Este Mouse Logitech MX Anywhere 2 foi adquirido para o laptop do meu trabalho. Ele está substituindo um mouse Dell WM311, que veio com o laptop e cujo botão esquerdo parou de funcionar após quase 4 anos de uso.
Com a falha do mouse da Dell, fiquei com um pé atrás com a marca, então optei pela marca com a qual nunca tive problemas: a Logitech. Já adquiri 4 mouses Logitech G9X e todos continuam funcionando perfeitamente, sendo que o mais velho deles eu comprei em 2009, ou seja, já tem mais de 6 anos de uso. De dois deles eu inclusive já falei aqui no Skooter Blog em artigos anteriores:
- eBay: Mouse Logitech G9x – Edição Call of Duty: Modern Warfare 3 de 21/01/2013
- Amazon via Shipito: Mouse Logitech G9X Edição Call of Duty: MW3 (Logitech G9X Gaming Mouse Call of Duty: MW3 Edition (910-002764)) de 30/08/2013
Tenho também um Mouse Logitech VX Nano, adquirido em 2009, que também funciona perfeitamente até hoje. Tenho ainda outros produtos da Logitech, incluindo o Logitech z623, um par de alto-falantes + subwoofer para PC, e alguns outros produtos, alguns dos quais já mostrados aqui no Skooter Blog:
- Teclado sem Fio Com Mouse Touch K400R Logitech de 09/12/2015
- Logitech HD Pro Webcam C920, 1080p Widescreen Video Calling and Recording de 06/06/2014
- Webcam Logitech C525 com AutoFoco, Video HD, Fotos de 8MP e Microfone Embutido de 17/01/2013
- Webcam Logitech C525 720P USB 2.0 c/ Microfone Genuína de 25/09/2012
O Logitech VX Nano já saiu de linha, então fui buscar no site da Logitech por um sucessor à altura e acabei encontrando o Mouse Logitech MX Anywhere 2, que é um mouse sem fio e funciona com o Receptor Pico Unifying Logitech conectado à uma porta USB, usando a tecnologia Logitech Unifying, ou diretamente por Bluetooth, usando a tecnologia Bluetooth Smart. O Mouse Logitech MX Anywhere 2 também pode ser pareado com até 3 dispositivos ao mesmo tempo. Um pequeno botão na parte inferior do mouse permite alternar entre eles. A Logitech chama essa tecnologia de Easy-Switch.
O rastreamento no Mouse Logitech MX Anywhere 2 é feito por laser, de forma que ele pode ser usado em praticamente qualquer superfície, inclusive diretamente sobre mesas de vidro, graças à tecnologia Darkfield, que usa os menores detalhes possíveis para criar um micromapa da superfície. Esta é uma característica bastante desejável para mouses de notebooks, que podem acabar sendo utilizados em locais imprevisíveis.
O botão de rolagem tem dois modos de funcionamento, o modo clique-a-clique funciona de forma precisa, só girando conforme o movimento do dedo. O modo giro livre permite dar um impulso na rodinha e ela continua girando por inércia por alguns segundos ou até pararmos-a com o dedo. Esse modo é bom para passar rapidamente por um documento, por exemplo, parando no exato momento em que desejarmos. Este é um recurso que também está disponível no Logitech G9x, porém no Logitech G9x o botão para alternar entre os dois modos fica na parte de baixo, enquanto que no MX Anywhere 2 basta pressionar a rodinha para alternar entre os modos.
A bateria do Mouse Logitech MX Anywhere 2 é recarregável e não é removível. Para recarregá-la basta conectar o mouse em uma porta USB com o cabo que o acompanha.
Para ter acesso a todos os recursos do MX Anywhere 2 é preciso instalar o software Logitech Options. Com ele é possível ajustar a roda de rolagem e a velocidade do cursor, permitir que o botão de gestos reproduza gestos de toque do Windows ou do Mac OS e reatribuir botões do mouse. No Windows 10 já apareceu uma janela sugerindo a instalação do Logitech Options logo que conectei o MX Anywhere 2. O Logitech Options está disponível para Windows e MAC.
Com relação ao Logitech VX Nano, senti falta de duas coisas no MX Anywhere 2. Uma delas é um compartimento para guardar o Receptor Pico Unifying. Eu sei que a ideia é deixá-lo conectado constantemente em uma porta USB, pois ele é bem pequeno, ainda menor que o receptor do VX Nano, que já era pequeno, mas o VX Nano tinha um compartimento, junto ao compartimento de pilhas, onde o receptor poderia ser guardado. O outro item de que achei falta foi uma bolsinha para guardar o mouse. O VX Nano vinha com uma bolsinha com zíper, bem prática e que protegia bem o mouse dentro da mochila.
O notebook em que o MX Anywhere será usado usa o Windows 7, portanto a única opção de conexão é através do Receptor Pico Unifying. Mas testando em um desktop com o Windows 10 cheguei a configurar o mouse pela conexão Bluetooth para testar. Não gostei do resultado, o movimento não ficou fluído, é como se os pacotes ficassem acumulando em buffer e chegassem depois, fazendo com que o cursor se movesse com pequenos saltos, ou seja, com atraso. Não sei se o problema é com a máquina, se havia interferência, ou se a conexão por Bluetooth é ruim mesmo, mas o fato é que conectando pelo receptor o movimento fica perfeitamente fluído e sem nenhum atraso.
Eis as especificações do Mouse Logitech MX Anywhere 2:
Requisitos de sistema:
Porta USB ou computador compatível com Bluetooth® Smart ou tablet Windows
Receptor Pico Unifying Logitech
Porta USB
Windows® 7
Windows 8 ou posterior
Windows 10
Mac OS X 10.8 ou posterior
ou
Bluetooth® Smart
Dispositivo compatível com Bluetooth Smart
Windows 8 ou posterior
Mac OS X 10.10 ou posterior
• Conexão com a Internet para download de software
As imagens têm fins ilustrativos e podem diferir dos produtos reais. Alguns recursos requerem instalação de software..
Dimensões
Mouse (altura x largura x profundidade): 61,6 mm (2,4 pol.) x 100,3 mm (3,9 pol.) x 34,4 mm (1,4 pol.)
Peso do mouse: 106 g (3,7 oz)
Dimensões do receptor Unifying (altura x largura x profundidade): 14,9 mm (0,6 pol.) x 14,3 mm (0,6 pol.) x 6,5 mm (0,3 pol.)
Peso do receptor: 1,63 g (0,06 oz)
Informações sobre garantia:
Garantia de hardware limitada de um ano
Conteúdo do pacote:
MX Anywhere 2
Receptor Pico Unifying Logitech
Cabo micro-USB
Documentação do usuário
Especificações
Tecnologia do sensor: Sensor a laser Darkfield
Valor nominal: 1000 dpi
Valor mínimo e máximo: de 400 dpi a 1600 dpi (pode ser configurado em incrementos de 200 dpi)
Durabilidade da bateria: até 2 meses com uma única carga*
*Baseado em uma média de uso diária de 6 horas em escritórios. A vida útil da bateria varia conforme o usuário e as condições de computação.
Bateria: bateria recarregável Li-Po (500 mAh)
Distância de funcionamento sem fio: Alcance sem fio de 10 m (32 pés)
Tecnologia sem fio: Tecnologia sem fio avançada de 2,4 GHz
As imagens têm fins ilustrativos e podem diferir dos produtos reais. Alguns recursos requerem instalação de software.
Número da peça: PN 910-004373
Confira algumas fotos do Mouse Logitech MX Anywhere 2:
E algumas telas do software Logitech Options:
Para completar, deixo um vídeo com o unboxing do Mouse Logitech MX Anywhere:
Para o uso no notebook com o Receptor Pico Unifying, o MX Anywhere 2 até agora está aprovado. Estou gostando bastante dele. E ainda nem tentei usar os recursos mais avançados, como os gestos. Depois vou dar uma conferida nisso.
Clique aqui para conferir os melhores preços para o Mouse Logitech MX Anywhere 2.
[…] dessas portas está constantemente utilizada pelo receiver do mouse sem fio, que é um Mouse Logitech MX Anywhere 2. Eu até poderia configura-lo via Bluetooth para economizar uma porta, mas é sempre algo que eu […]