OSSC Pro é anunciado com diversas novidades

Marqs, criador do OSSC original, acaba de anunciar no Shmups Forum que está desenvolvendo o OSSC Pro, que deve trazer todos os recursos da versão anterior e mais uma porção de novidades.

Novas entradas HDMI e SPDIF estarão disponíveis, e teremos mais dois tipos de processamento além do tradicional multiplicador de linhas. Um deles é um multiplicador de linhas adaptativo, que permitirá algumas configurações novas como 4x240p/2x480p em um frame 1080p tradicional, aumentando a compatibilidade.

O terceiro tipo é um scaler, que permitirá desentrelaçamento, escala para valores não inteiros, rotação e conversão de taxa de atualização. Este modo deve funcionar com um framebuffer, na linha do que faz o Framemeister, acabando de vez com os problemas de compatibilidade com algumas TVs e consoles do OSSC original.

Os novos componentes incluem um novo ADC (conversor de analógico para digital) que deve melhorar a robustez de sincronização, introduzir um filtro passa-baixas, ajuste automático de fase, etc. Uma FPGA Cyclone V também será usada para obter maior desempenho e mais recursos.

Por fim, o OSSC Pro contará com dois conectores de expansão, que permitirão conectar módulos como: entrada de S-Video e vídeo composto, saída de vídeo secundária, testador de latência, e entradas de controles, que permitirão até mesmo usar o OSSC Pro como um console FPGA dedicado.

Uma placa adicional permitirá o uso de algumas placas de desenvolvimento da Terasic, incluindo a famosa DE10-Nano, que é usada no MiSTer, o console FPGA aberto que já conta com cores de muitos consoles até a quarta geração, além de arcades e computadores.

Especula-se que o OSSC Pro será capaz produzir saída 4K. Com a entrada HDMI poderíamos ter até mesmo um modo 2x1080p para os consoles até a sétima geração. Mas isso por enquanto é apenas especulação.

Ainda não há data de lançamento anunciada, mas o marqs afirma que lançará o produto assim que o hardware estiver pronto e que um número suficiente de novas funcionalidades estejam disponíveis e testadas.

Confira o diagrama de blocos do projeto:

Diagrama de Blocos do OSSC Pro.

Diagrama de Blocos do OSSC Pro.

Veja também algumas imagens conceituais:

Confira todas as novidades (em inglês):

Highlights of the new design:

ISL51002 video ADC:
* improved sync processing robustness
* reduced sampling jitter with DPLL
* fine-grained video LPF
* automatic sampling phase adjustment

Cyclone V FPGA (5CEFA5F23C8N):
* higher performance and more resources
* hard memory controller
* large number of IOs

Clocking and memory improvements:
* Si5351C clock generator for accurate output pixel clock generation (framelock or free-running)
* 512MB LPDDR2 RAM and 16MB QSPI flash

New AV inputs:
* HDMI
* SPDIF (optical)

2×20 pin GPIO connector for future expansion possibilities such as:
* composite & s-video input module
* secondary video output (e.g. VGA) module
* latency tester interface module
* game controller port module (for using OSSC Pro as a dedicated FPGA console)

The processing modes enabled by the HW can be split roughly into three types:

1. Pure line multiplier
* both active and blanking lines multiplied – basically what original OSSC does
* simplest mode with least latency

2. Adaptive line multiplier
* visible lines are multiplied but horizontal & vertical total matched to standard timings
* high compatibility with minimal latency overhead (1-30 lines typically)
* enables some new output configurations such as 4x240p/2x480p in standard 1080p frame

3. Scaler
* higher flexibility via LPDDR2 utilization
* HQ deinterlacing
* non-integer scaling
* rotation
* refresh rate conversion

It will take time until all the features get implemented, but release can be expected once the HW is complete and a sufficient number of new features are available and verified. As a thanks to community’s support for the first project, upcoming prototypes of the new model will be sent to the guys who have contributed most on the original OSSC firmware. New developers are also welcome as the project is large enough to enable different implementation areas for several people. For DIY-builders and those who can’t wait for the final HW, a small add-on PCB compatible with a couple Terasic FPGA dev boards (DE10-Nano, DE2-115) is in works and available soon. Together with the parent dev board, it can be used to implement a subset of the functionality presented above.

Parece que 2020 será um grande ano para quem gosta de consoles clássicos. O OSSC Pro deve finalmente unir o melhor dos dois mundos: framebuffer e latência baixa, deixando ambos à escolha do usuário conforme o console e a TV.

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Acho que o amigo Skooter não resistirá em fazer um review hehe
Não tenho dúvidas que o FPGA veio salvar o mercado retrogamer.

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