarme.

Dito tudo isto, quando precisei de um novo nobreak no meu trabalho optei pelo SMC1500-BR. A ideia era aproveitar os benefícios da onda senoidal, preservando a fonte de alimentação, e poder usar o APC Powerchute como nos nobreak de onda quadrada da APC de antigamente.

Nobreak inteligente Smart-UPS C da APC, de 1500 VA e 120 V, Brasil – SMC1500-BR foi adquirido no comércio local por R$ 2249,00. Eis as fotos dele:

Mas nem tudo é perfeito no SMC1500-BR. Ele não é compatível com o PowerChute Personal Edition, mas sim com o PowerChute Business Edition. É de se esperar que a versão Business seja melhor que a Personal. Mas não é bem assim.

A interface do PowerChute Business Edition é web. E bizonhamente não há como configura-lo para hibernar o PC quando a a bateria do nobreak está acabando. Só dá para configurar o PC para desligar. É até possível fazer uma gambiarra renomeando alguns arquivos (especificamente o hibernate.exe para shutdown.exe) para faze-lo hibernar, mas nesse caso é preciso reiniciar o servidor web da interface após a energia ser restaurada, pois ele trava. É um problema que existe há anos e a APC não conserta.

Não que o SMC1500-BR seja ruim. Desde que o instalei há 3 meses ele está funcionando perfeitamente. Ocorreram algumas quedas de energia no período, ele segurou bem, hibernando o PC (via gambiarra) quando foi o caso. Mas a APC deixou a desejar com o PowerChute Business Edition.

Em dezembro a APC lançou uma nova versão do PowerChute Business Edition, mas nada de acertar a questão da hibernação. Para piorar ainda é preciso atualizar manualmente a versão do Java que o software executa para que ele continue funcionando no Chrome e no Firefox.

Confira alguns screenshots do PowerChute Business Edition:

Com tantos problemas com a APC, meu próximo nobreak provavelmente será de outra marca. Talvez da SMS, mas aceito outras sugestões.

Já tive um TS-Shara e foi uma imensa porcaria, indo para a assistência técnica durante a garantia e morrendo de vez algum tempo após o término da mesma. SMS tive um usado que também não durou muito e por isso tinha um certo preconceito com a marca, mas tudo isso aconteceu 20 anos atrás.

Se tiver alguma, deixe um comentário. Se não tiver, deixe um comentário também. 🙂

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/02/11/review-nobreak-inteligente-smart-ups-c-da-apc-de-1500-va-e-120-v-brasil-smc1500-br/

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
3 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Hottest comment thread
3 Autores de comentários
FagnerBento Amaral Autores de comentários recentes
  Inscrever  
mais novos mais velhos mais votados
Notificar sobre
Membro

Por pouco mais (2500 reais) comprei um nobreak da Engetron modelo SafeServer de 2KVA que além de ser senoidal puro ele é dupla conversão. Tem saída USB mas nunca liguei no computador para saber se é muito ou pouco smart, mas como é construído sob demanda acredito que com poucos telefonemas na fábrica eles ajustam o que você precisar

Bento Amaral
Visitante
Bento Amaral

Realmente a APC pisou na bola quando trocou a linha “barata” de nobreaks pela Microsol. São um lixo. Mas tenho ouvido falar muito bem de nobreaks da WEG (conhecido fabricante de motores elétricos). Mesmo os domésticos (700, 1200 VA) são senoidais.

Fagner
Visitante
Fagner

Cara, eu comprei um APC olhando esse texto e vim agradecer. Eu tinha um outro de uma marca estranho e não durou muito tempo para ter problemas. Assim que meu Back-up chegou eu percebi a diferença de material. E hoje fiquei sem luz pela primeira vez desde que ele chegou, aguentou tem demais com meu pc ligando, muito bom mesmo.

×