SD2SNES – Firmware 1.10.0 é lançado com suporte ao S-DD1


O Ikari lançou ontem o firmware 1.10.0 para o SD2SNES.  As grandes novidades são o suporte ao SD2SNES Pro e o suporte ao chip S-DD1, feito pelo Magno.

Confira o changelog completo (em inglês):

  • S-DD1 support by Magno! Big thanks to Magno and RedGuy who helped integrate the core with the main firmware 🙂
  • Support for sd2snes Mk.III (a.k.a. SD2SNES Pro). This works by adding a new set of support files for the new hardware so the firmware package actually contains two firmwares. This also makes it possible to swap the same card between old and new sd2sneses freely.
  • Fixes:
    • Fix memory corruption on BS-X loading. (Hopefully – I could not identify a cause and suspect bitstream file corruption. Please let me know if it works again – it does for me)
    • S-RTC register state is REALLY reset when the console is reset, and also when loading a game.
  • Known issues:
    • Firmware seems to ignore Cx4 speed setting (at least since v1.9.0)
    • sd2snes Pro menu still has the old design
    • Mk.III specific source code changes currently aren’t contained in the GitHub repository. Please bear with me while I figure out a way to integrate them. 😉

O suporte ao chip S-DD1 era bastante esperado, desde que Super FX e SA-1 foram inclusos nas últimas versões.

O chip S-DD1 é um ASIC (application-specific integrated circuit) criado pela Nintendo para fazer decompressão de dados em cartuchos do Super Nintendo. Como o custo das ROMs era alto, compensava para a Nintendo usar esse chip nos cartuchos que tinham grandes quantidades de sprites. Dessa forma, os sprites eram armazenados comprimidos, ocupando menos espaço na ROM, e o S-DD1 cuidava de descomprimi-los e entrega-los à unidade de processamento de imagens do Super Nintendo.

Apenas dois jogos utilizam o S-DD1: Star Ocean e Street Fighter Alpha 2. O primeiro já podia ser jogado com o SD2SNES graças à hacks em que os sprites foram descomprimidos e armazenados sem a compressão. Mas agora é possível jogar com a ROM original.

Por outro lado, o Street Fighter Alpha 2 (e a versão japonesa Street Fighter Zero 2) estão jogáveis no SD2SNES pela primeira vez.

Com esse progresso, o SD2SNES já roda quase toda a biblioteca de jogos oficiais do Super Nintendo. Ficaram faltando apenas os chips SPC7110, ST-010 e ST-011. O SPC7110 foi usado em 3 jogos: Far East of Eden Zero (Tengai Makyou Zero), Momotaro Dentetsu Happy, e Super Power League 4. O SPC7110 também é um chip de decompressão de dados, e deve ser implementado eventualmente.

Os chips ST-010 e ST-011 foram usados nos jogos Hayazashi Nidan Morita Shogi e Hayazashi Nidan Morita Shogi 2, respectivamente. Ambos são da SETA Corporation, a mesma dos F1 ROC, que gosto bastante.

Shogi é a versão japonesa do xadrez, portanto estes jogos não atraem muito interesse. Além disso, os chips ST-010 e ST-011 podem estar fora do alcance até mesmo da FPGA do SD2SNES Pro. Mas vale lembrar que implementar o Super FX e o SA-1 no SD2SNES já foram consideradas tarefas difícil e altamente improvável, respectivamente, e mesmo assim essas implementações estão aí para desfrutarmos. Então não duvido que um dia teremos o SD2SNES Pro suportando a biblioteca completa do Super Nintendo.

Vida longa a Ikari, Redguy, Magno e tantos outros que investiram seu tempo e talento para tornar o firmware 1.10.0 uma realidade.

O firmware 1.10.0 para o SD2SNES e o SD2SNES Pro pode ser baixado no site oficial.

Atualização (02/03/2019): Ainda ontém o Ikari lançou a versão 1.10.1 do firmware com uma correção de bug que o impedia de funcionar no SD2SNES Pro. Testei o Street Fighter Alpha 2 e o Star Ocean nele. Confira no vídeo.

Atualização (03/03/2019): Eu havia me esquecido do SPC7110, como bem lembrou o ErivandoBR na seção de comentários. Esse chip também não foi implementado ainda, e 3 jogos fazem uso dele. Portanto corrigindo: são apenas 5 jogos que o SD2SNES e o SD2SNES Pro ainda não suportam.

0 0 votos
Classificação do artigo
(Visitado 101 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/03/01/sd2snes-firmware-1-10-0-e-lancado-com-suporte-ao-s-dd1/

Inscrever
Notificar sobre
guest

10 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
ErivandoBR

Foi um belo lançamento. E faltou apenas incluir o SPC7110 na lista dos chips que faltam
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Super_NES_enhancement_chips#SPC7110

Thiago

Comprei o meu recentemente, funciona tudo legal, mas no Contra 3, na segunda fase a tela fica escura, só dá para enxergar quando pausa, alguém sabe de algo?

Thiago

Eu tenho um parecido com o seu, mas ele não roda o Contra3, na segunda fase, fica tudo escuro e testei com diversos ROMs, no seu acontece o mesmo? Mario RPG MSU-1, Super FX, tudo roda perfeito. Pode me ajudar?

WILCKER ALVES VIEIRA

Você saberia uma loja ou alguém confiável que vede esse cartucho?

Diogo Aparecido Rodrigues

Boa noite !

Tenho um everdriver sd2snes, queria saber qual firmware que tenho que abaixa para rodar os roms SMU? E como fazer o procedimento?

Diogo Aparecido Rodrigues

Boa noite!

Tenho everdriver sd2snes e queria sabe se alguém sabe como faço para fazer rodar os Roms SMU, qual firmware tenho que abaixa e como fazer esse procedimento?

10
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox