Este é um problema que surgiu após o meu último upgrade, então é provável que tenha alguma relação com a placa-mãe, uma Asus ROG STRIX Z790-E Gaming WIFI, cujo unboxing já foi mostrado em nosso canal no Youtube.
O sintoma é o seguinte: eventualmente o teclado começa a falhar, as teclas são registradas com atraso na maioria dos casos, às vezes não são registradas, e às vezes o registro é feito repetidamente, como se a tecla tivesse sido pressionada e mantida, repetindo o mesmo caractere diversas vezes.
A primeira pista do culpado veio desse post no reddit, apontando para o Armoury Crate, software das placas-mãe da ASUS. Mas eu percebi que não é apenas o software da ASUS que causa isso, mas também o uso do HWiNFO quando o Corsair iCue está instalado. O primeiro é um software de monitoramento do sistema bastante completo, enquanto o segundo é o software da Corsair para controle de vários itens de hardware. No meu caso ele controla watercooler, memória e fonte de alimentação. Mas ele também lê informações de sensores da placa-mãe. Inclusive há um plugin para acessar o hardware da ASUS, mas percebi que o problema ocorre esteja o plugin instalado ou não.
A solução que encontrei foi desinstalar o Armoury Crate e o iCue. Mantive apenas o HWiNFO. O inconveniente disso é ficar sem alguns controles, como dos LEDs RGB de placa-mãe, watercooler, memória, e controles de rotação de ventiladores do watercooler. Mas esse é o tipo de coisa que eu não costumo mexer, LEDs eu costumo deixar no padrão e esquecer, e os controladores de ventiladores eu também acabei deixando no padrão, exceto pela bomba do watercooler que eu deixei no modo variável. Infelizmente, não é a solução ideal, mas vai ter que ficar assim até que os fabricantes consigam fazer softwares melhores que não causem efeito colateral.
Aliás, isso é algo que parece ser uma constante nos fabricantes de hardware. Os melhores deles, como ASUS, MSI, Corsair, Gigabyte, etc. fazem softwares medíocres para acompanhá-los, sempre pesados, ávidos consumidores de recursos de processamento e memória, com interfaces extravagantes, e frequentemente com bugs inconvenientes. O jeito acaba sendo não usá-los, ainda que isso prejudique o uso de alguns recursos e personalizações.