Troca de Switches do Mouse Logitech G502 Hero – Novos: Kailh GM 8.0 – Problemas e Soluções


Há três anos, em 2021, destaquei no Skooter Blog o Mouse Logitech G502 Hero, recebido como substituição na garantia do meu Logitech G502 Proteus Spectrum devido a problemas de duplo clique no botão principal esquerdo. Em 2022, enfrentei novamente problemas no switch do botão principal esquerdo do Logitech G502 Hero e, como estava fora da garantia, decidi realizar a troca por conta própria, documentando o processo em vídeo:

Na ocasião fiz a troca por outro switch da Omron, igual ao original. Adquiri um pacote com 10 deles na Shopee, conforme já mostrado neste unboxing:

Comprei também um pacote de 10 conjuntos de mouse skates, pois os parafusos para abrir o mouse ficam embaixo dos mouse skates, de modo que é preciso removê-los. Como são colados com adesivo, é bem difícil reaproveitá-los. Mostrei-os nesse outro unboxing:

O novo problema nos switches do Logitech G502 Hero

Mais um ano se passou e novamente o Logitech G502 Hero apresentou problemas com switches. Dessa vez foi o botão G7, que utilizo para mudar a resolução, que deixou de funcionar e só respondia com um aperto bem forte.

Abrindo o mouse constatei que o botãozinho de acionamento do switch, que é da Kailh, desgastou e ficou com um buraco, como pode ser visto na foto abaixo.

Um buraco no switch Kailh do botão G7 do Mouse Logitech G502.

Um buraco no switch Kailh do botão G7 do Mouse Logitech G502.

Eu até poderia colocar alguma resina ou qualquer outra coisa para nivelar o botão novamente, mas seria um reparo que certamente daria problema em pouco tempo novamente.

Observando também os demais switches percebi que o G8 estava indo pelo mesmo caminho, já com um desgaste grande no botãozinho. Por fim, o botão esquerdo principal que eu havia trocado há ano, também já demonstrava sinais de cansaço, já com um barulho de clique um tanto “abafado”.

Switches do botão esquerdo principal e do G8 no Mouse Logitech G502 Hero.

Switches do botão esquerdo principal e do G8 no Mouse Logitech G502 Hero.

É importante destacar novamente que cada vez que se abre um Logitech G502 Hero para reparo é necessário trocar os mouse skates, pois os parafusos ficam embaixo deles e eles são colados com adesivo, tornando difícil a reutilização. Desse modo, não convém trocar apenas os switches que já não estão mais funcionando, mas também os que devem parar de funcionar a curto prazo.

Switches Kailh GM 8.0

Para poder fazer a troca dos switches no Logitech G502 Hero eu já tinha os componentes necessários, pois haviam sobrado nove switches da Omron e nove conjuntos de mouse skates. Porém, fiquei com um pé atrás em usar novamente switches da Omron que parecem durar muito pouco. Pesquisando um pouco vi que os switches Kailh GM 8.0 estão sendo bastante recomendados. Comprei então um pacote com 10 deles na AliExpress. Confira o unboxing:

A Solução: Troca de Switches

Preparei minha bancada improvisada, terminei de desmontar o mouse, removi os três switches problemáticos e instalei três switches Kailh GM 8.0.

Mais um probleminha…

Quando estava fechando o mouse percebi mais um probleminha. Na parte de plástico do botão do mouse que toca o botão do switch há uma pecinha pequena, similar a um mouse skate, porém branca. Aparentemente ela serve para reduzir o atrito entre o plástico do botão do mouse e o plástico do botão do switch. Pois bem, essa pecinha que estava no botão esquerdo principal do mouse se desgastou e com isso o clique não estava funcionando corretamente.

Na foto abaixo, pode ser vista à esquerda a pecinha do botão direito, ainda em bom estado. Do lado direito é  o espaço da pecinha do botão esquerdo, que eu removi.

As plaquinhas que reduzem o atrito entre o botão do mouse e o botão do switch. A do lado esquerdo em bom estado e a do lado direito removida.

As plaquinhas que reduzem o atrito entre o botão do mouse e o botão do switch. A do lado esquerdo em bom estado e a do lado direito removida.

Solução: Improvisar com um pedacinho de Mouse Skate

A solução que encontrei foi cortar um pedacinho de mouse skate e colocar no lugar dessa pecinha. Usei um dos mouse skates da última troca que eu não tinha utilizado, pois nem todos cobrem parafusos e eu acabei trocando só os que precisei remover. Cortei um pedacinho dele e resolvi o problema.

Um pedacinho de mouse skate (preto, do lado direito) para fazer a função da pecinha removida (branca, igual à que está do lado esquerdo).

Um pedacinho de mouse skate (preto, do lado direito) para fazer a função da pecinha removida (branca, igual à que está do lado esquerdo).

Finalizando

Após testar o mouse e ver que estava tudo ok com todos os switches foi hora de fechá-lo. Mas nem tudo foram flores. Para soldar os switches novo eu usei um pouco de massa de modelar como “terceira mão” para segurá-los e um pouco da massinha acabou entrando nos switches. A massinha que eu uso para isso ainda é das antigas, feita com resinas (as de hoje são feitas com trigo). Um pouco de massinha ficou enroscada nos switches e eu usei álcool isopropílico para limpar placa, switches e tudo mais, como sempre faço. Creio que um pouco de álcool entrou dentro dos switches e começou a causar cliques fantasmas, às vezes era como se eu estivesse segurando o botão pressionado. Não sei se a condutividade do álcool era suficiente para conduzir a corrente e registrar o clique ou se algum componente estava grudando por conta do líquido.

Deixei a plaquinha no sol e depois deixei-a descansando por algum tempo até o álcool secar e tudo voltou ao normal. Só então eu recoloquei os mouse skates e o mouse voltou para a ativa. Dessa vez troquei todos os mouse skates, inclusive os que não cobrem parafusos.

Finalizando: Logitech G502 Hero com os switches trocados e mouse skates novos.

Finalizando: Logitech G502 Hero com os switches trocados e mouse skates novos.

Considerações Finais

Com mais este reparo o Mouse Logitech G502 Hero ganhou mais uma sobrevida. Já são uns 20 dias desde que concluí o reparo e não tive mais problemas. O G502 Heroi é um bom mouse, já estou bastante acostumado com ele e não pretendo trocá-lo até ser absolutamente necessário. É uma pena que os switches originais dele sejam tão problemáticos. Espero que os Kailh 8.0 durem mais que os originais.

Para finalizar deixo o vídeo em que fiz um slideshow com todas as fotos que tirei durante o reparo:

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 126 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2024/01/13/troca-de-switches-do-mouse-logitech-g502-hero-novos-kailh-gm-8-0-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox