nov 25 2009

DealExtreme: Pássaro Bebedor (Dippy Drinking Bird)

O “Pássaro Bebedor” (do inglês “Drinking Bird”, e também conhecido no Brasil como “Pássaro Sedento”) é um “brinquedo” (com aspas porque não é exatamente um brinquedo e inclusive não é recomendado para crianças), que imita um pássaro bebendo água de uma fonte ou qualquer outro lugar. Desde que vi o Pássaro Bebedor na DealExtreme pela primeira vez em agosto eu sabia que queria um. Sempre fui fã de brinquedos/equipamentos que funcionam/se movimentam sem utilizar energias convencionais (elétrica, baterias, pilhas, gasolina, etc.), o que explica minhas compras de brinquedos solares e lanternas de dínamo.

O pássaro bebedor em funcionamento

O pássaro bebedor em funcionamento

O pássaro bebedor consiste basicamente de dois bulbos de vidro conectados por um tubo, dentro temos uma substância chamada diclorometano, que é incolor e portanto normalmente recebe algum corante para deixar o pássaro mais interessante, laranja no original, mas a DealExtreme também tem pássaros com o diclorometano nas cores: verde escuro, verde claro e azul. Não tem ar dentro do tubo, o espaço vazio é preenchido por vapor do diclorometano. No bulbo superior temos o bico do pássaro coberto por um material poroso. O restante é apenas cosmético: o chapéu azul, a pena verde, etc. Essas são as cores clássicas, mas quem não gosta dela pode optar pelo de chapéu verde, também disponível na DealExtreme. Em algum ponto do tubo (pescoço) é colocado um pivô que permitirá ao tubo movimentar-se sobre as pernas do passáro.

O pássaro bebedor não é um brinquedo porque pode ser perigoso para crianças pequenas. Os primeiros modelos continham uma substância bastante inflamável. Os mais novos utilizam o diclorometano, que não é inflamável, porém tem potencial para irritar a pele, pode causar mutações em material genético (DNA), pode causar defeitos de nascença e é possívelmente cancerígeno, ou seja, quebrá-lo não é uma boa idéia, portanto é bom mantê-lo longe do alcance de crianças e animais.

O funcionamento do pássaro bebedor emprega princípios de física e química, eu não vou entrar nesses detalhes aqui porque isso não é o meu forte, se você tiver interesse pode encontrar uma descrição detalhada do funcionamento na Wikipedia (com nofollow, igual eles fazem com todo mundo) ou no HowStuffWorks. O importante é que o movimento não pára enquanto houver líquido suficiente para o pássaro molhar o bico, pois o funcionamento é baseado em uma diferença de temperatura entre os dois bulbos. Mesmo sem água o pássaro deve continuar em movimento enquanto a cabeça estiver molhada, ou mesmo aquecendo a parte inferior de alguma forma, algumas modificações incluem pintar o bulbo inferior de preto para que ele absorva energia solar e transforme-a em calor (sim, aquela história de que roupa preta fica mais quente e que é melhor usar roupas claras em dias quentes é verdade).

Pássaro bebedor no momento em que ele molha o bico na água

Pássaro bebedor no momento em que ele molha o bico na água

Apesar de ter aparecido na DealExtreme apenas agora o pássaro bebedor não é um brinquedo novo, ele foi criado em 1945 e patenteado em 1946 por Miles V. Sullivan, do Bell Labs e foi sucesso instantâneo. Já apareceu em 3 episódios dos Simpsons (mais um motivo pra você ter um :)), em um deles o Homer o utiliza para trabalhar em seu lugar, pressionando a tecla Y (Yes) no teclado de seu computador aceitando todas as sugestões do sistema da usina nuclear.

A caixa veio dentro do envelope bolha padrão da DealExtreme e chegou bastante amassada, dentro dela o tubo está envolvido em um plástico bolha, felizmente não quebrou no transporte.

Caixa do pássaro bebedor (Drinking Bird)

Caixa do pássaro bebedor (Drinking Bird)

Na lateral da caixa do temos o nome “Drinking lucky bird”, ou “Pássaro bebedor da sorte”, não entendo porque os chineses gostam tanto de dizer que seus produtos dão sorte. Também na caixa a descrição “Non-Flammable” (não inflamável) e um aviso de que isto não é um brinquedo e não deve ser usado por crianças abaixo de 8 anos, deve ser usado sob supervisão de adultos, o líquido pode manchar roupas e outras superfícies. Não engolir nem permitir contato com os olhos. Não inflamável, mas manter longe de chamas e outras fontes de calor. E embaixo a frase que define qual é a graça do bichinho: “Uma vez que ele/ela comece a beber  ele/ela não vai parar”.

Lateral da caixa do pássaro bebedor

Lateral da caixa do pássaro bebedor

Na outra lateral instruções de como montar, o que é bem simples, o único ponto chave é a posição do pivô no pescoço do pássaro, que deve ser ajustada corretamente (o ajuste fino é mais por tentativa e erro mesmo) para que o pássaro não pare. A altura do copo também é importante. Diz também que a temperatura deve ser mantida em 25º C, mas aqui ele está funcionando normalmente com os atuais 32º C.

A outra lateral da caixa do pássaro bebedor

A outra lateral da caixa do pássaro bebedor

Quanto ao pedido na DealExtreme, foi feito em 16/10/2009, enviado em 24/10, chegou em 24/11, um mês depois, num envelope bem detonado, sem registro, e estranhamente sem o carimbo de liberado pela Receita Federal em Curitiba, mas sem imposto.  Note aí que a DealExtreme anda bastante lenta no envio, e que demorou exato um mês pro produto chegar, como não tem rastreamento não sei de quem foi a culpa, mas provavelmente é da Receita Federal ou do correio brasileiro. Não preencheram a descrição do conteúdo (ficou em branco) e o valor declarado foi $30 dólares de Hong Kong, o que equivale a pouco menos de R$ 7,00, o valor real do produto, incluindo o frete.

Pacote da DealExtreme com o Pássaro Bebedor

Pacote da DealExtreme com o Pássaro Bebedor

Mas acho que não há forma melhor do que ilustrar o funcionamento do pássaro bebedor do que um vídeo, então aí vai ele:

[youtube width=”490″ height=”390″]http://www.youtube.com/watch?v=zTgRU7qSmAs[/youtube]

E encerro por aqui. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/11/25/dealextreme-passaro-bebedor-dippy-drinking-bird/

Deixe um comentário

16 Comentários em "DealExtreme: Pássaro Bebedor (Dippy Drinking Bird)"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
wpDiscuz