PC com Placa-Mãe ASUS Z87-Deluxe não retorna do modo de espera – Problemas e Soluções

Este é um problema que ocorreu com meu PC, que tem uma placa-mãe ASUS Z87-Deluxe, Processador Intel i7 4770, RAM Corsair Dominator 32GB (8GBx4) DDR3 PC3-12800 240-pin CMP32GX3M4X1600C10, e está com Windows 10 instalado.

O problema é o seguinte: ao colocar o computador em modo de espera (manualmente ou automaticamente, pelo tempo sem uso) ele não consegue retornar, reiniciando automaticamente. Como o Windows 10 usa um sistema de espera híbrido, em que o conteúdo da RAM é gravado em disco para o caso de queda de energia ou algo do tipo, acaba que o computador até volta ao estado em que estava, mas não deixa de ser um problema.

Esse problema já havia ocorrido antes, mas como eu não anotei a solução na época, quando ocorreu de novo eu já havia esquecido e precisei fazer uma série de testes de novo. Então dessa vez vou deixar bem registrado.

Tentei várias mudanças na configuração da BIOS, que não estava em overclock, exceto pela opção de usar os timings XMP da memória, até porque isso né necessário para usa-la em sua frequência padrão de 1600 MHz, que não é suportada oficialmente pela Intel. Testei mexer nas várias opções de economia de energia, mas a solução mesmo foi mudar a opção BCLK FREQUENCY de “Auto” para “100.0”. Com essa mudança o PC passou a entrar e sair do modo de espera normalmente, sem qualquer enrosco.

Não entendi muito bem porque isso ocorreu, afinal o “Auto” também mantinha o BCLK em sua frequência padrão de 100 MHz. A única diferença que eu notei com o sistema ligado é que com a opção em Auto, o CPU-Z indica a frequência em 100.16 MHz, enquanto que quando coloco especificamente em 100.0, o CPU-Z mostra 99.98 MHz.

CPU-Z indica uma frequência menor quando o ajuste é feito manualmente para 100 MHz.

CPU-Z indica uma frequência menor quando o ajuste é feito manualmente para 100 MHz.

Talvez eu deva colocar o BCLK manualmente em 100.18 para ver o que acontece e ver se o problema é realmente esses 0,18 MHz a mais ou se a opção Auto tem algum outro efeito inesperado, mas ainda nem me animei para fazer isso. E de qualquer forma, 0,2% de desempenho a mais não vai fazer grande diferença.

0 0 voto
Article Rating

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/06/05/pc-com-placa-mae-asus-z87-deluxe-nao-retorna-do-modo-de-espera-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
×
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox
()
x