Transformando o iPad, tablet Android, ou celular antigo, em Porta-Retratos Digital


Existem muitos artigos na Internet falando sobre transformar o velho iPad ou tablet Android em porta-retratos digital. Mas a grande maioria deles está desatualizada e aponta para apps que não servem exatamente para este propósito, ou que não existem mais, ou que não funcionam em versões antigas do iOS, dentre outros problemas.

Por conta disso, eu resolvi fazer este artigo mostrando não uma dúzia de apps, mas apenas os que realmente funcionam e atenderam o meu propósito. O que eu queria eram apps para configurar e esquecer, sabendo que eles funcionarão por tempo indeterminado.

iOS – iPads e iPhones

Na minha busca no início do ano por um programa desses para usar em um iPad de terceira geração, o melhor que consegui encontrar foi o LiveFrame. A promessa era boa, ele suporta vários serviços online, incluindo o Google Photos. Até comprei a versão paga, mas era só dor de cabeça. O programa demora um tempão para carregar o álbum e quase sempre falha, pois tenta carregar o álbum todo antes de iniciar. Quando funciona logo enrosca. Enfim, um péssimo investimento.

Mas recentemente apareceu na Apple Store um app realmente bom. O nome dele é SoloSlides for Google Photos. É gratuito, mas alguns recursos são pagos. Funciona no iOS 9.0 ou superior, ou seja, funciona com todos os iPads, exceto pela primeira geração, e com qualquer iPhone a partir do iPhone 4S.

Basta selecionar um álbum do Google Photos e ele faz o serviço de maneira ininterrupta. Quer adicionar mais fotos? É só fazer isso diretamente no álbum do Google Photos. Quem preferir também pode definir um período de tempo (datas) e exibir todas as fotos (de qualquer álbum) que se encaixe no período, ou mesmo exibir todas as fotos do Google Photos. Ele carrega uma foto de cada vez, então não tem problema se forem milhares e milhares de fotos.

A versão gratuita já é muito boa, mas acabei comprando a versão Premium para ter acesso a alguns recursos extras interessantes, como mostrar as fotos em ordem aleatória, adicionar um relógio, e apresentar a data em que a foto foi tirada.

SoloSlides for Google Photos executando no iPad de terceira geração.

SoloSlides for Google Photos executando no iPad de terceira geração.

O SoloSlides for Google Photos já está executando há semanas sem qualquer interrupção, exceto por parte do próprio iOS com um popup semanal para informar que o backup no iCloud não está sendo feito, mas provavelmente deve ter alguma forma de desabilitar esse aviso no iOS.

O lançamento foi em abril e a última atualização é recente: de outubro.

Android

Eu nunca tive um tablet Android, mas tenho um celular Samsung Galaxy Grand Duos que estava sem uso aqui. Bateria um tanto estufada e botão Home falhando, não dá pra vender, provavelmente nem compensa consertar. Por que não fazer dele um mini porta-retratos digital também?

A busca por um app adequado no Android foi bem mais fácil. Logo achei o Fotoo – Digital Photo Frame Photo Slideshow Player. Ele é bastante similar ao SoloSlides for Google Photos. Ele também busca as fotos no Google Photos, ou ainda no Dropbox, Google Drive, Microsoft OneDrive, Samba/SMB, etc.

Tem efeitos de transição, opção para mostrar data, hora , tempo e temperatura. E também pode mostrar a data em que a foto foi tirada. Tem ainda algumas opções para mostrar fotos cujo aspecto seja diferente do aspecto da tela. Eu optei por um efeito de zoom e pan, para aproveitar melhor o espaço da tela e ainda ver a foto toda.

O app deu algumas travadas no meu Samsung Galaxy Grand Duos nos primeiros dias, mas não sei se a culpa é do aplicativo ou do celular. Agora ele já está executando há alguns dias sem travar.

Tem mais de 100.000 instalações e recebeu uma atualização hoje! Funciona em Android 4.0.3 ou superior.

Considerações Finais

Já pensei em vários usos para celulares e tablets antigos, inclusive já usei os meus com apps de previsão de tempo, como câmera de monitoramento, etc. Mas porta-retrato digital é de longe a função mais legal para dar uma sobrevida para estes dispositivos.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda para continuar existindo.

5 1 voto
Article Rating
(Visitado 293 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/11/29/transformando-o-ipad-tablet-android-ou-celular-antigo-em-porta-retratos-digital/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ryan

Nossa que idéia incrivel! Ao inves de se tornar lixo eletroniconse torna um porta retrato digital muito util esse artigo.

[…] nem usando a Cola T-7000, pois o Moto Z Play está sendo usado aqui apenas como porta-retratos digital, e a capa está segurando a tela. Então vou mante-lo assim por mais tempo para ver se a bateria […]

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox