Xiaomi Mi 9: Bluetooth não funciona mais com carros da Honda (Honda HFT) – Problemas e Soluções

Este é um problema que foi introduzido pela Xiaomi em uma atualização de segurança do Xiaomi Mi 9, cujo review já foi feito aqui no Skooter Blog. Depois dessa atualização, o Mi 9 não consegue mais conectar no sistema de som de alguns carros da Honda (Honda HFT) ficando em um loop infinito de conexão e desconexão.

Desabilitar a função de fazer/atender chamadas com o sistema de som do carro ameniza o problema permitindo a conexão após alguns segundos ou até minutos, mas nesse caso só é possível usar o som para ouvir mídia.

Não recordo exatamente qual foi a versão da ROM em que o problema se iniciou, mas foi em alguma das revisões da V12.0. Meu Mi 9 ainda recebeu pelo menos mais uma atualização depois da que causou o problema sem que o mesmo tivesse sido resolvido.

Depois disso infelizmente as atualizações cessaram. Acabei descobrindo que oficialmente a Xiaomi já estava na V12.5.1.0, mas essa não aparecia para mim. Tentei inclusive forçar de várias formas via OTG sem sucesso. Tentei até mesmo baixar a atualização para apenas instalar pelo atualizador e também não tive sucesso.

Nesta empreitada descobri ainda que, apesar de meu Mi 9 ter sido vendido como contendo uma ROM global, na realidade ele estava com uma ROM europeia (EEA), conforme observado em parte da string da ROM instalada (“RFAEUXM” em vez de “RFAMIXM” da ROM Global). Mas nem mesmo a versão mais nova da ROM oficial europeia funcionou.

Na tentativa de resolver o problema do Bluetooth, resolvi instalar a última ROM global oficial da Xiaomi, a V12.5.1.0.RFAMIXM, ainda que isso tivesse que ser feito via bootloader ou TWRP.  Para isso tive que desbloquear o bootloader. Usei o XiaoMiTool V2 para isso. Não foi suave. Foram diversas tentativas, precisei logar na conta da Xiaomi e pedir um código de desbloqueio, mas no final deu certo. Aliás, saiba que ao instalar uma nova ROM, a Xiaomi bloqueia o telefone até que se faça login na conta e libere. É uma medida de segurança interessante, mas espero que este servidor nunca saia do ar.

Infelizmente a V12.5.1.0 não resolve o problema do Bluetooth, e na verdade até me pareceu um tanto instável no meu celular, mas talvez eu não tenha limpado tudo que deveria ter limpado antes de usa-la. Duvido que a Xiaomi ainda vá lançar uma nova ROM para o Mi 9. O aparelho já está chegando aos seus 3 anos desde o lançamento, então fica difícil de esperar muita coisa da fabricante, seja ela qual for. Só acho lamentável que a última ROM seja uma que mantenha um bug que já foi detectado e reportado em várias versões anteriores. Certamente foi falta de vontade da Xiaomi de resolver o problema.

Já que estava na chuva, resolvi me molhar de vez e passei a testar ROMs totalmente alternativas. Instalei-as  de várias formas: às vezes copiando o arquivo e depois instalando diretamente do TWRP, às vezes usando sideloader, às vezes usando o próprio XiaoMiTool V2, que também usa sideloader.  Algumas vezes funcionava, outras o celular ficava em loop de inicialização, não consegui encontrar um padrão.

O que percebi com ROMs alternativas ASOP, muitas baseadas no Pixel, é que elas resolvem o problema do Bluetooth, mas não suportam muito bem o hardware da Xiaomi. São câmeras padrões vagabundas que usam apenas uma lente, botão de chamar o assistente do Google que não funciona, dentro outros problemas. A câmera até dá para contornar com a GCam, mas é uma trabalheira danada achar a versão ideal e mesmo assim não fica tão bom como deveria. Apesar de eu ter odiado a MIUI no início e imediatamente ter instalado o Nova Launcher, tenho de reconhecer que ela tem algumas virtudes.

De todas as ROMs alternativas, a única que usei um pouco mais foi a ArrowOS (Arrow-v12.0-cepheus-UNOFFICIAL-20211028-GAPPS.zip). Cheguei a ficar um dia com ela, instalar todos os aplicativos, mas por fim desisti por conta das limitações e diferenças da MIUI.

Percebi que não ficaria satisfeito com uma ROM que não desse total suporte ao hardware, então parti para as ROMs que são baseadas na MIUI. A primeira que tentei foi a MiuiMiX (MMX_2.2.0_cepheus_V12.5.6.0.RFACNXM_v12-11_23000_9_20211201.zip). Até gostei dela, mas infelizmente ela também não resolveu o problema do Bluetooth. Além disso, ela já vem com root, o que faz com que alguns aplicativos de banco não funcionem. As opções do Magisk de ocultar o root funcionam para alguns aplicativos, mas não para todos: C6Bank, Abastece Aí e PicPay são alguns dos problemáticos que não aceitam root.

A solução acabou surgindo com a ROM V12.5.6 da xiaomi.eu (xiaomi.eu_multi_mi9_v12.5.6.0.rfacnxm_v12-11.zip), também baseada na MIUI. Aliás, ela é base da própria MiuiMiX, então eu já instalei-a sem botar fé de que ela resolveria o problema do Bluetooth. Mas para a minha surpresa ela resolveu o problema e funciona perfeitamente com câmera e todos os recursos do Mi 9.

O único problema que me recordo de ter aparecido com a V12.5.6 é que o Nova Launcher começou a apresentar problemas ao pressionar o botão para ver os aplicativos abertos e tentar reabrir algum deles. Muitos não reabriam. Acabei tirando o Nova Launcher e deixei apenas a MIUI mesmo. Ela melhorou bastante com a versão 11 e agora tem um drawer, algo que a versão 10 não tinha e foi o principal motivo de eu ter instalado o Nova Launcher em primeiro lugar.

Então está aí a solução para quem tem um Xiaomi Mi 9 e um Honda e não quer ter que trocar de celular e muito menos de carro: a versão estável V12.5.6 da xiaomi.eu:

Para ser honesto nem sei se o problema foi corrigido pela própria Xiaomi em sua V12.5.6, que não foi e provavelmente não será lançada oficialmente para o Mi 9, ou se foi algo que a própria comunidade da xiaomi.eu introduziu. Nem entendo porque o problema não se resolveu com a MiuiMiX, visto que ela é baseada na xiaomi.eu, mas o importante é que o problema foi embora.

5 2 votos
Article Rating

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2021/12/17/xiaomi-mi-9-bluetooth-nao-funciona-mais-com-carros-da-honda-honda-hft-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
×
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox