Neste artigo, falo sobre a aquisição do 2º Switch Easy Smart Gigabit de 16 Portas TP-Link TL-SG1016DE, para ser utilizado em meu escritório. Ele oferece monitoramento da rede, priorização de tráfego, VLANs, e outros recursos que normalmente só estão disponíveis em switches gerenciáveis caros.
Motivação
Pouco tempo depois, um de meus Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G, que estava em meu escritório, morreu. Desmontei-o, mas não consegui encontrar nada errado nele.
Decidi então pela aquisição de um segundo Switch Easy Smart Gigabit de 16 Portas TP-Link TL-SG1016DE, elimindo a necessidade de ter dois switches de 8 portas no mesmo local e deixando a rede mais elegante e eficiente.
Dessa forma, o outro Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G, ainda plenamente funcional, foi liberado para ir para o meu quarto, substituindo o Switch Ethernet ASUS GX1008X 8 Portas 10/100Mbps que estava lá.
A Smart TV e o WD TV Live que estão no quarto tem portas Ethernet de apenas 100 Mbps, de modo que não era necessário colocar um switch gigabit lá agora, mas como o CORSN CS-1008G estava livre… De qualquer forma, tecnicamente ainda há a vantagem de que agora ambos os dispositivos podem usar plenamente suas portas de 100 Mbps ao mesmo tempo, o que não era possível com o switch de 100 Mbps, onde o uplink seria o gargalo.
Para esta nova aquisição, assim como da outra vez, minha preferência era pela versão 2 do hardware, que tem um recurso adicional que é a possibilidade de usar códigos DSCP, que ficam em um campo do cabeçalho do datagrama IP (camada de rede), para realizar QoS.
Alguns vendedores que omitiam a informação da versão do hardware e apagavam perguntas a respeito, como o WORLDVENDASML e o SEUPRESENTE agora alegam ter a versão 2, mas me recuso a comprar com gente desse tipo. Achei um terceiro vendedor, M.A.IMPORTS.MGA, e perguntei qual era a versão que ele estava vendendo. Respondeu V2, fechei com ele.
Unboxing
Quando o produto chegou, abri e logo veio a decepção: o vendedor mentiu. Recebi a versão 1 do TP-Link TL-SG1016DE. Descartei a hipótese de devolver o produto pois queria evitar mais transtornos. Apenas qualifiquei negativamente o vendedor e o incluí em minha lista negra.
Pelo menos dessa vez o TP-Link TL-SG1016DE veio embalado como de fábrica, ainda que sem qualquer lacre, como pode ser visto nas fotos a seguir.
Confira também este vídeo do unboxing e funcionamento do TP-Link TL-SG1016DE:
Instalação
O TP-Link TL-SG1016DE veio com um firmware pré-histórico instalado, como o primeiro. Fiz então a atualização para a versão mais recente para que ele passasse a funcionar com o software Easy Smart Configuration Utility, da TP-Link, que é mais conveniente de usar para fazer configurações do que a versão web.
O software também tem a vantagem de encontrar o switch e permitir sua configuração mesmo que ele e o computador sendo utilizado tenham IPs em diferentes sub-redes.
Uma vez que as configurações estavam corretas, chegou a hora de popular as portas do TP-Link TL-SG1016DE. Atualmente elas estão ocupadas assim:
- Peplink Balance One 600Mbps Dual-WAN Router with Dual-Band 11ac Wi-Fi (BPL-ONE) (uplink)
- PC Desktop (1)
- PC Desktop (2)
- Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B
- Multifuncional HP Officejet Pro 8600 Plus
- Synology America DiskStation 2-Bay Diskless Network Attached Storage (DS214play)
- NAS Iomega Home Media (1)
- NAS Iomega Home Media (2)
- NS-K330
Confira as fotos da instalação inicial:
Como o cenário já foi re-arranjado desde que as primeiras fotos foram tiradas, mostro como está o cenário hoje, após a chegada do Peplink Balance One.
Considerações Finais
No artigo sobre o primeiro Switch Easy Smart Gigabit de 16 Portas TP-Link TL-SG1016DE já falei bastante sobre o produto, mostrei especificações, telas de configuração, etc. de modo que me parece desnecessário repetir tudo novamente.
O 2º Switch Easy Smart Gigabit de 16 Portas TP-Link TL-SG1016DE já está há dois meses cumprindo bem o seu papel. Basicamente instalei e esqueci. Até fiquei curioso agora para saber como estavam as estatísticas de pacote e fui conferir. Veja:
Enfim, a TP-Link está longe de ser uma marca que eu considero realmente boa. Mas para uso doméstico e em pequenos escritórios ela pode estar de bom tamanho (em switches, roteadores não!). Os recursos dessa versão smart são um adicional interessante pela pouca diferença de preços entre este modelo e o totalmente não gerenciável. E considerando que eu usei por vários anos os switches da CORSN, marca desconhecida que nem um site tem, até que é um belo upgrade.
[…] switch TP-Link TL-SG1016DE suporta agregação de portas, então fiz a configuração dele (Port Trunk) agregando as portas 6 […]
[…] switch é um TP-Link TL-SG1016DE, também já mostrado aqui no Skooter Blog. Ele oferece agregação de links, mas apenas de forma estática, conforme definido no protocolo […]
[…] (Realtek RTL8125-CG 2.5Gigabit). Estou usando as duas em modo agregado, aproveitando que o meu Switch TP-LINK TL-SG1016DE suporta o recurso. Porém o switch é apenas Gigabit Ethernet, então o link agregado funciona em 2 […]