maio 20 2011

DealExtreme: Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Olá leitores do Skooter Blog, hoje falo sobre um Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB (3.5″ Front Chassis Bay Embedded SDHC MS/SD/MMC/TF/M2 Card Reader with 4-USB Port) adquirido na DealExtreme. Este painel pode ser instalado em uma baia de 3.5″ (a mesma dos drives de disquetes de 3.5″) de qualquer gabinete de computador e conectado a um par de portas USB internas, disponíveis na maioria das placas-mãe.

Resolvi adquirir esse Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB, pois recentemente fiz um upgrade no meu micro, passando para a plataforma Sandy Bridge da Intel. Para tanto, tive que adquirir uma nova placa-mãe, dentre outros itens. As placas-mãe para processadores Sandy Bridge utilizam os chipsets P67 ou H67 (codinome Cougar Point), também da Intel, o qual não oferece mais suporte a drives de disquete e, portanto, todas as placas-mãe com o novo chipset da Intel estão saindo sem suporte a drives de 3.5″. É claro que os fabricantes poderiam incluir uma controladora separada, da mesma forma que fazem com o USB 3.0, que também não é suportado pelo Intel P67/H67, mas quem é que ainda utiliza disquetes hoje em dia?

Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB em sua caixa

Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB em sua caixa

Assim, com a instalação da minha nova placa-mãe, uma Gigabyte GA-P67A-UD7-B3, tive que aposentar o meu velho drive de disquetes. Aproveitei para ler antes todos os disquetes antigos que ainda funcionavam e salvar seu conteúdo em outro local. Acabei encontrando vários trabalhos de faculdade e até do colégio, que, apesar de não terem valor nenhum, serão guardados como recordação. Felizmente, há anos compro todas os componentes separados e monto meus próprios computadores, e assim não fico nas mãos desses picaretas que montam tudo de qualquer jeito e embolsam todas as peças não utilizadas. Se alguma vez você já comprou algum micro montado você deve saber que a tampa das baias de 3.5″ e 5.25″ ocupadas muito provavelmente não lhe foram entregues. O que esses caras fazem com tantas tampas de baias de gabinetes diferentes e incompatíveis é um grande mistério. O mesmo vale para parafusos que não foram utilizados, e até mesmo aqueles que deveriam ter sido utilizados, pois já tive o desprazer de abrir micros em que o porco do “integrador” utilizou um único parafuso para prender a placa-mãe, quando o correto era utilizar nove. Como se não bastasse, temos o sumiço dos cabos IDE/SATA não utilizados, os módulos de memória e demais peças sendo manipuladas sem qualquer cuidado, os processadores montados com um selo de garantia embaixo do dissipador, diminuindo severamente a dissipação de calor, o uso incorreto de pasta térmica, dentre outros absurdos que vemos em 90% dos micros montados em lojas de informática.

Parte traseira da caixa do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Parte traseira da caixa do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Agora que já ficou bem claro porque eu não confio em ninguém para montar meu micro, você deve estar se perguntando o que que isso tem a ver com a história, certo? Explico: por ter montado meu próprio micro, a tampa da baia de 3.5″ estava bem guardada aqui, e assim pude remover o drive de disquetes e colocar a tampa no lugar para não deixar um buraco no gabinete. Mas por que deixar a baia vazia e inútil se ela poderia ser utilizada por algo realmente útil, como um leitor de cartões? Tudo bem que, desde 2009, eu tenho o meu Leitor de Cartões SD/SDHC/MMC/TF Pisen de Alta Velocidade USB 2.0, mas um leitor embutido seria ainda mais prático, certo? A GA-P67A-UD7-B3 ainda tem a vantagem de oferecer uma abundância de conectores internos: 4 para USB 2.0 e mais 4 para USB 3.0. De todos esses, apenas um par de conectores USB 2.0 estava sendo utilizado para as portas USB frontais do gabinete, deixando os outros dois livres para o Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB.

