jan 31 2008

Recarga do HP 45

O HP 45 é o cartucho preto de algumas impressoras HP mais antigas, do tempo que os cartuchos ainda tinham uma capacidade decente, e não os míseros mililitros dos modelos atuais. Um dos modelos que utiliza esse cartucho é o Deskjet 930C, impressora excelente, infelizmente abandonada pela HP que não fez um driver dela para o Windows Vista (e o que a Microsoft fez é de sofrível a péssimo).

Carregá-lo não é tão trivial quanto os da série 90 apresentados anteriormente. Porém a recarga é bem menos frequente, já que ele suporta mais de 40ml. E ele aguenta muitas recargas.

Primeiramente a escolha da tinta. Esse cartucho originalmente utiliza tinta pigmentada. Há uma certa controvérsia sobre que tinta usar, alguns preferem manter a pigmentada nas recargas, outros preferem as corantes. Como as corantes em geral tem partículas menores que as pigmentadas não há risco de entupimento, porém misturar corante com pigmentada não é recomendável. Enfim, é um assunto controverso que gera muita discussão e poucas conclusões. Eu tenho usado a corante porque tenho bastante aqui e até agora não tive problemas, mas pretendo utilizar a pigmentada quando essa acabar. De qualquer forma procure uma tinta de boa qualidade, já que tintas vagabundas deixam o texto borrado e borram mais ainda quando usadas em conjuntos com as outras cores, além de possivelmente reduzir a vida útil do cartucho.

Em seguida temos de abrir o orifício de recarga, este fica na parte de baixo do cartucho. Uma pequena etiqueta preta deve ser removida, mostrando então o orifício contendo uma esfera metálica (a famosa bolinha). Com ferramentas adequadas é possível remover a esfera, fazer a recarga e depois recolocá-la no lugar, mas na falta de ferramentas/paciência é mais fácil empurrar a esfera pra dentro e deixá-la lá.

Agora vem a parte de colocar a tinta, esse cartucho não tem espuma/esponja, portanto a recomendação de usar a agulha mais fina possível não se aplica aqui, você pode usar logo a mais grossa que encontrar para que o procedimento seja mais rápido (é bem mais fácil encher e esvaziar a seringa com uma agulha mais grossa).

Com a tinta colocada é hora de fechar o orifício de recarga. Se você retirou a esfera é só colocá-la de volta no lugar. Caso contrário você deverá tampar o orifício de alguma outra forma. Algumas lojas especializadas vendem esferas para reposição, mas ficar afundando a esfera toda vez que for recarregar não é uma boa idéia, já que queremos um cartucho cheio de tinta, e não de bolinhas metálicas. Também há lojas que vendem uma tampa de borracha, simples e funcional, é uma boa idéia e dura diversas recargas. Uma terceira opção é usar cola, tenho tido sucesso com cola quente (que era o que eu tinha a mão nas últimas recargas) mas provavelmente uma cola de cano seja mais indicada.

Agora é só colocar na impressora e usar, certo? Errado! Como dito anteriormente, esse cartucho não possui espuma/esponja, portanto o que segura a tinta dentro dele sem vazar é uma pequena diferença de pressão. A pressão interna deve ser menor que a externa, caso contrário a tinta vai vazar até que essa diferença seja estabelecida. E como pressurizar o cartucho? Todo reciclador malandrão vai dizer que é impossível fazer isso com uma seringa, que tem que ter máquina, etc… Mas na prática o negócio funciona de maneira bem mais simples: é só tirar um pouco de tinta após a recarga (uns 2ml são suficientes). Como fazer isso? A maneira mais prática é com um snap & fill que pode ser adquirido nas lojas especializadas por cerca de R$ 40,00 ou menos, aí basta utilizá-lo juntamente com uma seringa para retirar a tinta e gerar a diferença de pressão necessária. Algumas pessoas utilizam agulhas com ponta de borracha, adaptações com tripa de mico e coisas do genero, nunca testei, mas deve funcionar. Outra sugestão é abrir o cartucho para pressionar a bolsa, o que acho a pior opção, muito trabalho a toa.

Com o snap & fill também é possível fazer a recarga pela cabeça de impressão, sem ter de abrir o orifício de recarga, mas não considero essa uma boa opção, visto que força a cabeça de impressão desnecessariamente, além de ser um processo demorado e chato.

Espero que esse post seja útil e a seção de comentários está aberta para quem quiser colocar outras sugestões.

Em breve, recarga do HP 78 e dos novos HP 02.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/01/31/recarga-do-hp-45/

Deixe um comentário

5 Comentários em "Recarga do HP 45"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados