A Schneider Electric dá uma garantia de 5 anos em seus módulos de interruptores, tomadas, etc. A maioria deles é bastante durável, mas o Interruptor Paralelo Intermediário Prime Lunare é uma exceção. Só tenho um na casa e já é a segunda vez que ele quebra, enquanto os interruptores simples e paralelos continuam funcionando perfeitamente. Falha de projeto, provavelmente.
Para piorar a situação, esse módulo é extremamente caro. Estava mais de R$ 35,00 quando chequei pela última vez na Telhanorte, e agora nem tem mais. Aliás, toda a linha Lunare da Schneider está com preços sem noção. Por conta disso todas as lojas locais que trabalhavam com a marca deixaram de trabalhar.
Já me arrependi de ter escolhido a Schneider Electric, mas ainda tenho na casa módulos da péssima Dicompel porque estou fazendo a troca aos poucos. Se começasse a trocar de marca de novo ficaria com três padrões diferentes. E trocar tudo de uma vez teria um custo muito alto.
Como o Interruptor Paralelo Intermediário ainda estava na garantia, resolvi usa-la. Infelizmente a garantia da Schneider Electric só funciona no tranco. Entrei em contato com eles no dia 08/02 para relatar o problema. No dia 11/02 responderam pedindo nome, endereço, CPF, nota fiscal, fotos do produto, e telefone. Enviei tudo no mesmo dia e nada de resposta. Uma semana depois reenviei cobrando uma resposta e me disseram que minha solicitação estava sendo analisada e eu deveria aguardar. Passou quase um mês e nada. Cobrei de novo e nada de resposta. Ignoraram…
Somente quando eu fiz uma reclamação no Reclame Aqui, no dia 09/03, é que se mexeram e resolveram honrar a garantia. No dia 12/03 eu recebi um módulo novo, conforme mostro nas fotos abaixo:
- Caixa com o Interruptor Paralelo Intermediário Prime Lunare.
- Caixa com o Interruptor Paralelo Intermediário Prime Lunare.
- Interruptor Paralelo Intermediário Prime Lunare.
- Interruptor Paralelo Intermediário Prime Lunare.
Em resumo: a garantia da Schneider Electric funciona, mas apenas no tranco. Se não tivesse colocado o caso no Reclame Aqui, provavelmente estaria esperando até hoje.
Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.
Bom saber! Tive problemas em um interruptor bipolar Ilumi (3 anos de garantia), da linha mais barata (Pratika) e após eu devolvê-lo (PAC reverso), me enviaram um novo após poucas perguntas. Na verdade, enviaram mesmo antes de o meu produto defeituoso chegar até eles. Nem nota fiscal me pediram! Eu que insisti em anexar no e-mail. Esse feedback é bom para sabermos quais empresas merecem que sejamos clientes.
Nesse caso um ponto positivo da Schneider é que apesar da enrolação eles não pediram para enviar o produto defeituoso de volta. Economizei a ida ao Correios.
Verdade. Mas fico pensando o que seria sem o auxílio site Reclame Aqui. A propósito, semana passada resolvi substituir minhas lâmpadas de interruptores paralelos convencionais por um arduino ESP8266 – 01 (wi-fi) + módulo relé + fonte encapsulada e dois interruptores pulsadores (campainha). Usando o Blynk ficou muito bom e mostra no app o estado da lâmpada acesa ou apagada). Mas ao conectar o segundo pulsador que fica a 40 metros do primeiro pulsador + ESP-01 ele começou a acender a lâmpada involuntariamente. Como na programação o ESP-01 mantém a gpio2 (a dos Pulsadores) em HIGH (5V), os 40 metros de fio “puxam” a gpio2 para 0V e acionam a lâmpada sem meu consentimento. Você tem alguma ideia do que eu posso fazer? Eis o projeto (sem o segundo pulsador) : https://drive.google.com/file/d/1EgJ8gZKWLwPMVW3E5sfhwoxaNmgoD1Id/view
Sem o auxílio do Reclame Aqui provavelmente eu ainda estaria esperando, ainda mais que pouco tempo após o meu atendimento começou o isolamento social e o SAC deve estar com funcionamento reduzido.
Quanto ao seu circuito, eu nunca mexi com Arduinos e meu conhecimento de eletrônica/eletricidade é um tanto limitado. Meu palpite é de que você teria que enviar uma tensão um pouco maior (digamos 9V ou 12V) e então usar um regulador de tensão para baixar para 5V após os 40 metros de fio.