Abrindo a caixa do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Abrindo a caixa do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Vamos às especificações da caixa do Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB:

  • Encaixa perfeitamente em um slot de 3.5″ do seu gabinete
  • Transfere quaisquer arquivos para PCs ou MAC
  • Interface USB 2.0 de alta velocidade
  • Compatível com a especificação USB 1.1 e 2.0
  • Você pode olhar e editar arquivos diretamente nos cartões de memória
  • Upload e download fácil
  • LEDs para indicação de leitura e escrita
  • LEDs indicadores de alimentação
  • Operação de leitura e escrita de cartões com plug & play e troca a quente (hot swap)
  • Transferência de arquivos em até 480 Mbit/s (especificação USB)
  • Compatível com a maioria das placas-mães, que possuem o conector USB interno padrão de 9 pinos
Conector molex e cabo USB do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Conector molex e cabo USB do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Os requisitos são:

  • Uma porta USB interna disponível (na verdade duas, pois cada plug de 9 pinos são duas portas)
  • PC compatível com IBM ou Apple MAC
  • Windows 98SE, 2000, XP, Vista, 7, Linux Core 2.4, Mac OS 8.6 ou mais recente

Os formatos suportados são:

  • SD, Extreme SD, SD-Ultra, SDHC, SD-Pro, SD Ultra II, SD Elite Pro, HS SD, Ultra Speed SD, SD-Ultra-x, HS MIN SD, MMC, MMC1, MMC2, HS-MMC, RS-MMC, MMC 4.0, MMC-Pro, Mini SD*
  • MS, MS (Magic Gate), MS-Pro (Magic Gate), HS-MS-Pro (Magic Gate), Extreme MS Pro, Ultra MS Pro, MS-Duo*, MS-Duo (Magic Gate)*, MS-Pro-Duo (Magic Gate)*, HS MS Pro*, HS-MS-Pro-Duo (Magic Gate)*, MS Select*, MS Pro Duo*, HS MS Pro Duo*, MS ROM HS Magic Gate Pro Duo*, Magic Storage*
  • T-Flash / MicroSD
  • * indica que é necessário adaptador
Frente do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Frente do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

De todos os formatos suportados, para mim o que realmente interessa é o SD, incluindo SDHC, para descarregar fotos. Também achei muito útil que ele leia diretamente o microSD, pois assim posso ler o cartão microSD do celular e o cartão microSD do Dingoo A-320 sem precisar de adaptadores.

Além do leitor de cartões, há quatro portas USB. Internamente, o conector de 9 pinos do Painel Frontal para baia de 3.5″ se conecta a duas portas USB da placa-mãe (4 pinos cada, sendo que o nono pino só serve para evitar conexões erradas). O leitor de cartões faz uso de uma das portas USB. A segunda porta USB da placa-mãe é conectada a um hub USB que contém as 4 portas do Painel Frontal para baia de 3.5″. Estas 4 portas aceitam conexões em 480Mps (Hi Speed), 12Mbps (Full Speed) e 1,5Mbps (Low Speed), com plug and play e podendo conectar até 127 dispositivos através de cascateamento.

Frente do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Frente do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

As portas USB podem ser utilizadas apenas com a energia do barramento ou com auxílio de energia externa, fornecida pela fonte do PC através de um conector molex. O barramento, por especificação, deve fornecer um mínimo de 500mA de corrente. Hubs USB sem alimentação externa costumam limitar cada uma das 4 portas em 100mA para não sobrecarregar o barramento, mas não é o caso desse Painel Frontal para baia de 3.5″. Ele não limita a corrente em cada porta USB, ficando a limitação apenas por conta do barramento. Dessa forma, você pode conectar um HD externo de 3.5″ (sem alimentação externa) mesmo sem que o hub não esteja utilizando alimentação externa, mas provavelmente não conseguirá ligar 4 deles, pois para isso a placa-mãe teria de suportar cerca de 2A na saída USB interna, o que não deve ser o caso da maioria das placas. Por outro lado, 4 pendrives (flash drive) poderiam ser ligados sem qualquer problema.

O Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB por dentro

O Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB por dentro

Utilizar o hub USB com a alimentação externa via molex deve eliminar qualquer limitação de corrente, e assim até mesmo 4 dispostivos que usam bastante energia (como os já citados HDs externo de 3.5″ sem fonte de alimentação) poderiam ser conectados sem qualquer problema. O único porém é que ao ligar o conector molex, minha placa-mãe não dá qualquer sinal de vida. Ligar a fonte com o conector molex plugado faz com que nenhum LED de indicação de que a placa-mãe está energizada acenda (LED de desligado, luz do botão power interno da placa-mãe, etc.) e ela não liga de jeito nenhum. Se a placa-mãe for ligada primeiro, e o conector molex for ligado depois não há qualquer problema, mas é claro que isso não seria viável.

O Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB instalado no gabinete

O Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB instalado no gabinete

Não sei afirmar com certeza o motivo disso, mas tudo leva a crer que é uma falha de projeto do Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB. Aparentemente ele apenas junta os fios de energia do barramento com os fios de energia do molex. Isso faz com que a corrente possa fluir livremente da fonte para o barramento USB e vice-versa. Provavelmente há alguma proteção na fonte (Seventeam V-Force ST-850Z-AF) ou na placa-mãe (mais provável) que impede que ela opere nessa situação. Outras placas-mãe e fontes podem não ter essa proteção e funcionar normalmente (provavelmente a maioria), o que explicaria o erro no projeto, que pode até mesmo ser proposital para economizar peças. Quem entende de eletrônica pode consertar esse problema acrescentando diodos nas linhas de energia, de modo que a corrente flua somente do barramento para o Painel Frontal e da fonte para o Painel Frontal, mas nunca no sentido inverso. Eu até cheguei a abrir o Painel Frontal, mas optei por não mexer em nada, até porque dificilmente ligarei muitos dispositivos de alto consumo de energia ao mesmo tempo nessas portas. Então simplesmente não conectei o molex e deixei as 4 portas USB alimentadas apenas pelo barramento.

O Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB instalado no gabinete

O Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB instalado no gabinete

O cabo não é dos mais longos, dependendo da posição da baia e da posição do conector USB na placa-mãe o comprimento pode não ser suficiente. No meu caso, há uma baia de 3.5″ no topo (que nunca foi utilizada) onde o cabo não chegaria, mas na baia em que eu instalei (onde ficava o drive de disquetes) o comprimento do cabo foi suficiente. Um jogo de parafusos para fixação do Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB no gabinete acompanha o produto.

O Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB com cartão SDHC e pendrive conectados

O Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB com cartão SDHC e pendrive conectados

Um teste de desempenho do leitor de cartões foi feito utilizando o SiSoftware Sandra e um cartão SDHC de 8GB da Sandisk no Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB. Os resultados estão abaixo:

Teste do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB no SiSoftware Sandra

Teste do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB no SiSoftware Sandra

SiSoftware Sandra

Benchmark Results
Device Score : 146.6IOPS
Endurance Factor : 33.60
Results Interpretation : Higher scores are better.

Performance vs. Speed
Drive Score : 18.32IOPM/Mbps
Results Interpretation : Higher scores are better.

4kB Files Test
Read Performance : 294.7IOPS / 1.15MB/s
Write Performance : 29.5IOPS / 118kB/s
Delete Performance : 44.7IOPS
File Fragments : 1.0
Combined Score : 201.9IOPS / 807.49kB/s

64kB Files Test
Read Performance : 188.4IOPS / 11.77MB/s
Write Performance : 30.4IOPS / 2MB/s
Delete Performance : 49.9IOPS
File Fragments : 1.0
Combined Score : 133.1IOPS / 8.32MB/s

1MB Files Test
Read Performance : 18.9IOPS / 18.88MB/s
Write Performance : 9.9IOPS / 10MB/s
Delete Performance : 46.7IOPS
File Fragments : 1.0
Combined Score : 15.7IOPS / 15.75MB/s

16MB Files Test
Read Performance : 1.2IOPS / 19.71MB/s
Write Performance : 0.8IOPS / 12.14MB/s
Delete Performance : 39.4IOPS
File Fragments : 1.0
Combined Score : 1.1IOPS / 17MB/s

256MB Files Test
Read Performance : 0.1IOPS / 19.69MB/s
Write Performance : 0.1IOPS / 13.4MB/s
Delete Performance : 6.2IOPS
File Fragments : 3.0
Combined Score : 0.1IOPS / 17.49MB/s

