Acessando o ONU da Vivo Askey RTF3505VW-N1 em modo bridge com o ASUS RT-AC86U como roteador – Problemas e Soluções

Recentemente mudei o meu plano de telefone e Internet com a Vivo. A Internet passou de 100 Mega com degustação de 200 Mega para 100 Mega com degustação de 300 Mega. O prazo para a mudança era 24 horas, mas ela não ocorreu, após o prazo eu continuava com o download chegando em torno de 230 Mbps, que é o que eu já tinha antes.

Passei então o ONU, que é um Askey RTF3505VW-N1 para o modo roteador para que ele verificasse se existia alguma atualização de firmware ou alguma configuração remota que pudesse estar impedindo a atualização. Os ONUs da Vivo atualizam automaticamente, mas apenas quando estão em modo roteador. Não adiantou, não ocorreu atualização e continuei com o limite de ~230 Mbps e ~130 Mbps de upload.

Após ligar mais duas vezes no atendimento me informaram que a atendente anterior não tinha colocado a degustação. O novo atendente disse que incluiu a degustação e que eu deveria esperar mais 24 horas. Esperei e novamente não adiantou. Tentei novamente colocar o ONU em modo roteador e nada de atualização, mais uma vez.

Abri então uma reclamação no site Consumidor.gov.br e após uma semana a Vivo respondeu que estava tudo certo por lá e que enviariam um técnico. Quando o técnico chegou passei o ONU para o modo roteador e dessa vez ocorreu uma atualização de firmware. Não sei exatamente porque isso não ocorreu antes, talvez a Vivo tenha feito alguma mudança antes que o técnico viesse.

Com a atualização o Askey RTF3505VW-N1 passou do firmware versão BR_SV_g000_R3505VWN1001_s26 para a versão BR_SV_g000_R3505VWN1001_s32_7.

Após essa atualização, e com a nova conexão, o plano finalmente foi atualizado, e agora o download chega na casa dos ~340 Mbps, enquanto o upload chega na casa dos ~170 Mbps.

Algo que notei nessa nova versão do firmware é que o LED com o símbolo do mouse fica aceso mesmo quando o roteador está em modo bridge, algo que não ocorria na versão anterior.

Outra mudança notável é que antes eu conseguia acessar a interface web ou mesmo pingar o ONU à partir do meu PC, bastando usar o IP 192.168.15.1. Isso funcionava mesmo com o ONU em modo bridge, sendo acessado através do meu roteador, o ASUS RT-AC86U, que já mostrei aqui no Skooter Blog.

Na nova versão do firmware, o problema é que não dá mais para acessar o ONU da Vivo após ele ser colocado em modo bridge. Aparentemente isso ocorre porque agora, ao ativar o modo bridge, o servidor DHCP do ONU é desligado, de modo que o roteador não tem mais como adivinhar como ele deve ser acessado na camada de rede. Note que protocolo PPPoE, que o roteador usa para obter seu IP, é executado na camada de enlace, por isso não depende de obter um IP previamente.

A solução que encontrei foi definir manualmente um IP para a interface do roteador ASUS RT-AC86U que se comunica com o ONU Askey RTF3505VW-N1 na mesma sub-rede que o ONU tem seu IP fixo, ou seja, na 192.168.15.0/24. Para isso abri uma conexão com o roteador via SSH e inseri os seguintes comandos:

ifconfig eth0:0 192.168.15.2 netmask 255.255.255.0
iptables -t nat -I POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

Com isso já é possível acessar a interface web do ONU Askey RTF3505VW-N1 em modo bridge novamente:

Acessando o ONU da Vivo Askey RTF3505VW-N1 em modo bridge com o ASUS RT-AC86U como roteador.

Acessando o ONU da Vivo Askey RTF3505VW-N1 em modo bridge com o ASUS RT-AC86U como roteador.

Para não ter que digitar os mesmos comandos cada vez que o roteador é reiniciado, criei um script nat-start em /jffs/scripts com o seguinte conteúdo:

#!/bin/sh
ifconfig eth0:0 192.168.15.2 netmask 255.255.255.0
iptables -t nat -I POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
logger Acesso direto ao ONU da Vivo configurado

É importante habilitar a opção Enable JFFS custom scripts and configs na aba Administration -> System do ASUS RT-AC86U para que o script seja executado. Note que eu uso o firmware Asuswrt-Merlin. No firmware stock da ASUS não é possível usar scripts:

Enable JFFS custom scripts and configs no ASUS RT-AC86U.

Enable JFFS custom scripts and configs no ASUS RT-AC86U.

Essa solução também deve funcionar para qualquer outro roteador que permita acesso via SSH e execução de scripts, eventualmente precisando apenas ajustar o nome da interface de rede.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.24

5 1 voto
Article Rating

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/10/24/acessando-o-onu-da-vivo-askey-rtf3505vw-n1-em-modo-bridge-com-o-asus-rt-ac86u-como-roteador-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest
2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Frederico Bezerra

Sou fã do blog! Melhor reviewer do Brasil!
Tenho um router da Asus e deixei ele para discar também. Wifi do router da Vivo é horroroso! Obrigado pelos pots.
Abração

Rafael Elias

Como Desbloquear Esse roteador Tenho o mesmo modelo porem não posso abrir porta

×
2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox
()
x
Enable Notifications    OK No thanks