Placa-Mãe ASUS Z87-Deluxe não dá boot com segundo SSD presente na controladora ASMedia – Problemas e Soluções

Este é mais um problema que ocorreu com meu PC, que tem uma placa-mãe ASUS Z87-Deluxe, Processador Intel i7 4770, RAM Corsair Dominator 32GB (8GBx4) DDR3 PC3-12800 240-pin MP32GX3M4X1600C10, e está com Windows 10 instalado.

A placa-mãe está em modo UEFI e um SSD Sandisk de 1TB, conectado em uma das portas SATA do chipset, faz o papel de dispositivo de boot, onde o sistema também está instalado.

Desde que adquiri um SSD m.2 2242 KingSpec 1TB NGFF para meu mini PC, o MSI Cubi 2, um SSD Sandisk Extreme de 120GB de 2,5 polegadas que estava nele antes ficou sem uso.

Dia desses eu tive a ideia de utilizar esse SSD no meu PC, para que fizesse a função de cache dos 4 HDDs que tenho no sistema. Coloquei-o em uma das gavetas de 5 e 1/4″ do gabinete Cooler Master Haf X, que estava vazia e conectada a uma das portas SATA da controladora ASMedia ASM1061. A conexão foi feita à quente, uma vez que a gaveta e a controladora permitem isso.

O SSD ficou ocioso algum tempo e, alguns dias depois, instalei o software PrimoCache para testa-lo na tarefa de fazer cache dos HDDs no SSD. Quando reiniciei o sistema surgiu o problema: não iniciava de jeito nenhum. A máquina enroscava logo após a tela da BIOS e assim ficava.

Achei que era algo com o UEFI, apaguei chaves, coloquei que o sistema era outro (não Windows). Nada funcionou! Gravei um pendrive com a instalação do Windows 10 para tentar uma restauração, mas nem isso deu certo.

Depois de passar muita raiva, quebrar a cabeça por um par de horas, e culpar injustamente o PrimoCache pelo estrago, me ocorreu de remover a gaveta com o SSD e o sistema voltou a funcionar perfeitamente, entrando no Windows normalmente. Só aí me toquei que desde que tinha instalado o SSD, não tinha mais reiniciado o sistema e, por conta disso, o problema não apareceu antes.

Até agora não entendi porque isso aconteceu. Mas a solução que eu encontrei na verdade foi só um workaround. Simplesmente inverti a conexão da gaveta com o SSD com a de um drive óptico. O drive óptico foi para a controladora ASMedia e o SSD foi para a controladora principal do chipset. Assim o micro inicia corretamente, mesmo com o SSD conectado.

0 0 voto
Article Rating

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/06/27/placa-mae-asus-z87-deluxe-nao-da-boot-com-segundo-ssd-presente-na-controladora-asmedia-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest
1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

O PC da minha esposa, um HP já bem antigo, tem um problema bem similar. Custava um monte para dar boot, mexia nas memórias, ventilador, desligava todos os cabos ficava horas, até que, de repente, ele ligava.
Um dia resolvi trocar a ordem dos dois pentes de memória. Problema “resolvido” -.-

×
1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox
()
x