Performance Test Status
Result ID : MultipleCard  Reader 8GB (USB)
Platform Compliance : x64
System Timer : 3.32MHz

Endurance Test Status
Operating System Disk Cache Used : No
Use Overlapped I/O : No
Test File Size : 32MB
Block Size : 4kB
File Fragments : 2

Endurance Benchmark Breakdown
Repeated Sector ReWrite : 1.43MB/s
Sequential Sector Write : 2.13MB/s
Random Sector Write : 37kB/s

Drive
Total Size : 7.4GB
Free Space : 5.54GB, 75%
Cluster Size : 32kB

Physical Disk
Manufacturer : Multiple
Model : Card  Reader
Version : 1.00
Interface : USB
Removable Drive : Yes
Queueing On : No

Performance Enhancing Tips
Notice 5901 : CD 1x= 150kB/s; Exercise caution when comparing measured versus published CD ratings.
Notice 5008 : To change benchmarks, click Options.
Notice 5004 : Synthetic benchmark. May not tally with ‘real-life’ performance.
Notice 5006 : Only compare the results with ones obtained using the same version!
Notice 5207 : Consider using the File System Benchmark for non-Flash devices.
Notice 5900 : Endurance factor can only be used on the same type of device (SLC or MLC).
Tip 11 : Use the tab to switch between Detailed and Combined charts.
Tip 2 : Double-click tip or press Enter while a tip is selected for more information about the tip.

Para efeito de comparação, o mesmo teste foi feito utilizando o cartão SDHC de 8GB da Sandisk no leitor de cartões embutido em monitor Dell U2410. Pode-se observar que os resultados são bastante semelhantes:

Teste do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB no SiSoftware Sandra

Teste do Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB no SiSoftware Sandra

SiSoftware Sandra

Benchmark Results
Device Score : 138.8IOPS
Endurance Factor : 36.00
Results Interpretation : Higher scores are better.

Performance vs. Speed
Drive Score : 17.35IOPM/Mbps
Results Interpretation : Higher scores are better.

4kB Files Test
Read Performance : 278.8IOPS / 1MB/s
Write Performance : 30.3IOPS / 121.3kB/s
Delete Performance : 46.9IOPS
File Fragments : 1.0
Combined Score : 191.9IOPS / 767.46kB/s

64kB Files Test
Read Performance : 173.6IOPS / 10.85MB/s
Write Performance : 34.4IOPS / 2.15MB/s
Delete Performance : 53.0IOPS
File Fragments : 1.0
Combined Score : 124.9IOPS / 7.8MB/s

1MB Files Test
Read Performance : 18.8IOPS / 18.81MB/s
Write Performance : 9.8IOPS / 9.76MB/s
Delete Performance : 50.8IOPS
File Fragments : 1.0
Combined Score : 15.6IOPS / 15.64MB/s

16MB Files Test
Read Performance : 1.2IOPS / 19.72MB/s
Write Performance : 0.7IOPS / 11.89MB/s
Delete Performance : 39.3IOPS
File Fragments : 1.0
Combined Score : 1.1IOPS / 17MB/s

256MB Files Test
Read Performance : 0.1IOPS / 19.73MB/s
Write Performance : 0.1IOPS / 13.33MB/s
Delete Performance : 5.6IOPS
File Fragments : 3.0
Combined Score : 0.1IOPS / 17.5MB/s

Performance Test Status
Result ID : Generic Ultra HS-SD/MMC 8GB (USB)
Platform Compliance : x64
System Timer : 3.32MHz

Endurance Test Status
Operating System Disk Cache Used : No
Use Overlapped I/O : No
Test File Size : 32MB
Block Size : 4kB
File Fragments : 2

Endurance Benchmark Breakdown
Repeated Sector ReWrite : 1.32MB/s
Sequential Sector Write : 2MB/s
Random Sector Write : 33kB/s

Drive
Total Size : 7.4GB
Free Space : 5.54GB, 75%
Cluster Size : 32kB

Physical Disk
Manufacturer : Generic
Model : Ultra HS-SD/MMC
Version : 1.82
Interface : USB
Removable Drive : Yes
Queueing On : No

