Recentemente mudei o meu plano de telefone e Internet com a Vivo. A Internet passou de 100 Mega com degustação de 200 Mega para 100 Mega com degustação de 300 Mega. O prazo para a mudança era 24 horas, mas ela não ocorreu, após o prazo eu continuava com o download chegando em torno de 230 Mbps, que é o que eu já tinha antes.
Passei então o ONU, que é um Askey RTF3505VW-N1 para o modo roteador para que ele verificasse se existia alguma atualização de firmware ou alguma configuração remota que pudesse estar impedindo a atualização. Os ONUs da Vivo atualizam automaticamente, mas apenas quando estão em modo roteador. Não adiantou, não ocorreu atualização e continuei com o limite de ~230 Mbps e ~130 Mbps de upload.
Após ligar mais duas vezes no atendimento me informaram que a atendente anterior não tinha colocado a degustação. O novo atendente disse que incluiu a degustação e que eu deveria esperar mais 24 horas. Esperei e novamente não adiantou. Tentei novamente colocar o ONU em modo roteador e nada de atualização, mais uma vez.
Abri então uma reclamação no site Consumidor.gov.br e após uma semana a Vivo respondeu que estava tudo certo por lá e que enviariam um técnico. Quando o técnico chegou passei o ONU para o modo roteador e dessa vez ocorreu uma atualização de firmware. Não sei exatamente porque isso não ocorreu antes, talvez a Vivo tenha feito alguma mudança antes que o técnico viesse.
Com a atualização o Askey RTF3505VW-N1 passou do firmware versão BR_SV_g000_R3505VWN1001_s26 para a versão BR_SV_g000_R3505VWN1001_s32_7.
Após essa atualização, e com a nova conexão, o plano finalmente foi atualizado, e agora o download chega na casa dos ~340 Mbps, enquanto o upload chega na casa dos ~170 Mbps.
Algo que notei nessa nova versão do firmware é que o LED com o símbolo do mouse fica aceso mesmo quando o roteador está em modo bridge, algo que não ocorria na versão anterior.
Outra mudança notável é que antes eu conseguia acessar a interface web ou mesmo pingar o ONU à partir do meu PC, bastando usar o IP 192.168.15.1. Isso funcionava mesmo com o ONU em modo bridge, sendo acessado através do meu roteador, o ASUS RT-AC86U, que já mostrei aqui no Skooter Blog.
Na nova versão do firmware, o problema é que não dá mais para acessar o ONU da Vivo após ele ser colocado em modo bridge. Aparentemente isso ocorre porque agora, ao ativar o modo bridge, o servidor DHCP do ONU é desligado, de modo que o roteador não tem mais como adivinhar como ele deve ser acessado na camada de rede. Note que protocolo PPPoE, que o roteador usa para obter seu IP, é executado na camada de enlace, por isso não depende de obter um IP previamente.
A solução que encontrei foi definir manualmente um IP para a interface do roteador ASUS RT-AC86U que se comunica com o ONU Askey RTF3505VW-N1 na mesma sub-rede que o ONU tem seu IP fixo, ou seja, na 192.168.15.0/24. Para isso abri uma conexão com o roteador via SSH e inseri os seguintes comandos:
ifconfig eth0:0 192.168.15.2 netmask 255.255.255.0 iptables -t nat -I POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
Com isso já é possível acessar a interface web do ONU Askey RTF3505VW-N1 em modo bridge novamente:
Para não ter que digitar os mesmos comandos cada vez que o roteador é reiniciado, criei um script nat-start em /jffs/scripts com o seguinte conteúdo:
#!/bin/sh ifconfig eth0:0 192.168.15.2 netmask 255.255.255.0 iptables -t nat -I POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE logger Acesso direto ao ONU da Vivo configurado
É importante habilitar a opção Enable JFFS custom scripts and configs na aba Administration -> System do ASUS RT-AC86U para que o script seja executado. Note que eu uso o firmware Asuswrt-Merlin. No firmware stock da ASUS não é possível usar scripts:
Essa solução também deve funcionar para qualquer outro roteador que permita acesso via SSH e execução de scripts, eventualmente precisando apenas ajustar o nome da interface de rede.
Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.24
Sou fã do blog! Melhor reviewer do Brasil!
Tenho um router da Asus e deixei ele para discar também. Wifi do router da Vivo é horroroso! Obrigado pelos pots.
Abração
Como Desbloquear Esse roteador Tenho o mesmo modelo porem não posso abrir porta
Skooter você cria o script no Notepad++ e depois passa por WinCP numa conexão SCP? Qual a maneira que você faz?
Depende. Se é algo que eu estou montando na hora eu faço via SSH usando o nano no próprio terminal, pois fica fácil de editar e testar rapidamente. Depois eu baixo o script via SSH pelo WinSCP para guardar como backup. Se for algo que já está pronto eu faço o upload via SSH com o WinSCP.
Tenho esse roteador posso fazer essa conexao com ip fixo direto pela placa de rede do notebook?
Skooter eu devo estar fazendo alguma coisa errado, meu modem da vivo fibra o ip dele é 192.168.15.1 (padrão) e do router esta 192.168.1.1 (padrão). Fiz o script e o roteador executou, mas não consigo acessar o modem da vivo no 192.168.15.1. Tem alguma coisa para fazer dentro das configurações do roteador? Grato.
Não mexi em outras configurações, mas você pode usar o ifconfig para verificar se os nomes das interfaces no seu roteador são as mesmas que as do meu. Dependendo das configurações, os nomes podem ser diferentes.
Skooter exatamente como você me respondeu antes. Estava fazendo o script pelo Notepad++ e depois copiando para o router atraves do WinSCP, assim o script dava erro. Quando fiz pelo nano, funcionou na hora. Fica a dica para o pessoal do blog.