Performance Enhancing Tips
Notice 5901 : CD 1x= 150kB/s; Exercise caution when comparing measured versus published CD ratings.
Notice 5008 : To change benchmarks, click Options.
Notice 5004 : Synthetic benchmark. May not tally with ‘real-life’ performance.
Notice 5006 : Only compare the results with ones obtained using the same version!
Notice 5207 : Consider using the File System Benchmark for non-Flash devices.
Notice 5900 : Endurance factor can only be used on the same type of device (SLC or MLC).
Tip 11 : Use the tab to switch between Detailed and Combined charts.
Tip 2 : Double-click tip or press Enter while a tip is selected for more information about the tip.

Com o SiSoftware Sandra também podemos ver a identificação do componentes. As informações referentes ao leitor de cartões e ao hub USB estão destacadas em azul:

SiSoftware Sandra

General Information
Controller : Intel(R) 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller – 1C26

Root Hub
Compound Device : No
Hub Is Bus Powered : No
Power Switching : Gang-switched
Over-current Protection : Global
Number of Ports : 2

Root Hub: USB Port 1
Status : Device Connected
Device Connected to Port : Generic USB Hub
OEM Device Name : Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Device ID : VEN_8087, DEV_0024, PRT_01
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 1
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub
Compound Device : No
Hub Is Bus Powered : No
Power Switching : Individual
Over-current Protection : Individual
Number of Ports : 8

Root Hub > Generic USB Hub: USB Port 1
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub: USB Port 2
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub: USB Port 3
Status : Device Connected
Device Connected to Port : USB Mass Storage Device
OEM Device Name : Alcor Micro Multi Flash Reader
Device Version : 1.00
Device ID : VEN_058F, DEV_6366, PRT_00
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 2
Transfer Type : Bulk
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub: USB Port 4
Status : Device Connected
Device Connected to Port : Generic USB Hub
OEM Device Name : TERMINUS TECHNOLOGY INC. USB-2.0 4-Port HUB
Device Version : 1.11
Device ID : VEN_1A40, DEV_0101, PRT_01
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 1
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub
Compound Device : No
Hub Is Bus Powered : No
Power Switching : Gang-switched
Over-current Protection : Global
Total Power : 100.00mA
Number of Ports : 4

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 1
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 2
Status : Device Connected
Device Connected to Port : USB Mass Storage Device
OEM Device Name : SanDisk Corp. Cruzer U3 4gb SDCZ36
Device Version : 2.00
Device ID : VEN_0781, DEV_5530, PRT_00
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 2
Transfer Type : Bulk
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 3
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 4
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub: USB Port 5
Status : Device Connected
Device Connected to Port : Generic USB Hub
OEM Device Name : NEC HighSpeed Hub
Device Version : 1.00
Device ID : VEN_0409, DEV_0058, PRT_01
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 1
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub
Compound Device : No
Hub Is Bus Powered : No
Power Switching : Individual
Over-current Protection : Individual
Total Power : 100.00mA
Number of Ports : 4

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 1
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 2
Status : Device Connected
Device Connected to Port : USB Data Fax Voice Modem
OEM Device Name : Conexant Systems (Rockwell) 1329h
Device Version : 1.00
Device ID : VEN_0572, DEV_1329, PRT_00
USB Version : 1.10
Speed : Full (12Mbps)
Configuration Settings : 2
Open Pipes : 5
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 3
Status : Device Connected
Device Connected to Port : Generic Bluetooth Radio
OEM Device Name : Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)
Device Version : 31.64
Device ID : VEN_0A12, DEV_0001, PRT_01
USB Version : 2.00
Speed : Full (12Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 5
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 4
Status : Device Connected
Device Connected to Port : USB Mass Storage Device
OEM Device Name : SanDisk Corp. Cruzer U3 4gb SDCZ36
Device Version : 2.00
Device ID : VEN_0781, DEV_5530, PRT_00
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 2
Transfer Type : Bulk
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub: USB Port 6
Status : Device Connected
Device Connected to Port : American Power Conversion USB UPS
OEM Device Name : American Power Conversion Back-UPS Pro 500/1000/1500
Device Version : 1.06
Device ID : VEN_051D, DEV_0002, PRT_00
USB Version : 1.10
Speed : Low (1.5Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 1
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 8bytes

Root Hub > Generic USB Hub: USB Port 7
Status : Device Connected
Device Connected to Port : Generic USB Hub
OEM Device Name : 8457 3431h
Device Version : 2.75
Device ID : VEN_2109, DEV_3431, PRT_01
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 1
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub
Compound Device : No
Hub Is Bus Powered : No
Power Switching : Individual
Over-current Protection : Individual
Total Power : 100.00mA
Number of Ports : 4

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 1
Status : Device Connected
Device Connected to Port : USB Composite Device
OEM Device Name : Microsoft Corp LifeCam VX-3000.
Device Version : 1.01
Device ID : VEN_045E, DEV_00F5, PRT_00
USB Version : 1.10
Speed : Full (12Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 3
Transfer Type : Isochronous
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 2
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 3
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 4
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub: USB Port 8
Status : Device Connected
Device Connected to Port : Generic USB Hub
OEM Device Name : 8457 3431h
Device Version : 2.75
Device ID : VEN_2109, DEV_3431, PRT_01
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 1
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 64bytes

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub
Compound Device : No
Hub Is Bus Powered : No
Power Switching : Individual
Over-current Protection : Individual
Total Power : 100.00mA
Number of Ports : 4

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 1
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 2
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 3
Status : No Device Connected

Root Hub > Generic USB Hub > Generic USB Hub: USB Port 4
Status : No Device Connected

Root Hub: USB Port 2
Status : No Device Connected

Pelas informações fornecidas pelo SiSoftware Sandra, vemos que o leitor de cartões é descrito como “Alcor Micro Multi Flash Reader” (058F:6366) e o hub é identificado como “Terminus Technology Inc. USB2.0 4-Port HUB” (1A40:0101). Na Porta 2 do Hub, que é na verdade a terceira porta do painel, vemos um pendrive Sandisk conectado em alta velocidade (480Mbps).

Por apenas $10,90 USD (dólares dos Estados Unidos), posso concluir que a compra do Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB foi uma boa compra. As fotos deste artigo foram descarregadas com o leitor de cartões. Acabou também o congestionamento nas duas portas USB frontais do meu gabinete. Ali eu costumava ligar meu pendrive e precisava removê-lo quando ia descarregar alguma foto, pois o Leitor de Cartões SD/SDHC/MMC/TF Pisen de Alta Velocidade USB 2.0 é “gordinho” e acaba bloqueando a porta USB ao lado dela (quem projetou o gabinete deixou as duas portas muito perto). Com o Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB este problema foi resolvido. As 4 portas USB são bem espaçadas, e o próprio Leitor de Cartões SD/SDHC/MMC/TF Pisen de Alta Velocidade USB 2.0 já não é mais necessário, graças ao leitor de cartões do painel.

Pacote da DealExtreme com o Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Pacote da DealExtreme com o Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Quanto à compra, foi feita no dia 07/03/2011 e enviada no dia 09/03. Chegou no dia 05/05, quase dois meses depois. Como (não) diria o ex-presidente, nunca antes na história desse país os Correios e Receita Federal foram tão ineficientes nessa época do ano (Parabéns PT!). A descrição do pacote veio como “CARD READER”, com peso declarado de 220 gramas e valor declarado de $10,90 USD, valor real do produto. O pacote não foi tributado.

Pacote da DealExtreme com o Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

Pacote da DealExtreme com o Painel Frontal para baia de 3.5" com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB

E vou encerrando por aqui o artigo sobre o Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2011/05/20/dealextreme-painel-frontal-para-baia-de-3-5-com-leitor-de-cartoes-sdhcmssdmmctfm2-e-4-portas-usb/

Deixe um comentário

3 Comentários em "DealExtreme: Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
Bruno
Visitante

Parabens pelo review, perfeito

trackback

[…] maio eu já havia comprado um Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB, que substituiu meu drive de disquetes de 3.5″, visto que minha placa-mãe atual (Gigabyte […]

trackback

[…] […]

wpDiscuz